Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Preciso de vossa opinião.
    Comprei uma placa de indução ikea (fabricada pela whirlpool) modelo FOLKLIG, que me acontece o seguinte: Coloco um tacho e a placa está constantemente liga/desliga (relé ouve-se a comutar) a cada 2 segundos. Obs: quando digo liga/desliga quero dizer que o ponto onde está o tacho perde/ganha energia, a placa nos comandos não desliga. Por exemplo, quando tenho um cozinhado a ferver, a fervura não é constante, ou seja, começa a ferver 2 seg, e depois 2 seg sem ferver, e assim sucessivamente, ferve pára, ferve pára ......
    Liguei para a linha do fabricante dedicada aos produtos ikea e a atendente disso que essa placa é mesmo assim. Disse que poderia enviar um técnico mas se não é defeito tinha que pagar a deslocação dele. Fiquei em choque!
    Tenho outro modelo ikea e não acontece isso.
    Qual é a vossa opinião? A placa tem defeito? Devolvo a placa e troco por outra? Dinheiro de volta pelo que li nas condições de devoluação, como o produto foi usado não devolvem o dinheiro.
    Obrigado
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 2

    Tenho uma placa de indução de outro fabricante e isso tb acontece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: curioso44
  3.  # 3

    Eu tenho uma Appliance Arts e a minha também funciona dessa forma mas antes de finalizar a compra o vendedor teve o cuidado em me alertar para eu não estranhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: curioso44
  4.  # 4

    Colocado por: ClioIITenho uma placa de indução de outro fabricante e isso tb acontece.


    Já agora pode-me dizer qual é a marca de sua placa?
    obrg pela resposta.
  5.  # 5

    curioso44, as placas (indução e hi-light) , funcionam por intermitência ( consoante a potência e temperatura atingida).. é mesmo assim , qq que seja o fabricante.

    Normalmente a regra de utilização é esta:
    - Meter no máximo até ficar a "ferver" ( se tal for desejado);
    - Quando atingir a temp.
    - regular para uma posição intermédia para manter a temperatura de cozinhado desejada.

    Por exemplo:
    cozinhar arroz:
    - Meter a agua a ferver no tacho - meter no 9 ( no meu caso é o máximo).
    - está a ferver, meto o arroz;
    - reduzo para o 5 o restante tempo de cozinhado.
    - Está pronto ou quase pronto, desligo e deixo repousar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: curioso44
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradascurioso44, as placas (indução e hi-light) , funcionam por intermitência ( consoante a potência e temperatura atingida).. é mesmo assim , qq que seja o fabricante.

    Normalmente a regra de utilização é esta:
    - Meter no máximo até ficar a "ferver" ( se tal for desejado);
    - Quando atingir a temp.
    - regular para uma posição intermédia para manter a temperatura de cozinhado desejada.

    Por exemplo:
    cozinhar arroz:
    - Meter a agua a ferver no tacho - meter no 9 ( no meu caso é o máximo).
    - está a ferver, meto o arroz;
    - reduzo para o 5 o restante tempo de cozinhado.
    - Está pronto ou quase pronto, desligo e deixo repousar.


    Olá Pedro,
    Mas como me explica que minha outra placa (retangular e maior que provavelmente tem a mesma eletrónica) isso não acontece.
    Sinceramente não vejo o motivo (técnico) para que isso aconteça! Isso só está desgastando toda a eletrónica da placa.
    Obrg pela resposta.
  7.  # 7

    Colocado por: curioso44Isso só está desgastando toda a eletrónica da placa.


    Porquê?!!

    PS: Sabe que há umas melhores que outras...mas todas funcionam ;)
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas

    Porquê?!!

    PS: Sabe que há umas melhores que outras...mas todas funcionam ;)


    Porque é nos processos de comutação que a eletrónica mais se desgasta. Por exemplo, um relé tem um tempo médio de vida previsto que é o seu número de comutações. Todos os micro switches sofrem com as comutações, pois elas sempre representam a interrupção da corrente elétrica e o arco produzido provoca esse efeito de desgaste.
    Agora posso imaginar que os fabricantes para pouparem em circuitos de regulação de potência usem a média para executar a regulação de potência da placa, ou seja, se quero o n.º 5 (meia potência), ligo por 2 segundos ao máximo o foco e depois desligo 2 segundos o foco. Será isso?
    Isso me levaria a concluir o porquê da diferença de preço das placas. A minha outra placa (maior) custou 600 euros e esta custou 360 euros. Será? Se isto for verdade, seria importante explicar às pessoas, pois garanto que cozinhando numa e noutra placa como faço, a placa mais cara apresenta um cozinhado mais preciso e não um liga e desliga a cada 2 segundos.
    Obg
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    A minha AEG não liga e desliga. Fica sempre com a potência escolhida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: curioso44
  10.  # 10

    Colocado por: MikeMelgaA minha AEG não liga e desliga. Fica sempre com a potência escolhida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:curioso44


    Pode-me dizer o modelo ou o preço que pagou?
    obrg
  11.  # 11

    Colocado por: curioso44Pode-me dizer o modelo ou o preço que pagou?


