Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Sou recente no forum, a minha questao tem a ver com o seguinte:
    Em solteira adequiri (com emprestimo habitaçao) um imovel juntamente com meu Ex.
    as coisas resultaram muito mal mesmo, e o meu ex foi obrigado a sair de casa. Conclusao: o meu ex. Nunca deu 1 centimo para a casa nem nunca quiz retirar-se do emprestimo! Durante 8 anos sempre habitei a casa e ate hoje sempre paguei a casa, vivo com outra pessoa e com meus 2 filhos pequenos, mas ha 10 meses atras o Banco ligou-me e disse: 1/2 do imovel foi a Leilao pelas Finanças ( uma divida do Seu Ex.) e o Banco comprou a 1/2.
    Eu disse logo que queria negociar emprestimo para ficar com totalidade do imovel/emprestimo.
    A Sra. Do banco ligou-me semana passada para eu enviar Declaraçao IRS e 3 ultimos recibos vencimento.. para verem a taxa de Esforço! E assim fiz! Mas a resposta foi esta:

A Sra. Nao possui ordenado suficiente para negociar emprestimo. Vamos ir para Asta Publica!!!! Caiu-me tudo..disse á Sra.: a Sra. Diz que nao tenho condiçoes para pagar o que Pago ha 8 anos sem falhar..e diz-me que minha casa vai a Asta Publica So porque o Banco nao quer negociar Comigo o que negociei ha 8 anos e que desde aí pago!

Por favor alguem me pode dizer o que posso fazer?
    Eu sei que tenho ordenado baixo mas meus pais ha 8 anos que dao metade da renda todos meses como ajuda.faço alguns part-times ( que nao declaro) Mas ganho esses extras! Agora dizem-me isto que me tiram casa porque banco nao quer ficar com 1/2 do imovel.

E eu nunca devi nada Em 8 anos!
    E dizem-me que metem em Asta publica e que (eu cumpridora desde 2007)...fico sem casa! a minha 1/2 nao tem nem dividas ao Banco nem penhoras!

Por favor..ja mandei msg ao meu advogado mas ainda nao obtive resposta.
    • size
    • 26 abril 2015

# 2

O Banco apenas pode vender a 1/2 da casa que adquiriu...o que não será muito fácil conseguir comprador, dada a circunstância de estar a ser habitada por si como legítima proprietária da outra 1/2.
    Concordam com este comentário: flipey
  2.  # 3

Muito obrigada desde ja Size pelo comentario.
    no entanto realmente sempre foi isso que pensei. mas agora o Banco diz-me que eu apesar de ser proprietaria da 1/2 do imovel nada poderei fazer caso mesmo seja apurado que meus pais nao podem ser fiadores da nova "negociaçao" emprestimo.
    ou seja tem sido sempre tudo pago, teem provas disso tudo e meus pais inclusive sempre depositaram valores no descritivo como prestacao da casa e nome deles!
    Habito na casa ha 8 anos! E agora assim friamente dizem-me que com meu vencimento nao é possivel e que se meus pais tambem nao puderem ser fiadores xau xau casa!!!
    Ate porque minha mae por exemplo trabalha em casas e nao declara mas ganha rasoavelmente bem!
    Amanha vou ao banco. Estou nervosa!
  3.  # 4

Colocado por: sopphyferreiranao declara mas ganha rasoavelmente bem!

não diga essas coisas aqui...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sopphyferreira
    • size
    • 26 abril 2015

# 5

Não poderá admitir a situação; xau, xau casa ! e ir para a rua.

Como já referi, o Banco apenas pode colocar à venda a 1/2 da casa, a outra metade é sua e tem o direito em continuar a habitar.

Por muito que lhe custe, o Banco não está obrigado a conceder-se um empréstimo fora das condições objetivas para que seja concedido, uma vez que não consegue fazer prova de rendimentos para garantir a taxa de esforço. Quando assim é, o recurso a fiadores poderia ultrapassar essa situação.

Mas já propôs ao Banco a possibilidade dos seus pais serem seus fiadores, informando-os dos rendimentos que eles possuem ?

É que o Banco também terá todo o interesse em aproveitar a sopphyferreira como potencial compradora da 1/2 da casa em questão, dado que irá ter muita dificuldade que alguém se proponha comprar nas circunstâncias em que a casa se encontra (compropriedade).

Por vezes, o atendimento ao balcão não é o mais correcto...Se lhe complicarem as coisas, talvez solicitar o apoio de um advogado amigo.

O pior cenário que lhe poderá acontecer será o de não conseguir angariar as condições para o emprestimo e nesse caso, quer o Banco, ou possível comprador (dificil) exigirem-lhe uma compensação (renda) mensal respeitante ao usufruto da 1/2 casa que não é de sua propriedade.
  4.  # 6

Obrigado size.
    vou amanha ao banco com Declaracao de Irs dos meus pais e recibos vencimento.
    Vamos ver o que dizem.
    sexta feira disseram que caso eles nao reunissem condiçoes para serem fiadores eu nada poderia fazee. Ia a Asta Publica. E pronto. Porque o Banco nao pode ficar com 1/2. Em copropriedade comigo.

