Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou construir uma moradia e estou com dúvida relativamente ao isolamento térmico.

Acham que (Tijolo 15 + Caixa de ar + Wallmate XPS 4cm + Tijolo 11) é suficiente?

Ou vale apena optar por outra solução, por exemplo, cappoto?

Obrigado.
  2.  # 2

se a duvida for entre esses dois sistemas então opte pelo ETICS = "cappoto",
  3.  # 3

Não tenho dúvidas que o cappoto é melhor. A questão é se vale a diferença de preço. Ainda não sei qual a diferença, mas tenho uma ideia.
  4.  # 4

como é a moradia?
    tem plantas / cortes para mostrar?
    como vão ser feitos os pilares e as vigas?
    o que diz o projecto térmico?
  5.  # 5

Eu prefiro o método construtivo de parede dupla com caixa de ar, mas deixe mesmo caixa de ar, não deixe 1cm, no mínimo 3cm de caixa de ar. XPS de 4cm é o mínimo, veja o exemplo: Um fiat punto, anda e leva-o ao lugar, mas se puder ir de BMW..."Fica muito bem servido com tijlo de 15+11, caixa de ar de 3cm e XPS de 60mm, apresenta um coeficiente de U= 0,36, o que com capoto só consegue atingir esse valor com alvenaria de 22cm+XPS de 80mm ou bloco térmico de 25cm +XPS de 70mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hpereira
  6.  # 6

tão importante como a espessura, é o modo de aplicação, e o modo de ligação com os tectos e os pavimentos e as Caixilharias...
    as ditas Pontes Térmicas Lineares que nos projectos "normais" não são convenientemente estudadas e nas obras "normais" são pior executadas.
  7.  # 7

isso passa pelo acompanhamento de obra, garantir a boa aplicação do material...evitando as pontes térmicas.
  8.  # 8

Colocado por: riscosisso passa pelo acompanhamento de obra, garantir a boa aplicação do material...evitando as pontes térmicas.

Não so... todos sabesmos que poucos são os projectos que por exemplo incluem a correcção das pontes térmicas nas ombreiras e padieiras. Eu por exemplo nunca vi...
    E neste aspecto o ETICS é bastante mais simples para eliminar este tipo de pontes térmicas...
  9.  # 9

Poucos são os projetos porque menos são os profissionais que se preocupam em garantir essa redução de pontes térmicas nas ombreiras e padieiras, esteja em projeto ou não, por isso se deve garantir a presença qualificada de engenheiro civil no acompanhamento da obra para garantir que mesmo não estando no projeto e mesmo o empreiteiro não queria ou não saiba, essas pontes térmicas sejam evitadas.
  10.  # 10

Colocado por: riscosPoucos são os projetos porque menos são os profissionais que se preocupam em garantir essa redução de pontes térmicas nas ombreiras e padieiras, esteja em projeto ou não, por isso se deve garantir a presença qualificada de engenheiro civil no acompanhamento da obra para garantir que mesmo não estando no projeto e mesmo o empreiteiro não queria ou não saiba, essas pontes térmicas sejam evitadas.

Eu vou ter esse cuidado, pois o meu projecto também esse erro. No entanto o fiscal està ciente que deverà ter atenção a esse pormenor...
    Concordam com este comentário: riscos
  11.  # 11

Colocado por: riscosEu prefiro o método construtivo de parede dupla com caixa de ar, mas deixe mesmo caixa de ar, não deixe 1cm, no mínimo 3cm de caixa de ar. XPS de 4cm é o mínimo, veja o exemplo: Um fiat punto, anda e leva-o ao lugar, mas se puder ir de BMW..."Fica muito bem servido com tijlo de 15+11, caixa de ar de 3cm e XPS de 60mm, apresenta um coeficiente de U= 0,36, o que com capoto só consegue atingir esse valor com alvenaria de 22cm+XPS de 80mm ou bloco térmico de 25cm +XPS de 70mm.

Caro riscos

Você pode muito bem colocar tijolo térmico de 22 ou 24 e depois não é preciso nada de 80mm de XPS para garantir isso que fala, se optar por 60 mm de EPS Grafite fica mais que bem servido e com todas as vantagens do sistema de isolamento pelo exterior que são a proteção da alvenaria e estrutura, correção eficaz das pontes térmicas, entre outras.

Com parede dupla e caixa de ar temos que:
    - a correção das pontes térmicas não é tão fácil, é mais trabalhoso.
    - execução de duas paredes mais mão de obra.
    - execução de dois rebocos tanto pelo exterior como pelo interior
    - pintura nos dois lados. Tudo isto é muita mão de obra.

