Iniciar sessão ou registar-se
    • Fulci
    • 17 abril 2015 editado

     # 1

    Bom dia!

    Mudei recentemente de casa, sendo o apartamento novo igual ao outro, no mesmo prédio, mas com instalação eléctrica nova. Os electrodomésticos são os mesmos, tem alguns que são novos e de classes energéticas mais eficientes, a utilização da habitação é praticamente a mesma. A única coisa que difere é o cilindro, que mantivemos o que já existia do antigo dono, pois o canalizador disse que sendo um Arierom era em cobre e que é bom material, apesar de não sabermos quantos anos tem.

    O problema é que na outra casa fazíamos um consumo, em meses quentes de cerca de 250-300 kwh mensais e agora andamos a fazer 500-550kwh, praticamente o dobro. Inicialmente parti do principio que fosse do termoacumulador mas coloquei um contador de consumo e em 24 horas pouco passou os 6kwh. Penso ser elevado, mas muito inferior ao que esperaria que fosse. 6kwh em 30 dias dá 180kwh, não justifica os quase 300kwh de diferença de uma casa para outra.

    Alguém tem ideia de que problemas poderá ter para justificar um consumo tão elevado. Ando a pagar €120-130 por mês de electricidade, é uma loucura. Na antiga pagava à volta de €50. Poderá haver alguma fuga? Qual a possibilidade do contador ter avaria? Anda algum vizinho a roubar luz? 300kwh a mais são 10khw por dia, e a maioria em período diurno (tenho bi-horário). Teria de ter um pequeno aquecedor ligado metade do dia para ter esta perda.

    Vou continuar a medir o consumo do termoacumulador por mais uns dias a ver se há variações e pedir a amigos para medirem também para comparar. À partida estava com ideias de o trocar, mas se a diferença for de 2 ou 3 kwh por dia, não estou a ver se será necessário investir €300.

    Agradeço desde já toda a ajuda disponibilizada!
  1.  # 2

    Não tem a luz do patim das escadas/ elevador acesa?
    Pode ser este contador "avariado"... ou então o anterior estava "avariado".
  2.  # 3

    na antiga habitação tinha cilindro? eu diria que a diferença no consumo esta no cilindro que costumam ser uns "animais" a consumir luz!
  3.  # 4

    Na outra também tinha termoacumulador/cilindro, mas era novo e era de 50l, nesta é antigo e de 80l. Ainda assim não estou a ver este a gastar mais 250kwh por mês que o outro.
  4.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasNão tem a luz do patim das escadas/ elevador acesa?
    Pode ser este contador "avariado"... ou então o anterior estava "avariado".


    Até teria sido bom ter passado uns anos a pagar menos á EDP, mas acho improvável. Acho que €50 seria um consumo normal para a utilização que lhe dávamos num apartamento com 80m2 para duas pessoas.
    • SVM
    • 17 abril 2015

     # 6

    Cilindro = Culpado

    Meça o consumo com utilização normal e decerto vai ver que os 6kW dia são ultrapassados.

    Ele vai gastar na mesma medida que houver agua fria a entrar para aquecer.

    Outra coisa que pode fazer para ter certezas, é desligar o cilindro durante 1 dia e verificar o consumo global e comparar com um outro dia semelhante com ele ligado...
    Abraço
  5.  # 7

    Veja também qual a potencia contratada que tem. se é igual ao que tinha no outro apartamento.
    e a iluminação?
    no outro também tinha bi-horario?
  6.  # 8

    Desligue tudo, mas tudo mesmo, e veja se o contador roda. Se sim, há que descobrir para onde está a electricidade a sumir-se...
  7.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreiraVeja também qual a potencia contratada que tem. se é igual ao que tinha no outro apartamento.
    e a iluminação?
    no outro também tinha bi-horario?


    Obrigado a todos.

    É a mesmo potencia, 6,9kw, é o mesmo horário, as mesmas lâmpadas, tudo igual, excepto o cilindro que é um antigo, a máquina da louça e da roupa que são novas mas são A+++ e o microondas que também é novo, mas que é usado no máximo uns 20min por dia, por isso não será considerável. O aquecedor da casa de banho também é novo mas a utilização era a mesma do outro, não é por uma hora diária em vários banhos que será significativo, em especial agora que veio o calor e nem é ligado.

    Vou experimentar desligar tudo por umas horas mas terá de ser durante o dia quando não estiver ninguém em casa. O contador é digital, só conseguirei se consume ao fim de algum tempo.
  8.  # 10

    Desligar o frigorífico tantas horas é que... pois... coiso...
  9.  # 11

    Colocado por: ClioIIDesligar o frigorífico tantas horas é que... pois... coiso...

    Arca e frigorífico, podem ficar desligados até 24h se estiverem com as borrachas boas, e não forem abertos(muitas vezes).. :)
  10.  # 12

    nao vejo necessidade em desligar o frigorifico....

    como ja disseram faz aquelas **** basicas de:
    - desligar o disjuntor geral e ver se roda mesmo assim
    - comprar uma tomada daquelas que medem o consumo, e medires os consumos de cada equipamento com o uso normal e fazeres contas
    - nao usar o cilindro durante 1 mês :P medida mais drastica eheheheh
    • Fulci
    • 18 abril 2015 editado

     # 13

    Boa tarde a todos e agradeço desde já as vossas repostas e ajuda.

    Desliguei todos os disjuntores e a luzinha vermelha deixou de piscar, por isso o problema é cá em casa.

