Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      jccp
    • 11 janeiro 2016 editado

# 241

Colocado por: luisvvSe consegue emitir o recibo electrónico tem que conseguir emitir a caderneta predial: basta ir à secção patrimônio do portal das finanças e introduzir o artigo matricial e a fracção.

luis, não consigo sacar a caderneta,já tentei dezenas de vezes,a razão para não conseguir creio que será esta:o imovel não está em meu nome por isso quando faço a busca diz logo que não sou o proprietario.

eu compreendo o seu ponto de vista,senão consigo aceder ´á caderneta predial não deveria conseguir emitir o contrato,até porque,esse imovel não aparece na lista dos imoveis a adicionar.
    A maneira que eu achei de registar o contrato foi ,

indique o imovel a adicionar---->abre a caixa com a lista dos imoveis e aparece em baixo a opção adicionar outro imovel que não consta nesta lista,o que abre o modo e edição.Depois é só meter as caracteristicas do imovel.
    •  
      jccp
    • 11 janeiro 2016

# 242

Colocado por: kosttaesse anexo não permite colocar rendimentos prediais de heranças. apenas permite colocar rendimentos empresariais

OBRIGADO KOSTTA...realmente tem razão porque a caixa que abre no anexo pede o NIPC.

Colocado por: kostta,sendo identificados
    todos os herdeiros e as respetivas quotas-partes
    ,podendo o recibo ser emitido pelo
    cabeça-de-casal

Completamente de acordo,mas nesse caso eu deveria utiizar o NIF da herança,coisa que eu não tenho,mas vou esta semana ás finanças pedir

obrigado
  1.  # 243

eu compreendo o seu ponto de vista,senão consigo aceder ´á caderneta predial não deveria conseguir emitir o contrato,até porque,esse imovel não aparece na lista dos imoveis a adicionar.
    A maneira que eu achei de registar o contrato foi ,

indique o imovel a adicionar---->abre a caixa com a lista dos imoveis e aparece em baixo a opçãoadicionar outro imovelque não consta nesta lista,o que abre o modo e edição.Depois é só meter as caracteristicas do imovel.

Ok, nunca tinha tido necessidade de utilizar essa opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jccp
  2.  # 244

Eu tenho passado e o imóvel tb não aparece no cabeça de casal.
    Acrescentei e andei.
    Concordam com este comentário: jccp
    •  
      jccp

# 245

Colocado por: luisvv

Assim de repente, tem tudo para dar confusão. Se nas finanças o imóvel está registado como exclusivamente seu, não vai conseguir declarar os 50%.
    Se alterar o contrato para 1/2, emite o recibo de metade e fica bem, em princípio.
    Os nomes de ambos constam da caderneta predial?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jccp

caro luis,entretanto referente a esta questão ecebi a seguinte resposta da AT:

PERGUNTA:
    Por falecimento de um familiar herdei um imovel do qual sou cabeça de casal

Não fiz o respectivo registo.

somos 2 proprietarios,eu sou cabeça de casal.

como devo proceder para registar o contrato eletronicamente e passar os respectivos recibos?

devo passar o recibo só em meu nome com a totalidade da renda ou o mais correto é os dois passarmos recibos 50% cada um

obrigado

Portal Novo Pedido 09-01-2016 19:32:1

RESPOSTA:
    AT
    A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    Qualquer das formas é correta.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Resta saber se passar os recibos em meu nome e a totalidade da renda o modelo 3 me aceita só os 50%...vou esperar para ver até sair o modelo 3 deste ano

cumps
  3.  # 246

No meu entendimento, ao criar o contrato, tem que identificar todos os proprietários.
    Depois passa recibo de tudo ou só da sua parte
    •  
      jccp

# 247

Colocado por: kosttaNo meu entendimento, ao criar o contrato, tem que identificar todos os proprietários.
    Depois passa recibo de tudo ou só da sua parte

Correto
    •  
      jccp
    • 13 janeiro 2016 editado

# 248

certificados energeticos

O Certificado Energético afigura-se poder ser considerado despesas do imóvel arrendado Face à nova redação do art.º 41.º do Código do IRS
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Portal Mensagem Saída 13-01-2016 12:39:37
  4.  # 249

Colocado por: jccpResta saber se passar os recibos em meu nome e a totalidade da renda o modelo 3 me aceita só os 50%...vou esperar para ver até sair o modelo 3 deste ano

Se passar o recibo da totalidade, com o seu NIF, provavelmente todo esse rendimento e respectivos impostos entram no seu "bolo" para as finanças.

E na verdade, só metade desse rendimento é seu.

O ideal seria passar o recibo na totalidade através do NIF de herança e declarar apenas 50% no seu NIF.
  5.  # 250

Por acaso tenho dúvidas sobre este assunto. Um familiar meu vive numa casa que designam pela casa da "porteira", contudo o administrador do condomínio veio pedir o contracto para o registar nas finanças. Acontece que o mesmo foi entregue sem qualquer carimbo das mesmas. (finanças), e ele ao consultar o portal verificou que não há recibo algum emitido em nome dele.

Será que não está registado? Não deveriam aparecer o benefício das rendas pagas? Está a (ZEROS)!