    É esta:
    HK894400FG

    Comprei-a pelo ebay há uns 2 anos. Não me recordo do preço exacto.
  12.  # 12

    Heheh...
    Pois, não podem comparar placas de 350€ com placas >600€...E 1000€
  13.  # 13

    Colocado por: curioso44pode-me dizer qual é a marca de sua placa?
    obrg pela resposta.


    Hotpoint/Ariston KIB644CE. É um modelo barato, cerca de 360€ nas grandes superfícies (comprei on-line por menos 50€).
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradascozinhar arroz:
    - Meter a agua a ferver no tacho - meter no 9 ( no meu caso é o máximo).
    - está a ferver, meto o arroz;
    - reduzo para o 5 o restante tempo de cozinhado.
    - Está pronto ou quase pronto, desligo e deixo repousar.

    e umas cebolitas?isso assim parece arroz trinca!-)
    • eu
    • 24 abril 2015

     # 15

    Isso do liga-desliga é normal nas placas de indução mais baratas e não é nenhum problema... se o relé for desenhado para aguentar muitos ciclos, também não há qualquer problema de fiabilidade.

    Aliás, nas placas mais caras, acredite que o circuito de potência também tem que lidar com situações complicadas em termos de fiabilidade. E pelo menos um relé é barato...
    • CrOhN
    • 1 maio 2015 editado

     # 16

    Não vejo que seja de ser "das mais baratas". Tenho 2 placas (portáteis). Uma custou 30, a outra 125eur (1 bico e 2 bicos). Em ambas, quando se regula a potência, a regulação é linear. Não há periodos On-off.

    E é de longe muito mais fiável o controlo de potência ser ao nível eléctrónico. Em vez de relé, a potência é controlada simplesmente modulando a oscilação da placa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: curioso44
  15.  # 17

    O que descobri foi que o IKEA possui 2 fornecedores ( whirpool e eletrolux). Os técnicos de ambas as marcas indicaram que todas as placas fazem on/off constantemente, mas umas são melhores e menos barulhentas que outras.
    Os modelos Folklig (que comprei) e Trevlig são da whirlpool e ambos fazem muito ruído (relé a comutar) além de terem dificuldade em manter uma fervura constante quando a potência está abaixo de 6. O técnico disse que para evitar isso, deve-se no início ligar na potência máxima e depois reduzir. :(
    Nos outros modelos eletrolux, parece que esses problemas não existem, pois o modelo que possuo a 3 anos HÖGVÄRDIG não tem, e o técnico da eletrolux disse que os outros modelos também não tem esses problemas (ruído audível do relé e dificuldade na manutenção de fervura abaixo de potencia 6).
    Só não troquei a placa pois infelizmente ela está com um risco e muito provavelmente o IKEA não receberá o produto.
    Mas estou insatisfeito com esses modelos da whirpool. Por acaso, tenho um frigorífico whirpool e de meu algumas chatices no passado.
    Já agora os modelos da eletrolux tem ajuste de potencia para cada foco em separado, que considero uma mais valia e facilidade de utilização.
    Fica aqui um resumo para que os futuros clientes possam tomar uma melhor decisão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo, maria rodrigues, Sabrina
  16.  # 18

    Colocado por: curioso44Já agora os modelos da eletrolux tem ajuste de potencia para cada foco em separado


    Ah?
  17.  # 19

    Isto aconteceu-me quando comprei a minha placa. Como até então só tinha usado fogões a gás, aquilo para mim era "um bicho de 7 cabeças" :)

    Quase que aposto que deve de estar a usar potências fracas (tipo 3 ou 4 prai...). A sua está a fazer isso porque a placa liga até atingir a temperatura seleccionada. E desliga quando a atinge. Como deve estar a seleccionar uma temperatura baixa, ela está sempre no liga/desliga.

    Faça como diz o FD. Meta no 9 (no meu caso é a potência máxima), até começar a ferver. Depois que estiver a ferver, baixe a potência para uns 5 (depende do caso).Eu por exemplo quando faço arroz, metade do tempo que a panela está na placa, já tenho a potência completamente desligada, pois o arroz acaba de cozinhar / seca só com a própria temperatura residual que ficou...
    obs: a minha placa é da Ariston.
  18.  # 20

    EDIT: Não foi o FD que deu o exemplo. Foi o Pedro Barradas :)
 
0.0212 seg. NEW