Iniciar sessão ou registar-se
    • J
    • 16 abril 2015

# 1

Bom dia, antes de mais, obrigado a todos os participantes neste fórum pela partilha de informação.

Nos dias de hoje, onde tudo é relativo, a obtenção de informação e o esclarecimento de dúvidas, tem tanto de importante como de difícil.

Acho mesmo que este espaço de partilha supera e permite desmistificar muitas ideias pré concebidas, muitas vezes erradamente.

Eu comprei uma casa sem aquecimento, na cidade de Viseu. Devido ao frio que faz no Inverno, para se ter qualidade de vida nesta cidade, torna-se quase obrigatório instalar um sistema de aquecimento.
    A casa já tinha Pre instalação de aquecimento central.
    Ainda assim coloquei todas as hipóteses, como por exemplo a instalação de ar condicionado.
    Com a ajuda da informação do fórum e de alguns foristas mais diretamente, decidi optar por uma caldeira a lenha de chama invertida. Entre outros motivos, por ter acesso mais ou menos fácil a lenha.
    Ainda não adquiri, mas tenciono comprar uma Attack dp 35 KW, para 135 elementos de radiador é um depósito acumulador de duas serpentinas de 300 litros. Escolhi esta, por ser a que me pareceu ter melhor relação PREÇO qualidade. Também por ser comercializada por uma empresa de Viseu.

Contratei um instalador, para me colocar os radiadores, o acumulador e a caldeira.
    Primeiro instalei os radiadores e o acumulador e fiz a instalação das tubagens para a caldeira.

Depois da escolha da caldeira, o primeiro grade dilema foi a instalação ou não de depósito de inercia.

Todos os instaladores me disseram que não precisava de instalar depósito de inercia, mas devido à informação existente no fórum, insisti na instalação do mesmo.
    No entanto, como não tenho grande orçamento disponível, pensei em deixar a instalação do depósito para uma segunda fase. Como encontrei por acaso, uma solução no olx em segunda mão, aproveitei e comprei um depósito de 150 litros. Eu sei que é muito pouco. Esta é a primeira questão que preciso que me ajudem.
    Então a quando da instalação (que irei mostrar fotos), pedi para me fazerem a ligação das tubagens da caldeira com o depósito de inercia de 150 litros que tenho.
    Neste momento, tenho a caldeira a alimentar o depósito de inercia e o retorno do depósito, direto para a caldeira.
    Do outro lado tenho a saída da água quente que alimenta com a mesma bomba circuladora, a serpentina do acumulador de águas sanitarias e o circuito dos radiadores. O retorno dos radiadores junta com o da serpentina antes de entrar no depósito de inercia.

As minhas dúvidas:
    1- nem é dúvida, mas sim uma certeza. O depósito é pequeno demais. A dúvida está, se a utilização de depósito irá ajudar, ou atrapalhar.

2- o instalador, colocou apenas uma bomba, para a serpentina do acumulador e para o circuito dos radiadores. Não deveria colocar uma bomba para cada e separar o circuitos?

3- no tubo de ida para os radiadores depois do acumulador não deveria ter sido aplicada uma válvula misturadora, que permita regular a temperatura de ida para os radiadores. Permitindo economizar água quente aproveitando o retorno? Ou estou enganado? Sem essa válvula parece me pouco vantajoso ter depósito de inercia....
  1.  # 2

Colocado por: J1- nem é dúvida, mas sim uma certeza. O depósito é pequeno demais. A dúvida está, se a utilização de depósito irá ajudar, ou atrapalhar.
    quem n tem cão, caça com gato!!!

Colocado por: J2- o instalador, colocou apenas uma bomba, para a serpentina do acumulador e para o circuito dos radiadores. Não deveria colocar uma bomba para cada e separar o circuitos?
    ou uma valvula de 3 vias a dar prioridade as aqs!!

