Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, desde já agradecia um breve esclarecimento desta minha duvida.
    Tenho a seguinte habitação (plantas anexadas), com circuito de iluminação, tomadas de uso geral e uso especial.
    Gostava de saber se me podiam fazer uma avaliação do quadro elétrico, com os componentes a ser usados e um preço estimado desse mesmo quadro elétrico.
    Muito obrigado e bom dia!
  2.  # 2

7 circuitos de iluminação a partirem do quadro para apenas 13 pontos de luz?

O preço estimado de um quadro desses é um destes dois: ou caro, ou muito caro.

Isso tem que ser melhor pensado. Quem lhe fez esse esboço?
  3.  # 3

Quem realizou estas plantas foi um aluno num trabalho escolar.
    Tenho outra discussão no ativo de um circuito de tomadas, se pudesse ver, agradecia.
    Queria opinião do quadro a partir da quantidade de pontos de luz e interruptores.
    • SVM
    • 22 abril 2015

# 4

Resumidamente.... isso não tem pés nem cabeça...
    Entregue isso a quem tenha alguma experiência. Além de lhe ficar bem mais barato, ficará melhor servido.

Lembre-se, o barato sai caro...
    Abraço e boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dinis Mendes
  4.  # 5

Isto vem tudo de um trabalho escolar, não faria a instalação elétrica de uma habitação minha com a ajuda de um aluno.
    Resume-se tudo a um trabalho.
    • eu
    • 22 abril 2015

# 6

Colocado por: ClioII7 circuitos de iluminação a partirem do quadro para apenas 13 pontos de luz?

O preço estimado de um quadro desses é um destes dois: ou caro, ou muito caro.

Ainda por cima, nos circuitos de iluminação há pouca necessidade de separação...

Já nas tomadas, a história é outra bem diferente...
  5.  # 7

Peça ao aluno para refazer o esquema uni-filar do circuito de iluminação, com base no esquema do quadro.
    3 circuitos de iluminação parece-me ser o acertado, separados deste modo:
    1. IL - cozinha
    2. IL - int. sanitaria
    3. IL - restantes divisões.

PS: Eu não percebo nada disso, só tive aulas de electrotécnica no 7º e 8º ano ;)
  6.  # 8

apaguei o outro topico iniciado sobre este mesmo tema. meta tudo no mesmo, não abra topicos novos sff.
    vou agora colocar o esquema de tomadas que tinha
  7.  # 9

Os circuitos de tomadas estão todos misturados... e desta feita, pecam por defeito.

O aluno deve repensar os circuitos tendo em consideração o nº de tomadas por circuito e a divisão dos mesmos por compartimentos ou agrupamento de compartimentos.
    Mais uma vez a minha sugestão:

1. T - cozinha
    2. T - int. sanitaria
    3. T - Sala
    4. T - Quarto 1
    5. T - Quarto 2
  8.  # 10

9.  # 11

Dinis Mendes,

Não é melhor esperar para saber se o aluno passa ou chumba? :)
    Concordam com este comentário: eu, Tonecas86
  10.  # 12

OK, então o aluno está a fazer um trabalho de escola e veio pedir opiniões, é isso?

Bom, não há uma regra única para fazer este tipo de repartições.

Na iluminação, o Pedro Barradas deu umas ideias: circuitos distintos em divisões com mais humidades (cozinha e WC) e outro para o resto da casa.
    Uma boa parte dos projectistas coloca simplesmente dois circuitos de iluminação (recomendação do regulamento de usar pelo menos dois circuitos, se não existe já existiu) e divide o apartamento grosso modo em dois, uma parte por circuito.

0.0150 seg. NEW