Iniciar sessão ou registar-se
    • DjG
    • 16 abril 2015 editado

     # 1

    Boas !

    Recorro à ajuda do fórum desta vez para pedir a vossa opinião acerca de caixilharias duplas. Estou inclinado a colocar uma segunda caixilharia para além da que tenho deixando as persianas pelo meio. Neste momento as persianas são em PVC mas vou trocar por alumínio com corte térmico.

    As razões que me levam a considerar este investimento são maioritariamente devido à fraca insonorização. Passa alguém na rua a conversar e ouve-se tudo dentro de casa. Pensei também que iria melhorar a eficiência ao nível térmico.

    As minhas dúvidas são as seguintes:

    - Ao nível de limpeza, torna-se num problema? Isto porque não estou a ver como conseguirei limpar os vidros por fora.
    - A minha principal dúvida e o maior receio que tenho de fazer um mau investimento é que segundo o que me disseram, no verão, ao nível térmico o efeito é precisamente o contrário àquilo que se pretende. Ou seja a persiana acaba por absorver o calor todo e age como um radiador de calor ao longo do dia e durante a noite. Isto faz todo o sentido mas será assim tão evidente ou há formas de minimizar isto?

    De resto, estou consciente que vou "selar" a casa e terei que ter mais atenção à ventilação devido à renovação de ar e condensações mas acho que consigo criar determinados hábitos de ventilação.

    Se quem já fez este investimento puder dar a sua opinião, agradeço.

    Obrigado a todos.
  1.  # 2

    Tem a certeza que a propagação sonora se faz pela caixilharia/vidro duplo?

    Não será por outro sítio?
    • DjG
    • 16 abril 2015

     # 3

    Colocado por: pedromdfTem a certeza que a propagação sonora se faz pela caixilharia/vidro duplo?

    Não será por outro sítio?


    Sim, provavelmente a propagação dá-se pela caixa de estore, mas uma vez que a segunda caixilharia fica por fora dos estores, resolve esse problema (acho).

    Mas quando faz essa pergunta é porque tem ideia de outros sítios de onde possa surgir essa propagação sonora, pode partilhar?
  2.  # 4

    Colocado por: DjGNeste momento as persianas são em PVC mas vou trocar por alumínio com corte térmico.

    Não gaste dinheiro onde não é preciso.
    Concordam com este comentário: FD, fernandoFerreira
    • DjG
    • 17 abril 2015

     # 5

    Colocado por: treker666
    Não gaste dinheiro onde não é preciso.


    Agradeço o comentário. Segundo o que me disseram, as persianas em PVC quando inseridas em caixilharia dupla e devido ao calor podem empenar. Não é verdade?
  3.  # 6

    Colocado por: DjGSegundo o que me disseram, as persianas em PVC quando inseridas em caixilharia dupla e devido ao calor podem empenar. Não é verdade?

    Quando empenarem, substituías.
    • DjG
    • 17 abril 2015

     # 7

    Agradeço todos os comentários.
    Relativamente às persianas, estou mesmo decidido a substituir até porque devido a uma forte chuva de granizo no ano passado ficaram todas estragadas e algumas também já não deslizam assim tão bem.

    A minha dúvida é mesmo relativamente à caixilharia dupla e gostava de ter a opinião de quem tem e que pudesse aqui dar o testemunho dos prós e contras.
  4.  # 8

    No apartamento tinha caixilharia dupla e não notava que que fizesse grande efeito em termos térmicos ou acústicos, mas também não sei se estava bem executada. Penso que uma caixilharia simples com bons vidros (é o que tenho agora) é muito mais eficaz. Os estores eram em PVC e só me lembro de empenar um ou outro, mas em 12 anos de utilização parece-me normal. Quanto à limpeza, dá o dobro do trabalho, mas faz-se bem (eu tinha quase só portadas que davam para varandas).
  5.  # 9

    Quem inventou isto de colocar janelas do lado de fora das persianas devia ter patenteado a solução!

    Estava rico!

    Sinceramente não vejo a utilidade... invistam em boa caixilharia com corte térmico e com bons vidros duplos que têm uma melhor solução e mais prática!
    Concordam com este comentário: tiago_cbr
    • DjG
    • 20 abril 2015

     # 10

    Alguém que tenha experiência que possa dar uma opinião?
    •  
      FD
    • 20 abril 2015 editado

     # 11

    Colocado por: DjGAlguém que tenha experiência que possa dar uma opinião?

    Eu já vivi numa casa assim e tenho uns familiares que também têm.

    Vidro e caixilharia do mais reles.

    Há redução do ruído? Depende como está feito mas, nos casos que refiro, sim, houve redução do ruído.
    Há total silêncio? Não.
    Problema: deixa de se ouvir o barulho exterior, começa-se a ouvir os barulhos interiores, os dos vizinhos. Se tiver bons vizinhos, não é problema. Se tiver maus vizinhos, vai ser mais difícil ignorar.

    Estores em PVC: ainda lá estão os originais com 35 anos.
    Não vejo qualquer necessidade de colocar estores em alumínio, especialmente tendo em conta o que vai fazer. São mais caros e não trazem nada de útil aliás, como disse, até podem é ser contraproducentes no verão.

    Limpeza: é igual a ter só uma caixilharia, tem é que tirar as janelas todas para limpar os vidros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DjG
 
0.0097 seg. NEW