Colocado por: J3- no tubo de ida para os radiadores depois do acumulador não deveria ter sido aplicada uma válvula misturadora, que permita regular a temperatura de ida para os radiadores. Permitindo economizar água quente aproveitando o retorno? Ou estou enganado? Sem essa válvula parece me pouco vantajoso ter depósito de inercia....
    sendo que para radiadores de alta temp a ida ronda entre 65º e 75º pode não fazer diferença usar uma valvula misturadora pois a temp d funcionamento da caldeira deve rondar esses valores!! alem disso o deposito de inercia serve para outra coisa!
    Concordam com este comentário: jorgealves, Skinkx
  2.  # 3

Colocado por: Jtenho a caldeira a alimentar o depósito de inercia e o retorno do depósito, direto para a caldeira.

deveria ter exigido a instalação de controle de temperatura de retorno á caldeira através de valvula anti-condensação ou outros sistema análogo, por exemplo este:
      Wipomat.jpg
    • J
    • 16 abril 2015

# 4

Colocado por: jorgealves
    deveria ter exigido a instalação de controle de temperatura de retorno á caldeira através de valvula anti-condensação ou outros sistema análogo, por exemplo este:
      Wipomat.jpg

Aqui expressei me mal, porque quando referi caldeira omiti sem querer esse kit, que está previsto levar.
  3.  # 5

Felicitações por ter concluído o seu sistema de aquecimento com sucesso:-)
    Espero que esteja contente, depois diga-nos o seu fedback.
  4.  # 6

Se bem entendi o esquema de ligação é a caldeira trabalhar exclusivamente para o depósito de inércia, e o deposito de inércia trabalhar em simultâneo para o acumolador de AQS e AC certo?
    Caso assim seja pergunto aos amigos Jorge Alves e Sérgio Rodrigues se nao seria mais vantajoso e possível, em termos de tempo, ter uma válvula motorizada de 3 vias à saída da caldeira para direccionar a ida da agua da caldeira para o acumulador de AQS e AC fazendo com que o AC e AQS comecem a aquecer mais rapidamente, e depois de estabilizadas as temperaturas de AC e AQS faz-se o aquecimento do deposito de enercia e depois de este atingir a tempertura ideal de trabalho prosegue-se o aquecimento de Ac e aqs com o deposito de enercia.
    É apenas uma ideia minha não sabendo se será adequada à situação, vantajosa e possível.
  5.  # 7

Colocado por: C. Lobonao seria mais vantajoso e possível, em termos de tempo, ter uma válvula motorizada de 3 vias à saída da caldeira para direccionar a ida da agua da caldeira para o acumulador de AQS e AC fazendo com que o AC e AQS comecem a aquecer mais rapidamente, e depois de estabilizadas as temperaturas de AC e AQS faz-se o aquecimento do deposito de enercia e depois de este atingir a tempertura ideal de trabalho prosegue-se o aquecimento de Ac e aqs com o deposito de enercia.
    É apenas uma ideia minha não sabendo se será adequada à situação, vantajosa e possível.
    não compreendi o seu racicinio,

a caldeira deve de fornecer energia ao deposito de inercia e deste é que sai para o aquecimento central, se levar deposito separado de AQS, deve ser instalada valvula de 3 vias entre a caldeira e o deposito de inercia, privilegiando assim as AQS,

outra solução é ter deposito misto de inercia com AQS, tipo tank in tank ou com serpentina especifica para AQS sendo esta ultima a melhor solução pois até faz aquecimento instantâneo de agua para consumo.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  6.  # 8

Colocado por: jorgealvesse levar depositoseparadode AQS, deve ser instalada valvula de 3 vias entre a caldeira e o deposito de inercia, privilegiando assim as AQS,
    ou uma bomba do deposito de inercia a mandar pras AQS
    • J
    • 21 abril 2015

# 9

Eu tenho apenas uma bomba que me manda a água para a serpentina do acumulador das AQS e em simultâneo para todo o circuito de radiadores.

Questionei o instalador, sobre o motivo da não separacao dos circuitos, com a válvula de três vias. Ele disse que não havia necessidade, uma vez que a caldeira, por estar sobre dimensionada consegue com relativa facilidade aquecer o acumulador e os radiadores.

