Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: pedromdfMais um que coloca uma questão, mas se não se responder como ele quer, amua ...

Aqui neste forum ajuda-se e muito!
    Já lhe foi respondido de diversas formas á questão colocada!

Obviamente também se opina muito!

Leva a resposta e leva a opinião! Se não gosta... temos pena!
    • Mmp
    • 20 abril 2015

# 22

Apenas coloquei uma questão, e como disse anteriormente, as respostas não foram ao encontro ao que me foi dito na Camara. E, não, Não se trata de querer que respondam aquilo que quero.

Quando tiver a minha resposta por partes das entidades competentes, irei colocar aqui, para que possa ajudar o próximo que tiver dúvida esta questão.
    Quanto a dúvidas futuras possíveis na minha construção, vou evitar vir ao fórum, pois já aprendi a lição. Não preciso de levar com opiniões... E sim, tenho pena.

A todos os que responderam decentemente, agradeço .
  2.  # 23

Não existe nenhuma dúvida relativamente à sua questão. Se existe uma linha que estabelece um limite, por que raio é que deveria existir uma folga?

É como o limite de velocidade nas estradas. na autoestrada o limite é 120Km/h, mas se circular a 125km/h ninguém o vai chatear, mas não vai encontrar nada escrito em lado nenhum a dizer que existe uma tolerância de 5km/h.

E sim, você ficou chateado porque não lhe disseram o que queria ouvir. Nem nunca vai ouvir isso de ninguém, excepto de algum funcionário da câmara que lhe poderá dizer isso ao ouvido, à espera de receber um presunto.

EDIT: Ninguém chateia se circular a 125km/h na autoestrada, mas se implantar um edifício uns cm fora do alinhamento previsto pode vir a ter problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mmp
  3.  # 24

EDIT: Ninguém chateia se circular a 125km/h na autoestrada, mas se implantar um edifício uns cm fora do alinhamento previsto pode vir a ter problemas.

aqui à uns tempos houve uma que "quase" queria demolir a casa do vizinho por estar 20cm fora do sitio
  4.  # 25

Colocado por: pauloagsantos

aqui à uns tempos houve uma que "quase" queria demolir a casa do vizinho por estar 20cm fora do sitio
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mmp

Esse caso como anda? Será que já chegaram a vias de facto?
    • Neon
    • 21 abril 2015

# 26

Colocado por: Pedro BarradasEu pensava que estava a referir-se de plantas a 1:5000 ou 1: 25000!!!!

E com certeza que está...não estou a ver Planos de ordenamento à escala 1:200...Provavelmente o que o forista pretende é implantar o limite em planta á escala 1/200
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 27

Nos PDM que foram revistos recentemente, que já são digitais, essas linhas são vectoriais. Por isso diria tolerância 0.
    Ainda para mais com desenhos revistos que à partida não trazem os erros dos outros feitos à escala (alguns) 1:10.000 e à mão.
    Nestes tais já o Pedro Barradas respondeu lá atrás. É fazer as contas, ver a espessura da linha no desenho e fazer as contas à escala. E usar isto com moderação.
    Às vezes existem erros nos desenhos antigos, na marcação das áreas, e nesses casos, bem fundamentado talvez se consiga aprovar algo que não cumpre o que está nos desenhos do PDM. Mas isto partindo do pressuposto que todos acham que o desenho do PDM tem um erro.

Só para acabar, a opinião de um técnico não é a opinião da câmara. O técnico pode achar uma coisa, o seu chefe pode achar outra e o director pode achar uma terceira. E quem manda é o director.
    Ainda para mais com temas sensíveis como este. Se me disse-se que tem uma parecer da Câmara por escrito é uma coisa. Algo que foi dito numa reunião ou num encontro informal vale o que vale.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pedromdf
  6.  # 28

Colocado por: Neon

E com certeza que está...não estou a ver Planos de ordenamento à escala 1:200...Provavelmente o que o forista pretende é implantar o limite em planta á escala 1/200

Até seria giro ter os desenhos de ordenamento à 1:200. Eram metros e metros de papel com a planta.
  7.  # 29

por vezes a linha está a 1 /10000 feita á mão mas na realidade ela tem uma lógica, por exemplo já me aconteceu ela ter a regra de estar a x metros precisos da berma da estrada.
  8.  # 30

Colocado por: Pedro Barradas
    Quem tem de saber isso muito bem é o autor do Projecto de Arquitectura..

