Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola,
    depois de varias pesquisas neste e outros fóruns continuo com duvidas!!!
    -estou na fase final de construção de uma moradia e não sei se sou obrigado a comprar painéis solares para AQS ou não???
    -estava virado para comprar um kit solar com 2paineis solares e uma bomba de calor (http://www.bucosantos.com/pt/product/kit-solar-silversol2ecotank-gris-300ml).
    -hoje calhou em conversa esse tema, e que já não eram obrigatório os painéis, e então fiz contas perante os consumos de eletricidade de cada um deles, um que tem só bomba de calor tem um consumo de 20 euros por mês só com a bomba, e outro que tem um kit como o que tinha em mente, gasta cerca de 10 euros mês, feitas as contas , só iria recuperar o dinheiro dos painéis daqui a 10anos cerca de 1200euros.por isso optaria por não colocar.
    agradeço a quem já tenha passado por esta experiencia que deixe o seu testemunho e indique onde me posso informar ou onde encontrar o decreto lei referente a este assunto.
    abraço
  2.  # 2

    Colocado por: sercornão sei se sou obrigado a comprar painéis solares para AQS ou não???

    É fácil...Se está no projecto que entregou na Câmara tem que os aplicar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sercor
  3.  # 3

    Colocado por: sercorque tem um kit como o que tinha em mente, gasta cerca de 10 euros mês

    por lei já não é obrigatório os painéis solares térmicos, desde que tenha uma solução equivalente,

    mas um BOM sistema de painéis térmicos (ao contrario destas soluções de gama baixa) em circulação forçada, garante agua quente durante 8 a 10 meses ao ano com custo quase 0, as bombas de calor têm sempre um consumo associado permanente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sercor
  4.  # 4

    Colocado por: Picareta
    É fácil...Se está no projecto que entregou na Câmara tem que os aplicar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sercor


    ola viva, sim esta no projeto mas da para alterar certo??? e tem custos??? o dito aditamento???
  5.  # 5

    Colocado por: sercorsim esta no projeto mas da para alterar certo???

    Certo. Prescinde dos paineis solares e utiliza outra fonte de energia renovável.

    Colocado por: sercore tem custos???

    Tem. Tem que pagar ao autor do projecto para lhe fazer um novo projecto, mais as taxas cobradas pela câmara municipal para aditamentos ao projecto.

    Colocado por: sercordito aditamento???

    Isso.
  6.  # 6

    Colocado por: sercorum que tem só bomba de calor tem um consumo de 20 euros por mês só com a bomba, e outro que tem um kit como o que tinha em mente, gasta cerca de 10 euros mês, feitas as contas , só iria recuperar o dinheiro dos painéis daqui a 10anos cerca de 1200euros
    Creio que não podes fazer assim as contas.

    Tenho um TS e só gasto com ele, no máximo, 6Kw (3h com resistência de 2Kw) por noite a aquecer a água (~0,70€/noite bi-horário) até aos 45º.... e isto quando durante o dia não houve sol suficiente.
    Basta umas horas de sol para atingir uma temperatura agradável para banhos (~40º).
    Nunca fiz as contas do consumo mas duvido que gaste 120€ por ano... era preciso mais de 170 dias (quase 6 meses) de dias sem sol... o que em Portugal felizmente não acontece.

    Depois, mesmo que seja esse o valor de média, tem de entrar com o gasto que terá na escolha que fizer para aquecer a água (aquisição do novo equipamento e consumo)... e aí sim, poderá chegar a alguma conclusão.
 
0.0100 seg. NEW