Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

2.  # 22

Colocado por: Sergio Rodrigueshttp://www.atmos.eu/english/instalace-kotlu-006-dalsi-doporuce-zapojeni

Obrigado Sergio. Vou dar uma vista de olhos.
    Eu encontrei este, que é recomendado pela Centrometal
      Diagrama.png
  3.  # 23

entao siga o que esta recomendado!!
  4.  # 24

ta ai tudo explicado o que precisa!
  5.  # 25

Colocado por: Sergio Rodriguesta ai tudo explicado o que precisa!

Pois mas não tem nenhum sistema/valvula a dar prioridades às AQS? Ou estarei a ver mal?
  6.  # 26

pela imagem e segundo percebo, a prioridade das AQS vai ser feita pelo controlador da caldeira!! que vai controlar tudo, no caso da imagem 3 bombas circuladoras
  7.  # 27

-é preciso AQS, existe temp no deposito de inercia, entao trabalha a bomba das AQS e do aquecimento para!
    -As AQS ja estao quentes, entao desliga a bomba
    -è preciso aquecimento, as AQS ja estao quentes, entao trabalha a bomba do aquecimento e a das AQS fica parada!
    Basicamente é este monologo que o controlador vai fazer
    Concordam com este comentário: santosvieira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  8.  # 28

Colocado por: Sergio Rodrigues-é preciso AQS, existe temp no deposito de inercia, entao trabalha a bomba das AQS e do aquecimento para!
    -As AQS ja estao quentes, entao desliga a bomba
    -è preciso aquecimento, as AQS ja estao quentes, entao trabalha a bomba do aquecimento e a das AQS fica parada!
    Basicamente é este monologo que o controlador vai fazer

Então e no caso de ser preciso AQS, e não existir temperatura no deposito de inercia? Vai ter de ser esperar que o o deposito de inércia aqueça e só depois trabalha a bomba das AQS?
  9.  # 29

depende do esquema, neste por exemplo parece-me que depois de existir temp na parte superior do deposito de inercia é que começa a enviar para as AQS mas so vendo o manual da caldeira!!
  10.  # 30

mais simples é instalar um deposito combinado ou misto, que até é mais barato.
  11.  # 31

Colocado por: jorgealvesmais simples é instalar um deposito combinado ou misto, que até é mais barato.

Concordo, mas os depositos em polipropileno dos kits solares Rotex não o permitem, certo?
  12.  # 32

Colocado por: santosvieiramas os depositos em polipropileno dos kits solares Rotex não o permitem, certo?
    mas não existem só esses,
  13.  # 33

Colocado por: jorgealvesmas não existem só esses,

Quais as hipoteses possiveis, no caso de se querer complementar com um kit Rotex de 300 ou 500 litros?
  14.  # 34

Colocado por: santosvieiraQuais as hipoteses possiveis, no caso de se querer complementar com um kit Rotex de 300 ou 500 litros?
    Qual a vantagem desta solução?
    mas pode colocar um deposito de inercia adicional, no entanto o controle já tem que ser elaborado pois dificilmente os controladores standard fazem este esquema.
  15.  # 35

Colocado por: jorgealvesQual a vantagem desta solução?
    mas pode colocar um deposito de inercia adicional, no entanto o controle já tem que ser elaborado pois dificilmente os controladores standard fazem este esquema.

A unica vantagem seria de instalar um sistema solar em drainback de qualidade comprovada.
    Atenção que não pretendo fazer apoio ao AQC com o solar. Apenas pretendo encontrar a melhor solução para AQC alimentado por caldeira ou mesmo recuperador e que faça apoio ao solar. A minha duvida é no sentido de saber como integro um depósito de inercia neste sistema.
  16.  # 36

Colocado por: santosvieiraApenas pretendo encontrar a melhor solução para AQC alimentado por caldeira ou mesmo recuperador e que faça apoio ao solar.
    então usa a solução de 300 litros com serpentina auxiliar e um deposito de inercia ajustado ao recuperador com um volume minimo de 20litros por kw de potencia ou muito mais se pretender aumentar a autonomia-
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
    • J
    • 25 março 2018

# 37

Boa noite,
    O sistema de aquecimento por radiadores que tenho em casa tem uma grande limitação.
    Como a casa tem 3 andares, existe uma diferença muito grande em termos de tempo que leva a aquecer os radiadores do primeiro andar e os do rés-do-chão.
    O circuito de aquecimento está dividido em dois ramais, o ramal de cima alimenta os radiadores do primeiro andar e do sótão, com ramal de baixo alimenta os radiadores do rés-do-chão e dá cave.
    Para terem uma ideia da diferença, chego a ter uma diferença de 2:00 desde que o primeiro rádio a dor do primeiro andar ganha temperatura até ao último radiador que fica situado no rés-do-chão a ganhar temperatura.
    Falei com o instalador que me aconselhou a fechar as torneiras que os radiadores têm em baixo na saída. Só surtiu algum resultado quando as torneiras dos radiadores do primeiro andar estão quase totalmente fechadas, permitindo apenas o fluxo muito reduzido de água. Estão apenas um quarto de volta abertas.
    No rés-do-chão tenho apenas 3 radiadores para um total de 25 elementos. No circuito de baixo está também a serpentina do termoacumulador de 300 litros.
    Neste momento tenho dúvida se o estrangulamento dos radiadores do primeiro andar não irá prejudicar a bomba de circulação de água uma vez que poderá de alguma forma forçá-la mais. Não sei se esta preocupação tem a razão de ser. Não sei se existe um mínimo de elementos ou de radiadores recomendado para o funcionamento de uma bomba de circulação de aquecimento.
    Alguém pode ajudar a esclarecer esta dúvida?
  17.  # 38

obviamente que não tem uma instalação ajustada ás necessidades e com "calculos" a olhometro.
    • J
    • 25 março 2018

# 39

Isso está mais do que claro....
    Mas é a questão da bomba. Poderá haver problema?
    A bomba faz parte do kit anti condensação da caldeira e está aplicada no retorno.
  18.  # 40

Colocado por: JPoderá haver problema?
    desde que exista valvula diferencial ( o que duvido) não terá qualquer problema,

notoriamente faz falta um deposito de inercia e um(s) circulador(es) auxiliares.

0.0224 seg. NEW