Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos, com a vossa participação no FdC já me ajudaram a decidir soluções para:

    # Aquecimento central a pellets com salamandra de sala 24 kW (e deixei de usar a caldeira mural para aquecimento);
    # Placa de fogão de indução (e deixei de usar gás para cozinhar);

    Agora, se arranjar uma boa solução para águas quentes sanitárias (AQS) retiro o gás de casa de vez.


    ==== A SITUAÇÃO ====

    # T4 duplex, 4 pessoas (duas ainda bebés, mas irão crescer... :)
    # 2 WC, 1 por piso;
    # Canalização em PE-X para águas sanitárias, uma caixa de colectores por WC e directamente interligadas;
    # Actual caldeira/esquentador a gás na cozinha, exactamente no ponto mais distante da casa em relação aos WCs;


    ==== Solução mais simples (a meu ver) ====

    Termoacumulador de 80 ou 100 litros, colocados num dos WC;
    # Vantagens:
    - Solução mais barata no imediato;
    - Não tenho de pedir autorização a ninguém;
    - Sistema sem manutenção (eventualmente ânodo de magnésio);
    # Desvantagens
    - Maior consumo de energia eléctrica(= €€€) no longo prazo;


    ==== Outras hipóteses ====

    Termoacumulador aí de uns 200 litros com permutadores para:
    - Painel solar ou bomba de calor;
    - Aquecimento por pellets;
    - Resistência eléctrica de backup;

    # Vantagens
    - Poupança de energia eléctrica (e €€€) no longo prazo;
    - Com pellets no inverno e solar no verão, praticamente não gastaria electricidade;
    - Valorização energética do imóvel;
    #Desvantagens
    - Investimento inicial elevado, quer em material e em instalação;
    - Dependência do condomínio para autorizar a instalação de painel solar (ou bomba de calor);
    - Pellets obriga-me a colocar o equipamento perto de uma caixa de colectores do aquecimento central (tb é PE-X), perdendo espaço de arrumos ou despensa;



    Estou a pensar bem ou mal?
    • eu
    • 17 abril 2015

     # 2

    Que quantidade de água quente gastam aí por casa? Se 100 litros de água quente por dia chegam para vocês, eu diria que a melhor solução é a solução mais simples: um simples termoacumulador, de preferência com relógio e tarifa bi-horária.

    É que as soluções mais complexas, além de um investimento inicial elevado, têm depois custos de manutenção. E fazendo bem as contas, muitas vezes o investimento inicial nunca será amortizado na vida útil dos equipamentos...

    Como dizia o Guterres, é fazer as contas...
  2.  # 3

    Colocado por: euComo dizia o Guterres, é fazer as contas...


    Nem mais, "eu"! É exactamente isso que eu quero fazer.

    Andei a rondar preços em Aveiro na Feira de Março, onde há sempre um leque muito razoável de empresas com soluções para climatização e/ou AQS.

    Neste momento, ao que percebo, um termoacumulador básico (resistência eléctrica apenas) custa uns 200€ pvp. Mais uns acessórios, mais uma válvula termoestática, e consigo fazer a festa seguramente por 300€ sem drama (mão de obra minha, não é coisa fora do meu alcance). A manutenção é zero ou, quando muito, um ânodo de magnésio.

    Quanto a soluções XPTO, entre solar, bomba se calor, apoio do recuperador a pellets, etc... a "festa" andará entre uns 3000€ a 4000€. Por isso, é preciso perceber se alguma vez consigo poupar 2700 a 3700€ em electricidade durante a vida útil destas coisas.
  3.  # 4

    Quanto a soluções XPTO, entre solar, bomba se calor, apoio do recuperador a pellets, etc... a "festa" andará entre uns 3000€ a 4000€. Por isso, é preciso perceber se alguma vez consigo poupar 2700 a 3700€ em electricidade durante a vida útil destas coisas.

    Este valor é exagerado.
    Troquei recentemente um termoacumulador eléctrico de 150 litros por um sistema solar de termossifão de 300 litros que custou com tudo incluído 2.160 euros.
  4.  # 5

    Termosifao são mais baratos, sim. Faz-me um bocado de confusão ter o depósito no exterior por causa das perdas, especialmente no inverno.
    • eu
    • 19 abril 2015

     # 6

    Colocado por: ClioIIFaz-me um bocado de confusão ter o depósito no exterior por causa das perdas, especialmente no inverno.

    Solar térmico, eu diria que ou se avança para um sistema CF ou então mais vale um termoacumulador.

    E mesmo assim, um sistema solar só compensa quando gastamos muita água quente e o investimento inicial é baixo.
  5.  # 7

    Cancelei hoje o contrato. Adeus gás!
  6.  # 8

    Eu já cancelei o gás à muito tempo.
  7.  # 9

    Colocado por: ClioIICancelei hoje o contrato. Adeus gás!


    E então qual foi a solução escolhida?
  8.  # 10

    Com o sol de hoje tenho ambos os depósitos de 100L a 60º. Nunca tinha tido tais valores em Novembro.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 11

    Colocado por: papacurvas

    E então qual foi a solução escolhida?


    Bomba de calor para água quente, fogão de indução e pellets para aquecimento
  10.  # 12

    Colocado por: ClioII

    Bomba de calor para água quente, fogão de indução e pellets para aquecimento


    E que bomba de calor colocou? Vai compensar?
 
0.0161 seg. NEW