É confuso.....
  6.  # 251

Colocado por: optimistaPor acaso tenho dúvidas sobre este assunto. Um familiar meu vive numa casa que designam pela casa da "porteira", contudo o administrador do condomínio veio pedir o contracto para o registar nas finanças. Acontece que o mesmo foi entregue sem qualquer carimbo das mesmas. (finanças), e ele ao consultar o portal verificou que não há recibo algum emitido em nome dele.

Será que não está registado? Não deveriam aparecer o benefício das rendas pagas? Está a (ZEROS)!

É confuso.....

Existe uma obrigatoriedade durante o mês de Janeiro para preencher o Modelo 44 em casos onde é aplicável a excepção da emissão do recibo electrónico.

Neste caso, e pode eventualmente ser o do seu familiar, só estará disponível essa informação em Fevereiro, após o senhorio entregar o Modelo 44.
  7.  # 252

•  
      jccp
    • 14 janeiro 2016 editado

# 253

Colocado por: electraoSe passar o recibo da totalidade, com o seu NIF, provavelmente todo esse rendimento e respectivos impostos entram no seu "bolo" para as finanças.

E na verdade, só metade desse rendimento é seu.

O ideal seria passar o recibo na totalidade através do NIF de herança e declarar apenas 50% no seu NIF.

obrigado eletrao,mas já resolvi o problema,subsituitui o contrato acrescentei o nome do outro proprietario e passo o recibo na totalidade,mas com 50% cada um

cumps
    •  
      jccp
    • 14 janeiro 2016 editado

# 254

Colocado por: optimistaPor acaso tenho dúvidas sobre este assunto. Um familiar meu vive numa casa que designam pela casa da "porteira", contudo o administrador do condomínio veio pedir o contracto para o registar nas finanças. Acontece que o mesmo foi entregue sem qualquer carimbo das mesmas. (finanças), e ele ao consultar o portal verificou que não há recibo algum emitido em nome dele.

É confuso.....

se o contrato foi registado eletronicamente o contrato não tem que ter carimbo nenhum.

os recibos das rendas pagas deveriam ter sido enviados ao seu familiar por emal.

o contrato pode já ter sido registado mas ainda não terem passado recibo nenhum
    Estas pessoas agradeceram este comentário: optimista
  8.  # 255

Olá,

Grato pelas respostas.

Efectivamente ainda não há nada registado no nome do mesmo.
    Relativamente ao contrato, o meu familiar não sabe como foi, e se foi registado.

Com o que se ouve por aí.... julgo que aqui há marosca.

Mas, vamos aguardar.

Obrigado, cimp.
  9.  # 256

Os condomínios estão com dificuldades para passar os recibos eletrónicos. A ultima versão que ouvi era de que o condomínio tinha que informar o NIF de todos os proprietários para poder emitir os recibos.
    Uma estupidez da parte das Finanças não autorizar o condomínio que tem NIF a passar os recibos.
    •  
      jccp
    • 21 janeiro 2016 editado

# 257

.com respeito á cauçao de arrendamento,as finanças resolvem inventar

Considerando que, em sede de Categoria F do Código do IRS, a caução constitui um rendimento predial, o correspondente montante deverá ser declarado no recibo de renda eletrónico, indicando no mesmo, como datas, a do início e do fim do contrato de arrendamento entretanto celebrado.
    Caso se verifique a devolução da caução ao locatário, deverá o mesmo emitir um recibo de quitação, cujo valor servirá, a título de despesas, ou seja, gastos suportados e pagos para o locador/senhorio, a inscrever no respetivo anexo F

lol..particulares a passarem recibos...só visto
    • size
    • 21 janeiro 2016

# 258

jccp

Obteve essa informação junto da AT ?

Se for assim, considero que tal atitude do fisco é uma autentica arbitrariedade .

Vamos supor que a tal caução até vai ser utilizada pelo senhorio no ressarcimento de danos causados na habitação arrendada (como é normal) e que o inquilino se recusa a emitir qualquer recibo ?
    •  
      jccp
    • 21 janeiro 2016 editado

# 259

Colocado por: sizejccp

Obteve essa informação junto da AT ?

Se for assim, considero que tal atitude do fisco é uma autentica arbitrariedade .

Vamos supor que a tal caução até vai ser utilizada pelo senhorio no ressarcimento de danos causados na habitação arrendada (como é normal) e que o inquilino se recusa a emitir qualquer recibo ?

nª 13 1910....e é novo

13-1910 Registei um contrato de arrendamento de um imóvel e emiti, no Portal das Finanças, o respetivo recibo eletrónico. Pretendo saber se, quanto ao valor da caução deverei emitir um recibo e com que datas,e, em caso de devolução como deverei proceder. Nova Faq
    Considerando que, em sede de Categoria F do Código do IRS, a caução constitui um rendimento predial, o correspondente montante deverá ser declarado no recibo de renda eletrónico, indicando no mesmo, como datas, a do início e do fim do contrato de arrendamento entretanto celebrado.
    Caso se verifique a devolução da caução ao locatário, deverá o mesmo emitir um recibo de quitação, cujo valor servirá, a título de despesas, ou seja, gastos suportados e pagos para o locador/senhorio, a inscrever no respetivo anexo F.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/infofaqs/listafaqs.aspx?subarea=358
    •  
      jccp
    • 21 janeiro 2016

# 260

eu resolvi o problema ...passei uma declaração ao inquilino em com lhe devolvia a caução caso a casa estivesse nos conformes...não passo recibos de caução a ninguém.
    Concordam com este comentário: JOCOR

0.0542 seg. NEW