Com o sistema de isolamento pelo exterior, na envolvente exterior fica com tudo acabado não necessita de trabalhos adicionais.
  12.  # 12

É normal que a atlas defenda a aplicação ETICs, no entanto vou dar um exemplo: A semana passada falei com um construtor que me diz assim, consigo as tintas mais baratas da robbialac no mercado, tenho um desconto de 50%,ao que eu respondi, boa eu so tenho 30%. Ele ficou todo contente "vê vê eu disse-lhe",pois mas o PVP dele era de 190 euros e o meu era de 120€. aqui estamos na mesmo caso, aplicação de reboco, estuque, pintura, muita mão de obra, muita gente a trabalhar, mas no final o preço ao m2, fica-me inferior a estar a contratar que me aplique o sistema capoto com qualidade!!
  13.  # 13

Colocado por: Atlas Portugal
    Você pode muito bem colocar tijolo térmico de 22 ou 24 e depois não é preciso nada de 80mm de XPS para garantir isso que fala, se optar por 60 mm de EPS Grafite fica mais que bem servido e com todas as vantagens do sistema de isolamento pelo exterior que são a proteção da alvenaria e estrutura, correção eficaz das pontes térmicas, entre outras.

Se a opção for o isolamento pelo exterior, torna-se obrigatória a colocação de tijolo térmico? Se sim, porquê?
  14.  # 14

Colocado por: maria rodriguesSe a opção for o isolamento pelo exterior, torna-se obrigatória a colocação de tijolo térmico? Se sim, porquê?

não é obrigatório
  15.  # 15

Colocado por: riscosÉ normal que a atlas defenda a aplicação ETICs, no entanto vou dar um exemplo: A semana passada falei com um construtor que me diz assim, consigo as tintas mais baratas da robbialac no mercado, tenho um desconto de 50%,ao que eu respondi, boa eu so tenho 30%. Ele ficou todo contente "vê vê eu disse-lhe",pois mas o PVP dele era de 190 euros e o meu era de 120€. aqui estamos na mesmo caso, aplicação de reboco, estuque, pintura, muita mão de obra, muita gente a trabalhar, mas no final o preço ao m2, fica-me inferior a estar a contratar que me aplique o sistema capoto comqualidade!!

Mas você também está a tomar como certo que a aplicação de tudo o que disse seja bem efectuada, o que nem sempre é verdade e também é comum ver fachadas pintadas com tinta a descascar, e/ou bolhas que contenham água etc etc.

Por isso digo que em ambos os casos, quando estamos perante boas aplicações, ambas as soluções são perfeitamente exequíveis, sendo que para se atingir, e apenas refiro esta carateristica, para se atingir a eficaz correção das pontes térmicas em parede dupla é muito mais trabalhoso, e por vezes é mesmo impossível.
  16.  # 16

Colocado por: maria rodrigues
    Se a opção for o isolamento pelo exterior, torna-se obrigatória a colocação de tijolo térmico? Se sim, porquê?

Como o Sr. Fernando Ferreira disse, não é necessário, eu apenas peguei no tipo de construção que o Sr. Riscos tinha mencionado.

Com etics você pode perfeitamente executar uma alvenaria com tijolo normal, ou bloco normal. Normalmente as pessoas optam por tijolo térmico ou bloco térmico, porque a diferença de preço não é muita e sempre ganham mais alguma resistência térmica. Porém se optarem por tijolo normal ou bloco normal basta fazer umas contas para se perceber se isso influenciará assim tanto ou se apenas com a adição de 10mm de espessura de isolamento consegue colmatar a diferença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  17.  # 17

Já que estamos a falar de isolamento térmico, janelas com corte térmico são realmente mais eficientes ou não é uma diferença significativa?
  18.  # 18

São. Se é construção nova, sujeita a Certificação energética, nem pode meter doutra forma.
  19.  # 19

Ok. Não tinha ideia de ser obrigatório.

Uma outra questão, qual é a vossa opinião sobre o posicionamento dos estores? Por dentro ou fora do vidro?
  20.  # 20

Colocado por: PeterJobsOk. Não tinha ideia de ser obrigatório.

não é obrigatório, mas em construção nova não faz sentido meter sem corte térmico. sem corte térmico terá muito provavelmente escorrimentos devido a condensações.

Colocado por: PeterJobsqual é a vossa opinião sobre o posicionamento dos estores? Por dentro ou fora do vidro?

sempre por fora

0.0222 seg. NEW