Vamos ver.
    ando nervosa com isto.
  5.  # 7

Colocado por: sopphyferreiraPorque o Banco nao pode ficar com 1/2. Em copropriedade comigo.

Pode. E depois pode obrigá-la a comprar a parte dele ou a vender a sua parte.
    Concordam com este comentário: mmgreg
  6.  # 8

Obrigado Picareta

Sim a ideia era mesmo eu "comprar" parte que banco detem.
    Mas se meus pais nao reunirem condiçoes para ser fiadores?
    Gostava de saber isso? O que poderei fazer para nao perder minha parte visto que pago e sempre paguei e vou pagar Na mesma.
    terei de meter em tribunal?
  7.  # 9

Colocado por: Picareta
    Pode. E depois pode obrigá-la a comprar a parte dele ou a vender a sua parte.

Isto é mesmo possível?
    Já lhe deram aqui bons conselhos, nada como um advogado para melhor estudar a situação. Acima de tudo mantenha a calma.
    Aproveito o seu caso para perguntar se o banco também fica com a obrigação de pagar metade do IMI e do condomínio, sempre tive esta duvida
  8.  # 10

Colocado por: papacurvasse o banco também fica com a obrigação de pagar metade do IMI e do condomínio

Claro que sim. Se é o proprietário de 50%, paga 50% do que lhe for imputado...

Colocado por: papacurvasIsto é mesmo possível?

Claro que é. Basta a um dos proprietários pedir a "divisão de coisa comum"
  9.  # 11

muito obrigado por todos comentarios.
    Realmente tudo isto é cimplicado para mim.
    sra. Do banco inclusive me disse que eu nao teria de assinar nada da minha parte. vendiam a minha tambem e pronto!?

E sao intimidadores!
    ou sim ou sopas!
  10.  # 12

sopphy, eles não podem NUNCA vender a sua parte.

Só podem vender a parte deles e é isso que devem estar a fazer.
    Concordam com este comentário: dacavis
  11.  # 13

Depois do Banco receber o 1/2 tudo foi alterado no Emprestimo. Abaixo vai como esta neste momento, mas o Banco diz que a parte que vendem é 85.000€. Mas Sra. Do Banco disse-me que é 119.000€. Na realidade o que pedem pela minha parte e parte deles.?
    Alguem me sabe explicar sff?

Situação CONTRATADA
    Montante
    Contratado 210.000,00 EUR
    Utilizado 210.000,00 EUR
    Pago 96.122,70 EUR
    Em atraso (aquisiçao) 119.750,72 EUR
    Diferido 63.000,00 EUR
    Percentagem diferida 30,00 %
    Data próxima prestação 16-05-2015
    Prazo
    Contratado 44 ANOS
    Reembolso 44 ANOS
    • size
    • 26 abril 2015

# 14

Colocado por: sopphyferreiramuito obrigado por todos comentarios.
    Realmente tudo isto é cimplicado para mim.
    sra. Do banco inclusive me disse que eu nao teria de assinar nada da minha parte. vendiam a minha tambem e pronto!?

E sao intimidadores!
    ou sim ou sopas!

Perante isso, terá que saber, com rigor, que processo é que o Banco está a implementar;

Será a venda da 1/2 da casa que lhe pertence ?

ou

Será uma ação de divisão da coisa comum ?

Se for esta última, a coisa complica-se, pois, neste caso, será toda a casa colocada à venda, caso nenhum dos comproprietários compre a outra parte.
  12.  # 15

Pois...
    o que sei Size é que a proposta é eu comprar parte que agora pertence ao banco, e se eu nao reunir condicoes financeiras " declaradas" vai a Asta Publica a totalidade!!
  13.  # 16

Mostrar detalhes
    Bom dia D. S......

Pela presente venho informar que a C....g...d está disponível para vender a parte indivisa que é proprietária pelo valor de 85.000,00€.

Este valor é válido até ao dia 30 de maio de 2015.

No seguimento do interesse demonstrado por V. Exa. no sentido de manter o Bem na sua posse, e conforme lhe havia informado em 28.05.2014 (ver mail infra), findas agora as diligências, solicito o envio com a maior brevidade possível, da declaração de IRS e recibos de vencimento ao balcão da C...., sito na Praça de Londres, por forma a permitir analisar a viabilidade da concessão do empréstimo que permitirá solucionar o problema da compropriedade com o Banco X.

