Iniciar sessão ou registar-se
    • cruzie
    • 31 março 2009 editado

     # 1

    Uma boa noite a todos,

    Queria so dar o parabens a todos envolvidos neste forum, e agradecer a informacao disponibilizam para os pobres desgracados (falo de mim), e uma ajuda maravilhosa (peco desculpa nao tenho teclado com acentos, nem o Portugues e lingua nativa portanto espero que seja possivel perceber o meu Portugues fantastico!!!!!) ... De outra forma nao vou fazer nenhuma pergunta dado que a minha situacao e como tantas outras aqui espostas! Simplesmente estou contente porque hoje (apos muitos meses a espera) finalmente vi o dia das especialidades entrar na camara (de uma moradia unifamiliar)!!!! Eis a minha razao de contribuir para este forum - infelizmente nao venho contribuir de forma util!!!! Queria deseja muita sorte (porque tambem acho que alem de bom planeamento e preciso sorte para construir hoje em dia) a todos que estao a embarcar no caminho de construcao. Para ja vou comecar a analisar os projectos todos que me entregaram hoje com a esperanca de encontrar algum sentido neste forum.....e que para ja os topico parecem ser em grande parte assustadores e confusos mas quereio que ira fazer algum sentido aplicado ao meu caso.

    Um abraco para todos e continuam a contribuir para ajudar este pobre desgracado!!!! E peco descupa nao contruibir de forma mais util!
  1.  # 2

    a sua experiência até aqui e para a frente é o melhor contributo que pode dar a todos os que por aqui passam.

    boa obra.
  2.  # 3

    obg Marco,

    De outra forma, tou a tentar decifrar o preco de betao numa tabela no melhor do forum (gracas ao Sr Paulo Correia) sei que a resistencia e c16/20 a partir dai e tudo uma cofusao....ha mais topicos que ajudam nesta area de entender melhor projectos de especialidades?
  3.  # 4

    Colocado por: cruzietou a tentar decifrar o preco de betao

    60€ por m3 de betão
    7.5€ por m3 para a bombagem

    Dai para baixo é complicado de se conseguir, sem uma boa capacidade negocial

    No lado direito da página, utilize a coluna S3 do grupo D=22mm, onde o C16/20, custa 104,90€/m3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  4.  # 5

    obg Paulo,
    Ja agora ( e p.f manda-me dar uma volta se isto ja e topico massacrado) mas queria saber as vantagens entre cave em betao vs tijolo com pilares de betao....pergunta estupida mas ainda nao encontrei o topico apropriado....fora o tijolo sendo mais economico, sera possivel ter a mesmo beneficio contra a maldita humidade que o betao oferece?
  5.  # 6

    ok desculpa encontrei um novo topico....nao prestam atencao a minha cegice
  6.  # 7

    Colocado por: cruzieera possivel ter a mesmo beneficio contra a maldita humidade que o betao oferece?

    A maldita humidade não têm nada a ver com o betão ou alvenaria, mas apenas a má execução e/ou inexistência de drenagens. A utilização ou não de betão depende dos terrenos e não é um ponto que se possa alterar por questões económicas.
  7.  # 8

    Colocado por: cruzie...vantagens entre cave em betao vs tijolo com pilares de betao
    Pessoalmente, em mais de 25 anos, nunca fiz paredes de caves em tijolo.
    Aliás, na maioria dos casos (prédios enterrados mais de 10m), foram paredes exteriores em betão com parede dupla interior em tijolo.
  8.  # 9

    Um pouco por senso comum, eu faria em betão se tiver que conter terras no sentido da pendente natural do terreno, na "fachada" oposta embora ainda semi enterrada, poderia ai talvez optar por tijolo e tanto num caso como noutro, drenar bem e isolar se for caso disso.
  9.  # 10

    Marco1
    A minha opinião (é muito pessoal - daí a alcunha que já aqui me puseram, de «betoneira») é a seguinte:
    Uma coisa é um muro a suster umas territas no meio do campo. Se partir, que se lixe.
    Mas dentro de casa não corro riscos. As paredes de uma cave com 2 ou 3m de altura poderão ter de aguentar com cargas horizontais de várias toneladas, e não há parede de tijolo que aguente tal coisa. Isto indendentemente de drenar e isolar com todas as nove horas (sempre que possível), de fazer paredes duplas com caixa de ar e caleiras para encaminhamento de eventuais infiltrações.

    (eventual excepção: as paredes confinantes com outra cave com prédio/moradia vizinha, e mesmo essas...)
  10.  # 11

    bem mas haverá casos pontuais ( precisava de fazer aqui um esquema ) em que embora semi-enterrada essa parede não estará sujeita a fortes cargas periféricas horizontais e ai uma parede feita com tijolo armada ( ferro) poderá ser suficiente. Mas é apenas uma opinião.
  11.  # 12

    Ok... A parede armada pode atenuar ou resolver o problema, mas eu nunca aprendi na faculdade a calcular a resistência de uma parede de tijolo (com ou sem ferro a «armá-la») a um esforço horizontal (porque será?) ;-) , por isso não o garanto.
  12.  # 13

    agradeco a informacao - infelizmente nao queria a cave simplesmente por causa dos custos da mesma mas consegiram convencer-me que dado a inclinacao de 4metros ia ser burrinha se nao aproveitase a inclinacao para fazer uma cave. Isto dito agora enfrento uma montanha de betao para qual nao tenho uma montanha de euros!!!!
 
0.0163 seg. NEW