Colocado por: J1- nem é dúvida, mas sim uma certeza. O depósito é pequeno demais. A dúvida está, se a utilização de depósito irá ajudar, ou atrapalhar.quem n tem cão, caça com gato!!!
Colocado por: J2- o instalador, colocou apenas uma bomba, para a serpentina do acumulador e para o circuito dos radiadores. Não deveria colocar uma bomba para cada e separar o circuitos?ou uma valvula de 3 vias a dar prioridade as aqs!!
Colocado por: J3- no tubo de ida para os radiadores depois do acumulador não deveria ter sido aplicada uma válvula misturadora, que permita regular a temperatura de ida para os radiadores. Permitindo economizar água quente aproveitando o retorno? Ou estou enganado? Sem essa válvula parece me pouco vantajoso ter depósito de inercia....sendo que para radiadores de alta temp a ida ronda entre 65º e 75º pode não fazer diferença usar uma valvula misturadora pois a temp d funcionamento da caldeira deve rondar esses valores!! alem disso o deposito de inercia serve para outra coisa!
Colocado por: Jtenho a caldeira a alimentar o depósito de inercia e o retorno do depósito, direto para a caldeira.
Colocado por: jorgealves
deveria ter exigido a instalação de controle de temperatura de retorno á caldeira através de valvula anti-condensação ou outros sistema análogo, por exemplo este:
Colocado por: C. Lobonao seria mais vantajoso e possível, em termos de tempo, ter uma válvula motorizada de 3 vias à saída da caldeira para direccionar a ida da agua da caldeira para o acumulador de AQS e AC fazendo com que o AC e AQS comecem a aquecer mais rapidamente, e depois de estabilizadas as temperaturas de AC e AQS faz-se o aquecimento do deposito de enercia e depois de este atingir a tempertura ideal de trabalho prosegue-se o aquecimento de Ac e aqs com o deposito de enercia.não compreendi o seu racicinio,
É apenas uma ideia minha não sabendo se será adequada à situação, vantajosa e possível.
Colocado por: jorgealvesse levar depositoseparadode AQS, deve ser instalada valvula de 3 vias entre a caldeira e o deposito de inercia, privilegiando assim as AQS,ou uma bomba do deposito de inercia a mandar pras AQS
Colocado por: jorgealvesnão compreendi o seu racicinio,
a caldeira deve de fornecer energia ao deposito de inercia e deste é que sai para o aquecimento central, se levar depositoseparadode AQS, deve ser instalada valvula de 3 vias entre a caldeira e o deposito de inercia, privilegiando assim as AQS,
outra solução é ter deposito misto de inercia com AQS, tipo tank in tank ou com serpentina especifica para AQS sendo esta ultima a melhor solução pois até faz aquecimento instantâneo de agua para consumo.
Colocado por: Sergio Rodriguesse n me engano esses depositos admitem ligar um recuperador a lenha ate um maximo de 8kw
Colocado por: santosvieiraPortanto tudo o que seja acima dessa potência, terá de ser instalado um depósito de inercia à parte, certo?sim anulando com isso a vantagem deste deposito.
Colocado por: jorgealvessim anulando com isso a vantagem deste deposito.
Colocado por: Sergio Rodriguestem muitos esquemas possiveis, esse é um deles!