Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos.

Venho solicitar a vossa ajuda relativamente à questão.

Vivo num prédio multifamiliar composto por 20 moradores no total, distribuidos por 10 pisos, sendo que cada prumada possui 10 frações.

Acontece que quando um vizinho acede à sua lareira (temos recuperador de calor) enche a minha habitação ( e a de outros) de fumo.

Já foram limpas as chaminés e a empresa que procedeu ao trabalho, afirma que o fumo ocorre devido à deficiente colocação das chaminés (as nossas estão em escadinha), isto é que a chaminé da fração do piso mais elevado é a mais baixa e a chaminé mais alta a que provém do piso terreo. Será assim que devia ser???

Também afirmaram que o fumo só repassa até a tubagem de exaustão aquecer/dilatar as condutas spiro

Apresentaram um conjunto de soluções nomeadamente a colocação de grelhas de ventilação apesar de nós já termos, colocação de cordão térmico no recuperador e desaconselharam a colocação das girândolas por estarmos localizados numa zona ventosa.

As minhas questões são:
    A forma de como estão dispostas as chaminés nas cobertura estará correcta?
    Será que as girândolas não são aconselhadas neste caso?
    Outras soluções possiveis.

Obrigado a todos desde já
  2.  # 2

O problema das suas chaminés de exaustão é a deficiente execução/ concepção.
    As girandolas , não devem ser utilizadas com lareiras.

As bocas de extracção das chaminés deveriam estar todas à mesma cota.. Tem a certeza que diversas lareiras não partilham uma mesma conduta?
  3.  # 3

Um dos problemas pode ser, de facto, haver partilha de condutas. Mas uma vez que diz que as chaminés estão em "escadinha", parece-me que cada apartamento tem a sua conduta independente. Posto isto, pode de facto haver retorno de fumo de uma chaminé para a outra, i.e., o fumo que sai de uma chaminé entra e desce por outra chaminé ao lado. Isso acontecia-me, tal e qual.

Em rigor, as chaminés deveriam estar todas bem abastadas umas das outras.

O seu recuperador de calor não tem um registo na exaustão? Se tiver, mantenha-o fechado quando não o usa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Eu tive o mesmo problema e após quatro anos de "luta", a utilizacão de lareiras foi interdita. Pusemos girândolas, etc, não resolveu. Chamámos técnicos

Mas não foi fácil, a alternativa era uma vistoria da câmara, que acabaria por obrigar a partir tudo para resolver problema, que é estrutural.

Foram muitas noites sem dormir, muita troca de correspondência, incluindo cartas registadas e um incidente em que me saltou a tampa e perguntei a quem usava a lareira se estava disposto a matar alguém... Porque os gases tóxicos não eram visíveis mas a dificuldade em respirar acusava a sua presença.
    Concordam com este comentário: JPN761
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Tem a certeza que diversas lareiras não partilham uma mesma conduta?

Cada fração possui a sua chaminé/tubagem individual

Em relação à minha lareira, já para mais de 4 anos que não utilizo, não por causa dos fumos, mas sim pq não necessito devido ao desempenho energértico devido ao isolamento térmico e a correcta calafetagem dos envidraçados.
  6.  # 6

chamine

Aqui está a solução possível no meu apartamento.

A chaminé mais à esquerda na foto é do meu vizinho do lado.

A chaminé em primeiro plano é a minha.

As condutas são independentes.

Originalmente não existia o tubo inox com o chapeuzinho em cone (já se vai ver mais abaixo porquê).

Tanto eu como o meu vizinho tínhamos lareiras convencionais abertas. Ele usava a dele amiúde, eu não.

O resultado era o fumo dele acumular-se por debaixo das coberturas pretas e entrar pela minha chaminé, mesmo que não houvesse aparentemente nada a criar depressão em minha casa (exaustor, etc...). Essa entrada dependia das condições atmosféricas em cada dia, nos piores dias viam-se mesmo rolos de fumo a entrar na minha sala pela boca da lareira.

Entretanto instalei uma salamandra a pellets. O tubo de inox de exaustão de fumos vai pelo interior da conduta existente (a salamandra exige tubo mais fino que uma lareira) e fez-se o desencontro das chaminés como se vê, com aquelas curvas. Após a passagem do tubo a chaminé foi entaipada em cima (com chapa e argamassa de cimento) e em baixo (com gesso e sisal).

O meu problema com os fumos ficou resolvido.
  7.  # 7

Aqui fica uma foto de como estão dispostos as fugas das lareiras
      chaminés1.jpg
  8.  # 8

Arranjem uma reunião de condóminos extraordinária.. e decidam pela supressão da utilização disso.
  9.  # 9

Eu gostava era de saber como é que uma coisa destas é aprovada em projecto ou em vistoria...
    Concordam com este comentário: mmgreg, EMS Inox
  10.  # 10

Vou aproveitar esta discussão para pedir a vossa ajuda.
    Comprei um apartamento no primeiro andar (por baixo são lojas e garagens) com um terraço bastante grande. O prédio tem 8 andares.
    Apesar de ter aquecimento a gas, não tem o que sempre quis, que era uma lareira/salamandra/recuperador.
    Haverá alguma possibilidade de a colocar na sala que está virada para o terraço?
    • opa
    • 7 dezembro 2015

# 11

Quantos anos tem o prédio?

Será que o tubo spiro não se estará a desfazer dentro das prumadas?

Qual o diâmetro do tubo?Não dá para (se for de 20 dá para enfiar um tubo INOX de 18 por dentro)??

Para remediar a "coisa" enquanto não resolvem tape a saída de fumos do recuperador com panos (se não o usar)

0.0144 seg. NEW