Colocado por: JMas tenho a dúvida se o caudal reduzido poderá prejudicar a bomba.deduzo que seja de circulador único com válvula anti-condensação e como tal tem obrigatoriamente de garantir um caudal mínimo.
Colocado por: JUm ramal com 4 radiadores e 25 elementos no total mais a serpentina do termoacumulador. Será que chega?aparentemente sim, independentemente de ser um "circuito" com muitos erros e nada eficiente.
Colocado por: JBom dia, antes de mais, obrigado a todos os participantes neste fórum pela partilha de informação.sei que ja passaram alguns anos mas quanto gastou com essa solucao?
Nos dias de hoje, onde tudo é relativo, a obtenção de informação e o esclarecimento de dúvidas, tem tanto de importante como de difícil.
Acho mesmo que este espaço de partilha supera e permite desmistificar muitas ideias pré concebidas, muitas vezes erradamente.
Eu comprei uma casa sem aquecimento, na cidade de Viseu. Devido ao frio que faz no Inverno, para se ter qualidade de vida nesta cidade, torna-se quase obrigatório instalar um sistema de aquecimento.
A casa já tinha Pre instalação de aquecimento central.
Ainda assim coloquei todas as hipóteses, como por exemplo a instalação de ar condicionado.
Com a ajuda da informação do fórum e de alguns foristas mais diretamente, decidi optar por uma caldeira a lenha de chama invertida. Entre outros motivos, por ter acesso mais ou menos fácil a lenha.
Ainda não adquiri, mas tenciono comprar uma Attack dp 35 KW, para 135 elementos de radiador é um depósito acumulador de duas serpentinas de 300 litros. Escolhi esta, por ser a que me pareceu ter melhor relação PREÇO qualidade. Também por ser comercializada por uma empresa de Viseu.
Contratei um instalador, para me colocar os radiadores, o acumulador e a caldeira.
Primeiro instalei os radiadores e o acumulador e fiz a instalação das tubagens para a caldeira.
Depois da escolha da caldeira, o primeiro grade dilema foi a instalação ou não de depósito de inercia.
Todos os instaladores me disseram que não precisava de instalar depósito de inercia, mas devido à informação existente no fórum, insisti na instalação do mesmo.
No entanto, como não tenho grande orçamento disponível, pensei em deixar a instalação do depósito para uma segunda fase. Como encontrei por acaso, uma solução no olx em segunda mão, aproveitei e comprei um depósito de 150 litros. Eu sei que é muito pouco. Esta é a primeira questão que preciso que me ajudem.
Então a quando da instalação (que irei mostrar fotos), pedi para me fazerem a ligação das tubagens da caldeira com o depósito de inercia de 150 litros que tenho.
Neste momento, tenho a caldeira a alimentar o depósito de inercia e o retorno do depósito, direto para a caldeira.
Do outro lado tenho a saída da água quente que alimenta com a mesma bomba circuladora, a serpentina do acumulador de águas sanitarias e o circuito dos radiadores. O retorno dos radiadores junta com o da serpentina antes de entrar no depósito de inercia.
As minhas dúvidas:
1- nem é dúvida, mas sim uma certeza. O depósito é pequeno demais. A dúvida está, se a utilização de depósito irá ajudar, ou atrapalhar.
2- o instalador, colocou apenas uma bomba, para a serpentina do acumulador e para o circuito dos radiadores. Não deveria colocar uma bomba para cada e separar o circuitos?
3- no tubo de ida para os radiadores depois do acumulador não deveria ter sido aplicada uma válvula misturadora, que permita regular a temperatura de ida para os radiadores. Permitindo economizar água quente aproveitando o retorno? Ou estou enganado? Sem essa válvula parece me pouco vantajoso ter depósito de inercia....