    Portanto, desliguei-os depois um a um e com todos ligados excepto o do cilindro, a luzinha pisca de 4 em 4 segundos mais ou menos, com alguns electrodomésticos ligados, os habituais frigorifico, televisão etc.

    Quando liguei o do cilindro começou a piscar bastante mais rápido, umas duas ou três vezes por segundo.

    No entanto, e aqui vem o mas: coloquei um medidor de consumo no cilindro e em 3 dias não chega aos 20khw. Ou seja, num mês não chega aos 200kwh que não é sequer 40% do consumo. 40% do consumo é muito, mas ainda assim é muito menos do que esperava ou tinha esperança que fosse. A €0,19+iva por Kwh não é muito mais do que €45/mês dos €120 que pago. Nem que o cilindro gastasse metade, continuaria a pagar mais de €100/mês. Tenho de lhe baixar €60 de alguma forma.

    Só se o medidor que era o mais barato que havia na loja não estiver a funcionar correctamente. Amanhã vou experimentar desligar tudo e deixar só o termoacumulador ligado a ver o que me diz no contador da edp. Se for diferente algum dos dois está mal.

    E vou continuar a medir o consumo nos vários aparelhos espalhados pela casa, mas isto vai ser um trabalho moroso.

    E descobri que o electricista ligou o frigorifico ao disjuntor das tomadas gerais da sala.


    Já agora, a válvula da pressão está frequentemente a pingar, em especial quando aquece. Poderá ter a ver alguma coisa?
  11.  # 14

    essas mediçoes do cilindro... o mesmo foi usado sem restriçoes certo? Voces tomaram banho e tudo o resto normalmente? 45€ upa upa
    mas pronto, se achas que compensa em vez de ter gás.

    Nao consegues colocar ai uma imagem da tua ultima factura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fulci
  12.  # 15

    Penso que o problema, são várias coisas juntas. A começar pelo cilindro, que gasta muito mais do que o teu anterior, não sabes ao certo, quanto te consumia o antigo, penso eu. Depois a questão das máquinas serem de classificação energética melhor, não significa que consumam menos que as tuas antigas. São mais eficientes, mas por exemplo o progama da máquina de lavar, não ser mais económico, em comparação com a antiga máquina. O frigorífico a mesma coisa, basta estar regulado para 1 ou 2 graus mais baixo, e já pode alterar muito o consumo, assim como a temperatura ambiente do apartamento também influencia. O wattimetro que usas-te pode não ser o mais indicado, digo isso, porque tenho um dos mais baratos, e não é muito fiável.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fulci
  13.  # 16

    Colocado por: master_chiefessas mediçoes do cilindro... o mesmo foi usado sem restriçoes certo? Voces tomaram banho e tudo o resto normalmente? 45€ upa upa
    mas pronto, se achas que compensa em vez de ter gás.

    Nao consegues colocar ai uma imagem da tua ultima factura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fulci


    Não consigo colocar um esquentador nem tenho interesse nisso, não tenho gás canalizado num edifício com 60 anos, e não estou para andar a trocar de botijas. O cilindro deve estar com o termostato no maximo, mas um cilindro novo em modo económico não deverá gastar muito menos. Mas mesmo que gaste metade, são 90kwh de diferença, não são 300kwh.

    Colocado por: Gonç@loPenso que o problema, são várias coisas juntas. A começar pelo cilindro, que gasta muito mais do que o teu anterior, não sabes ao certo, quanto te consumia o antigo, penso eu. Depois a questão das máquinas serem de classificação energética melhor, não significa que consumam menos que as tuas antigas. São mais eficientes, mas por exemplo o progama da máquina de lavar, não ser mais económico, em comparação com a antiga máquina. O frigorífico a mesma coisa, basta estar regulado para 1 ou 2 graus mais baixo, e já pode alterar muito o consumo, assim como a temperatura ambiente do apartamento também influencia. O wattimetro que usas-te pode não ser o mais indicado, digo isso, porque tenho um dos mais baratos, e não é muito fiável.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fulci


    O programa que uso na máquina de lavar louça é o económico, é classe A+++ e normalmente só é usada no período depois das 22h00. Não me acredito ser esse o problema, mas posso fazer a contagem à lavagem. O frigorifico gasta 30kwh por mês, a tv, aparelhagem, box tv cabo, etc tudo junto não chega aos 200w, portanto é mínimo, e em qualquer caso seria o mesmo da casa anterior.

    Hoje veio o homem da EDP e disse (obviamente) que o contador estava certo. Desligou-se o quadro eléctrico e o contador deixou de piscar, coisa que já tinha feito também. Só ainda não verifiquei se os consumos coincidem entre o contador e o medidor que tinha no cilindro. Vou experimentar desligar tudo excepto o cilindro durante 3 horas enquanto estiver a aquecer.

    Efectivamente pode ser do medidor de consumo, posso ir lá trocar mas não me acredito muito. Pelo menos o cilindro dava 1478w no consumo instantâneo, quando a resistência tem 1500w, portanto não deveria estar errado.
  14.  # 17

    Lembro-me qualquer coisa do empreiteiro biscateiro ter comentado sobre ter feito algo no contador para fazer a ligação à terra.

    Pode a terra estar mal ligada de alguma forma e o contador contar em duplicado? É que o consumo é literalmente o dobro daquilo que gastava e daquilo que seria normal gastar aqui num habitação desta dimensão e com este uso.
 
0.0198 seg. NEW