Bom dia, desde já agradecia um breve esclarecimento desta minha duvida. Tenho a seguinte habitação (plantas anexadas), com circuito de iluminação, tomadas de uso geral e uso especial. Gostava de saber se me podiam fazer uma avaliação do quadro elétrico, com os componentes a ser usados e um preço estimado desse mesmo quadro elétrico. Muito obrigado e bom dia!
Quem realizou estas plantas foi um aluno num trabalho escolar. Tenho outra discussão no ativo de um circuito de tomadas, se pudesse ver, agradecia. Queria opinião do quadro a partir da quantidade de pontos de luz e interruptores.
Resumidamente.... isso não tem pés nem cabeça... Entregue isso a quem tenha alguma experiência. Além de lhe ficar bem mais barato, ficará melhor servido.
Lembre-se, o barato sai caro... Abraço e boa sorte
Estas pessoas agradeceram este comentário: Dinis Mendes
Peça ao aluno para refazer o esquema uni-filar do circuito de iluminação, com base no esquema do quadro. 3 circuitos de iluminação parece-me ser o acertado, separados deste modo: 1. IL - cozinha 2. IL - int. sanitaria 3. IL - restantes divisões.
PS: Eu não percebo nada disso, só tive aulas de electrotécnica no 7º e 8º ano ;)
apaguei o outro topico iniciado sobre este mesmo tema. meta tudo no mesmo, não abra topicos novos sff. vou agora colocar o esquema de tomadas que tinha
Os circuitos de tomadas estão todos misturados... e desta feita, pecam por defeito.
O aluno deve repensar os circuitos tendo em consideração o nº de tomadas por circuito e a divisão dos mesmos por compartimentos ou agrupamento de compartimentos. Mais uma vez a minha sugestão:
1. T - cozinha 2. T - int. sanitaria 3. T - Sala 4. T - Quarto 1 5. T - Quarto 2
OK, então o aluno está a fazer um trabalho de escola e veio pedir opiniões, é isso?
Bom, não há uma regra única para fazer este tipo de repartições.
Na iluminação, o Pedro Barradas deu umas ideias: circuitos distintos em divisões com mais humidades (cozinha e WC) e outro para o resto da casa. Uma boa parte dos projectistas coloca simplesmente dois circuitos de iluminação (recomendação do regulamento de usar pelo menos dois circuitos, se não existe já existiu) e divide o apartamento grosso modo em dois, uma parte por circuito.