Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Aqui há dias em conversa com um vendedor sobre soluções de água quente sanitária (AQS) ele mostrou-me uma coisa que apelidou de "Painel Solar Termodinâmico" de uma empresa chamada ENERGIE.

    Assim a olho, e sem aprofundar muito, aquilo parece-me uma bomba de calor em que o evaporador é em forma de placa preta colocada no telhado.

    No entanto, estes senhores anunciam um COP de 6.5, o que é estrondoso (só não sei em que condições).

    O facto de o evaporador ser preto e atingir maiores temperaturas exposto ao sol é assim tão benéfico, ou isto é mais um "ultimate cell"?
  2.  # 2

    É uma bomba de calor, funciona... já existe no mercado há vários anos. O evaporador pode metê-lo onde quiser... ;)
    No inicio da comercialização, queriam equipará-lo a um sistema de aguas quentes sanitárias do tipo Solar...
    Quanto ao COP de 6.5.. dúvido.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasQuanto ao COP de 6.5.. dúvido.

    em condições ideais é bem verdade, na pratica isto é o COP máximo o que é muito diferente do scop,
    apesar de ter baixo consumo comparado com um termo-acumulador, não deixa de ter sempre consumo mesmo quando existe sol para dar e vender,

    uma qualquer solução solar térmica em circulação forçada e nalgumas localizações os termosifões têm mais eficiência pois praticamente não têm consumo eléctrico.
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesem condições ideais é bem verdade, na pratica isto é o COP máximo o que é muito diferente do scop,


    E que scop se pode esperar de uma bomba de calor convencional?
    E que scop se pode esperar de uma bomba de calor com o evaporador exposto ao sol?

    Se bem percebo, a eficiência de uma bomba térmica aumenta se conseguirmos reduzir o diferencial de temperatura entre a zona fria e a zona quente. Se quero água a 70ºC dentro do reservatório, um evaporador aquecido trás mais eficiência. Quando não há sol, paciência, é uma bomba de calor igual às outras. Estou certo ou esta-me a falhar algo?
  5.  # 5

    E que scop se pode esperar de uma bomba de calor convencional?

    E que scop se pode esperar de uma bomba de calor com o evaporador exposto ao sol?

    algures entre 3,5 a 5.

    Se quero água a 70ºC dentro do reservatório, um evaporador aquecido trás mais eficiência

    teoricamente sim, mas na pratica não, pois estes sistemas acima dos 60ºC/65ºC é por resistencias electricas.
    • eu
    • 20 abril 2015

     # 6

    Colocado por: ClioIIQuando não há sol, paciência, é uma bomba de calor igual às outras. Estou certo ou esta-me a falhar algo?

    Não, quando não há sol, este sistema não é tão eficiente, porque não tem ventilador. Aliás, é habitual ver sistemas destes cheios de gelo na placa exterior...
  6.  # 7

    Colocado por: jorgealvesteoricamente sim, mas na pratica não, pois estes sistemas acima dos 60ºC/65ºC é por resistencias electricas.


    60ºC? Temperaturas tão baixas em funcionamento "normal" enquanto bomba de calor? Não admira que os depósitos sejam sobredimensionados face a um termoacumulador de resistências eléctricas...
  7.  # 8

    Colocado por: ClioII60ºC? Temperaturas tão baixas em funcionamento "normal" enquanto bomba de calor?
    o máximo que atingem é 75ºC, á custa de muita energia gerada por resistência eléctrica,

    em qualquer solução solar nesta altura é facílimo ter 75ºC a 80ºC de borla.
  8.  # 9

    e 60ºC não chega?
  9.  # 10

    Colocado por: DIYouselfe 60ºC não chega?


    Chega perfeitamente, o tamanho do depósito é que tem de aumentar face a uma solução convencional.


    Estive a fazer umas como mero exemplo:

    Consideremos que 37ºC é a temperatura ideal da água do banho, e que a água fria está à temperatura de 15ºC na torneira.

    - Um termoacumulador eléctrico convencional tem 100 litros de capacidade e aquece a água até aos 80ºC. Para obter água a 37ºC é necessário juntar 195 litros de água fria, resultando em 295 litros de água morna;

    - Para os mesmos 295 litros de água morna serão necessários 144 litros de água a 60ºC.

    Ou seja, o depósito aumenta quase 50% em volume!
  10.  # 11

    Colocado por: ClioIIUm termoacumulador eléctrico convencional tem 100 litros de capacidade e aquece a água até aos 80ºC

    está enganado a maioria dos termo-acumuladores com termostactos incorporado não configuravél aquece agua até 60ºC/65ºC,
  11.  # 12

    De origem, acredito. Mas nunca vi um termostato desses que não fosse ajustável com uma chave de parafusos. Esse material costuma vir especificado para 80 graus máximo nominal e 6 bar.
  12.  # 13

    Colocado por: ClioIIEsse material costuma vir especificado para 80 graus máximo nominal

    esta a confundir com o térmico de segurança, o de trabalho é normalmente o que disse.
  13.  # 14

    Colocado por: jorgealves
    esta a confundir com o térmico de segurança, o de trabalho é normalmente o que disse.


    Expliquei-me mal.

    O térmico de segurança é outro, não ajustável e de rearmamento manual.

    O termostato de serviço é outro, ajustável, pese embora muitas vezes não estar acessível por fora, sendo necessário aceder ao interior e fazer p ajuste com uma chave de parafusos. Pode-se fazer o ajuste deste para perto dos 80 graus desde que a segurança não dispare.
  14.  # 15

    Ao que percebo, o jorgealves é adepto do solar. Para si qual é tendencialmente a melhor solução? Bomba de calor com solar?
    • eu
    • 21 abril 2015

     # 16

    De qualquer das formas, existem termoacumuladores em que a temperatura é regulável, até 80 graus pelo menos.
  15.  # 17

    Eu tenho o termoacumulador regulado para 65 no inverno e 55 no verão e chega perfeitamente e são somente 80L.
  16.  # 18

    Colocado por: DIYouselfenho o termoacumulador regulado para 65 no inverno e 55 no verão e chega perfeitamente e são som


    Quantas pessoas? Quantos banhos/dia? Todos de manhã? Todos à noite?
  17.  # 19

    4 pessoas + 1 bebé, existem banhos quase todos os dias , normalmente um as 19h 2 as 23h e os restantes durante o dia.
  18.  # 20

    O meu energie esta regulado para o mínimo (Não sei a temperatura porque não indica)tanto de inverno como de verão e da perfeitamente para tomar banho 4 pessoas.
    Tem um só painel termodinâmico e cerca de 6 a 7 anos (Já estava na casa quando a comprei)
    E vai fazer dois meses que esta a trabalhar sem a resistência eléctrica.
 
0.0188 seg. NEW