Iniciar sessão ou registar-se
    • cjulio
    • 17 abril 2015 editado

# 1

Bom dia pessoal.

Eu estou num dilema e gostaria de saber se por aqui alguém me podia ajudar

A minha questão é saber qual a melhor solução em termos de custos reais do consumo para uma casa com +/- 250mt2

Existem 3 opcoes.

1ª Caldeira ligada directa ao aquecimento sem deposito. +/- 2000€
    2ª Caldeira ligada com deposito de inercia. +/- 3500€
    2º Caldeira com sonda lambda e com deposito de inercia. +/- 6000€ (a que estou a pensar instalar)

Em termos reais o que é que compensa pois as diferenças de preço dão para comprar muita lenha.

Gostaria de ter a opinião de quem tem os vários tipos para saber os consumos de lenha que tem e claro de todos vós se possível.

Obrigado.
  1.  # 2

Colocado por: cjulio1ª Caldeira ligada directa ao aquecimento sem deposito. +/- 2000€

a maioria dos fabricantes recomendam além do deposito de inercia o controle de temperatura minima de retorno, para potenciar a queima e aumentar a vida util do equipamento,

faz-me alguma confusão alguns instaladores e representantes insistirem em não seguir estas regras simples e basicas,

por outro lado compreendo que assim vendem 2 vezes o mesmo produto para a mesma casa enquanto somente venderiam uma vez se fosse feito como deve ser.
  2.  # 3

Todas funcionam com temperatura minima de retorno de pelo menos 65º.

O que queria saber era a real diferencia de rendimentos entre as varias opções.

Ou só entre ter e não ter deposito de inercia, estou farto de procurar na internet e nao acho nada que me diga que uma caldeira tem um rendimento de x% com deposito e sem deposito tem de x%.
  3.  # 4

o que recomenda o fabricante?
  4.  # 5

Todos os fabricantes recomendam deposito de inercia.
  5.  # 6

Colocado por: cjulioA minha questão é saber qual a melhor solução em termos de custos reais do consumo para uma casa com +/- 250mt2

...tudo depende do isolamento da sua casa ou falta dele.

Colocado por: cjulio1ª Caldeira ligada directa ao aquecimento sem deposito. +/- 2000€

ERRADO.
    Sistemas de aquecimento a biomassa têm de ter sempre um depósito associado.

Colocado por: cjulio2ª Caldeira ligada com deposito de inercia. +/- 3500€
    2º Caldeira com sonda lambda e com deposito de inercia. +/- 6000€ (a que estou a pensar instalar)

Relativamente a estas opções que coloca acho que, com o dinheiro que vai gastar a mais na Caldeira com sonda lambda eu preferia direccioná-lo para um depósito de inércia Bom MUITO BOM pois vai ser aqui que vai permitir ter bons consumos, aliado a uma boa instalação.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 7

Uma Caldeira a lenha chama invertida 25 KW para uma casa com 250 m^2 parece-me um pouco por baixo,
    Colocado por: Arcadegráficos
      Dimensionierungshilfe.jpg
  7.  # 8

Colocado por: ArcadeUma Caldeira a lenha chama invertida 25 KW para uma casa com 250 m^2 parece-me um pouco por baixo,
    porque?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 9

Colocado por: Sergio Rodriguesporque?
    Concordam com este comentário:jorgealves

Esqueça, enganei-me ;)
  9.  # 10

Colocado por: ArcadeEsqueça, enganei-me ;)
    ta perdoado!!! =)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arcade
    • cjulio
    • 20 abril 2015 editado

# 11

Nos casos com depósito de inércia estou a falar em 1500L que acho que chega, apesar de achar que 2 de 800L era melhor...

A minha pergunta inicial era se em termos de rendimento efectivo a sonda lambda vale a pena ou não para uma caldeira destas dimensões
    e que diferenças teria em termos de consumo.

Um depósito de inércia muito bom não quer dizer nada porque ás vezes por ser caro não significa que é melhor para o efeito.

Obrigado.
  10.  # 12

Colocado por: cjulioUm depósito de inérciamuito bomnão quer dizer nada porque ás vezes por ser caro não significa que é melhor para o efeito.

até agora ninguém disse que era caro ou barato,

um bom deposito de inercia é aquele que é o mais indicado para a instalação e que tem o melhor isolamento térmico possível.

0.0161 seg. NEW