Mmp, de qq maneira essas e outras questões de ordem técnica, têm de ser tratadas pelo Arquitecto...
  9.  # 31

Parece-me que a teoria aqui desenvolvida relativamente à área definida pela espessura do traço, seria que essa faixa de terreno ou era de ninguém ou do primeiro esperto que dela se apoderasse. Havendo dois vizinhos espertos ficariam com uma sobreposição de terrenos.
    Essa eventual imprecisão fica sem efeito se se considerar o eixo do traço ...
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  10.  # 32

É a lei do traço mais forte! Ou do xico esperto mais rápido!

ainda vamos ver como naqueles filmes de cowboys... o pessoal a correr de carroça para a camara para reclamar terra!
    • Neon
    • 22 abril 2015

# 33

Colocado por: LuisPereiraÉ a lei do traço mais forte! Ou do xico esperto mais rápido!

ainda vamos ver como naqueles filmes de cowboys... o pessoal a correr de carroça para a camara para reclamar terra!

Lol

Parti-me a rir com esta...excelente hehehe
    • Neon
    • 22 abril 2015

# 34

Colocado por: pedromdfParece-me que a teoria aqui desenvolvida relativamente à área definida pela espessura do traço, seria que essa faixa de terreno ou era de ninguém ou do primeiro esperto que dela se apoderasse. Havendo dois vizinhos espertos ficariam com uma sobreposição de terrenos.
    Essa eventual imprecisão fica sem efeito se se considerar o eixo do traço ...

Bom dia Pedro

Só uma pequena explicação

Os PDM de 1.ª geração foram feitos em cima do joelho, sem os meios técnicos que existem hoje e com muita pressa para arrebatar subsídios
    Por isso é natural que muita coisa esteja incorrecta ou menos bem, e estou apenas a referir-me a questões da qualidade do desenho .

Muitos dos PDM encontravam-se à escala 1:25000 onde 1 mm no papel corresponde a 25 m no terreno; E muitas vezes o traço que delimita um perímetro urbano que foi feito à mão poderá ter 2mm 2,5 mm ou até mais.
    Estamos por isso a falar de faixas com 50 a 65 m de largura que definem o limite dos locais onde se pode construir.

Uma largura destas é uma fartura em termos de potencial construtivo.
    Além disso não é humanamente possivel medir meio milímetro nas plantas à escala 1.25000, e meio milímetro corresponde a 12.5 m... melhor ainda você não sabe se esta a medir meio milímetro, ou 0,4 mm ou 0,6 mm. E esses 2 decimas de milímetro serão por exemplo 5 m o que já dá para por uma garagem por exemplo.

Por isso e como o Pedro Barradas disse e muito bem, ás vezes, nestes casos limite vale a pena aprofundar, estudar, assumir uma posição e defende-la bem pois poderá ser a diferença entre um sim e um não.

Obviamente que na elaboração das revisões dos PDM, já se utilizaram meios informáticos o que permitiu uma grau de precisão que já não gera duvidas desta natureza. Hoje em dia a marcação da linha não dá substancia a que existam duplas interpretações...ou está dentro ou está fora.
  11.  # 35

Qualquer traço por mais grosso que seja tem um eixo que corresponde a uma linha sem qualquer espessura. Foi esse o critério que vigorou num diferendo idêntico que se passou comigo.
    Concordam com este comentário: LuisPereira

0.0196 seg. NEW