Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora muito boa noite, já li as regras todas do forum, preciso de ajuda para um possível negócio do qual tenho bastantes dúvidas.

    Sou proprietária de um T2 em Lisboa, totalmente pago (sem empréstimo), comprado em 2012. Surgiu a oportunidade de comprar um T3 no mesmo prédio, e encontro-me bastante interessada. Após muita conversa com o mediador imobiliário, e para tentar evitar pagar um fortuna em IMT, vamos tentar efectuar uma permuta técnica. Mas como estamos a falar de valores bastantes elevados, preciso da vossa opinião.

    O meu T2 está avaliado pela mediadora em 250.000 euros. O T3 foi posto à venda por 350.000 euros (não negociáveis). Comprando o T3, iria pagar nos meus cálculos uns 21.000 euros só em IMT, nem tendo em conta imposto de selo e outros custos de escritura. Está a ser apalavrada uma "permuta técnica", em que a mediadora me arranja comprador para o T2 (já têm alguns em vista, é uma zona de Lisboa muito concorrida onde estão a ser praticados preços absurdos para apartamentos novos/semi-novos), avançamos para contrato de promessa de compra e venda em que fica definido que eu dou uma entrada de 100.000 com o CPCV, e alguns meses depois, tendo comprador garantido para o meu T2, efectuamos na altura uma permuta, eu pago o remanescente (se houver remanescente a pagar, imaginemos que aceito 240.000 pelo meu T2, 10.000 euros), e na mesma hora o dono do T3 vende o "meu" T2 a uma terceira parte. Para mim seria benéfico porque como só pagaria a diferença de IMT entre o T3 e o T2, representaria uma poupança de 16.000 euros no IMT (sei que deveria estar a falar do valor patrimonial e não o valor de venda, mas estou a simplificar um pouco a questão para não me baralhar mais). Claro que como plano B planeio apalavrar um empréstimo bancário no valor da diferença entre o T2 e o T3, de modo a não chegar à altura da escritura e eu não ter comprador para o meu T2 e perder o valor entregue no CPCV.

    Espero ter sido suficientemente clara. Vêm algum entrave ao meu plano? Existe algum inconveniente ao futuro comprador do meu T2 ver este T2 mudar de mãos meras horas antes de efectuar a escritura? O processo de permuta do meu T2 será relativamente simples visto não ter nenhum empréstimo associado, é meu a 100%.

    Por mim simplificava logo esta compra e pedia um empréstimo de troca de casa de modo a poder ser amortizado logo após a venda do meu T2 sem permutas nem confusões, o que permitiria umas mudanças menos frenéticas de morada, mas a poupança de 16.000 euros no IMT é extremamente tentadora.

    Ainda não assinei contrato com a mediadora para venda do meu T2. Sei bem que tanto eu como o vendedor do T3 iremos pagar comissão pela venda dos dois apartamentos. A parte que tenho dúvidas é se posso prever no CPCV esta permuta técnica.

    Desde já obrigado pela ajuda e espero ter fornecido todas as informações necessárias para ter um feedback.
  2.  # 2

    Boa tarde Maggie1501,

    sei bem que já passaram 4 anos sobre esta sua questão à qual não vi qualquer comentário ou resposta.
    Gostaria de lhe perguntar como correu esta permuta técnica?
    Bem haja
 
0.0087 seg. NEW