Uma dúvida que me ficou, foi se a bomba conseguirá dar conta do recado com eficácia? Mas neste caso o acumulador funciona como mais um radiador. Um pouco maior e com mais necessidade de energia, mas não deixa de ser mais um radiador.

Outra dúvida que tenho é se devo instalar uma válvula misturadora, no início do circuito dos radiadores. Uma vez que a temperatura óptima de combustão e funcionamento da caldeira anda nos 80 graus. Se não colocar a válvula, das duas uma, ou programo a caldeira para não chegar aos 80 graus de temperatura da água, ou terei temperatura a a mais nos radiadores.

Relativamente à estes aspectos, o que me aconselham.

Nota - assim que possível, colocarei as fotos.
  7.  # 10

Então J qual é o feedback que nos dás destes primeiros dias de utilização?
    Satisfeito?
    • J
    • 4 maio 2015 editado

# 11

Bom dia!

Ainda não tenho a caldeira. Fiz toda a instalação. Coloquei os radiadores. Mas como o frio passou, só tenciono colocar a caldeira no final do verão.

Estou a meio do processo de mudança de casa, ando sm tempo nenhum. Assim que assentar, coloco mais informações sobre a instalação. Fotos, etc...

Nota - qual a melhor forma de inserir fotos com um iPad?
  8.  # 12

Colocado por: jorgealvesnão compreendi o seu racicinio,

a caldeira deve de fornecer energia ao deposito de inercia e deste é que sai para o aquecimento central, se levar depositoseparadode AQS, deve ser instalada valvula de 3 vias entre a caldeira e o deposito de inercia, privilegiando assim as AQS,

outra solução é ter deposito misto de inercia com AQS, tipo tank in tank ou com serpentina especifica para AQS sendo esta ultima a melhor solução pois até faz aquecimento instantâneo de agua para consumo.

À algum tempo o Jorge proferiu esta afirmação.
    Tenho uma dúvida em relação ao depósito misto de inércia com AQS. No caso de ser instalado um kit Rotex/Daikin de 300 ou 500 litros apoiado por recuperador de calor ou caldeira a lenha, é possivel o depósito de polipropileno do solar ser utilizado par este efeito? Ou terá de ser obrigatoriamente utilizado um depósito à parte exclusivamente como inércia?
  9.  # 13

se n me engano esses depositos admitem ligar um recuperador a lenha ate um maximo de 8kw
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 14

Colocado por: Sergio Rodriguesse n me engano esses depositos admitem ligar um recuperador a lenha ate um maximo de 8kw

Portanto tudo o que seja acima dessa potência, terá de ser instalado um depósito de inercia à parte, certo?
  11.  # 15

Colocado por: santosvieiraPortanto tudo o que seja acima dessa potência, terá de ser instalado um depósito de inercia à parte, certo?
    sim anulando com isso a vantagem deste deposito.
  12.  # 16

Colocado por: jorgealvessim anulando com isso a vantagem deste deposito.

Pode explicar porque deixa de ser vantajoso o kit solar Daikin/Rotex no caso de aquecimento por radiadores?

Qual é então o tipo de deposito de inercia adequado no caso de aquecimento por radiadores?
  13.  # 17

Ja agora tenho outra questão.
    Num sistema de aquecimento central a radiadores, alimentado por recuperador de calor a agua, em que existe um deposito de inércia, como é dada a prioridade às AQS? O recuperador terà alimentar primeiro o deposito de inércia e depois as AQS, ou existe uma forma de alimentar directamente as AQS e so depois o volume de inércia?
    Eu tinha pensado numa valvula de 3 vias que alimentasse as AQS e quando atingisse uma determinada temperatura, comutava para alimentar o volume de inérica. Estarei enganado?
  14.  # 18

tem muitos esquemas possiveis, esse é um deles!
  15.  # 19

Colocado por: Sergio Rodriguestem muitos esquemas possiveis, esse é um deles!

Sergio já agora seria possivel de mostrar alguns desses esquemas possiveis?
    Além da solução que falei, quais as outras opções possiveis?
  16.  # 20

é pah agora é que me quilhou vou ter que ir procurar!!

0.0233 seg. NEW