Com os melhores cumprimentos.
  14.  # 17

Bom, há aqui qualquer coisa que ainda não entendi, que poderia tentar explicar:
    - Comprou a casa em solteira juntamente com o seu Ex. Chegaram a casar ou mantiveram-se sempre solteiros até ao fim da relação?
    - Quando diz que o seu Ex. nunca deu um cêntimo para o empréstimo, significa que pagou sempre a totalidade da prestação do empréstimo de 210000€?
    - Quando diz que 1/2 da casa foi vendida pelas Finanças, significa que nunca esteve em falta pelo empréstimo ao Banco, correcto? (caso contrário, o banco já teria penhorado a casa ainda antes das Finanças).

Tal e qual como a história está contada, parece-me que o Banco está a tentar fazer negócio com a venda da casa.
  15.  # 18

Obrigado MLopes

A casa foi comprada em solteiros 3 meses antes de casar-mos.

com regime que so o que fosse depois de casados seria de Ambos!

O meu Ex. Nunca pagou nada! Sim, sempre paguei eu a totalidade do emprestimo dos 210.000€.

Metade da casa pertencente ao meu Ex. Foi penhorada pelas Finanças, foi a leilao e o Banco "comprou".

O banco quer vender a 1/2 que agora teem. Mas apesar das provas de 8 anos que sempre paguei tudo.dizem que meus rendimentos nao sao suficientes! Dai dizerem que entao vai a Asta Publica.quer eu queira ou nao!
  16.  # 19

Ok, então tenho razão quando o banco pretende lucrar consigo e com a sua casa. E não me parece de todo correcto.
    Eu explico o meu raciocínio:

- A Sopphy (desculpe abreviar o seu nick, mas é mais fácil de escrever assim) e o seu Ex compraram em solteiros essa casa de 210.000€, isto é, cada um seria responsável por 105.000€, embora os 2 sejam obrigados a pagar a totalidade do empréstimo para acabar com a hipoteca.
    - Significa que cada um tem direito a 1/2 da casa, embora a Sopphy tenha suportado a totalidade do empréstimo até hoje. (Foi um erro, porque o seu Ex ficava logo em maus lençóis e a Sopphy poderia ter a oportunidade de renegociar o empréstimo nessa altura, mas adiante, não quero criticar esta situação)
    - O seu Ex acabou por perder o direito à casa por dívidas às finanças (e tenho quase a certeza que essas dívidas era posteriores à compra da casa, porque caso contrário, dificilmente teriam comprado casa), e somente a 1/2 dele é que responderam por dívidas às finanças. A sua 1/2 esteve sempre segura porque estava em seu nome.
    -Como ninguém quis comprar 1/2 pertencente ao seu Ex (quase ninguém quer, porque raramente se tornam negócios interessantes para quem compra, a não ser para o proprietário da outra 1/2), bastou ao banco apresentar a proposta do valor da hipoteca em falta correspondente à 1/2 do seu Ex e ganhou o leilão.
    - Se o seu Ex entrou em incumprimento com as Finanças após a compra da casa, tenho praticamente a certeza que a hipoteca do banco referente à 1/2 do seu Ex tinha prioridade sobre a dívida das Finanças. É quase sempre assim, excepto quando o Juiz decide em contrário (o que penso ser muito raro).
    - Se essa hipoteca tinha prioridade, logo o Banco recebeu a 1/2 do seu Ex limpinha. Esse banco fez uma proposta no valor da hipoteca, ganhou o leilão, mas não gastou dinheiro porque a hipoteca desse mesmo banco estava à frente/era prioritária à dívida das Finanças. Fiz-me entender?
    - Posso estar a dizer a maior barbaridade, mas é a experiência que tenho das Vendas dos Bens Penhorados pelas Finanças. Tem sido uma forma de os Bancos receberem as casas dos proprietários sem gastarem um tostão. Ou recebem as casas, ou recebem os valores das hipotecas caso o bem seja vendido a um valor superior, sendo a diferença para as Finanças. São os maiores beneficiados disto tudo.

Agora, porque razão digo que o banco quer lucrar às suas custas?
    Apesar de a Sopphy só ter direito a 1/2 da sua casa, continua a pagar uma prestação correspondente às 2 metades da hipoteca, a sua e a do seu Ex.
    Como o banco tomou "posse" da 1/2 correspondente ao seu Ex, a Sopphy só deveria pagar o correspondente à sua 1/2.
    Exemplificando uma hipótese: Paga uma prestação de 500€ referentes às 2 metades da hipoteca. Como o banco tomou posse da 1/2 do seu Ex, significa que só deveria neste momento pagar os 250€ referente à sua metade. A outra parte já pertence ao Banco. A Sopphy deveria exigir uma nova renegociação ao banco do seu próprio empréstimo à habitação, antes de este lhe tentar vender uma nova hipoteca.

Se a Sopphy tiver forma de comprovar como sempre pagou a prestação, através de extractos bancários, de testemunhas, e com um bom advogado poderá tentar impugnar este processo.

Nota: Atenção que não sou advogado, nem nada que se pareça, mas vejo uma grande injustiça por parte dos bancos que nunca querem assumir os riscos.
    Concordam com este comentário: Sabrina
  17.  # 20

Muito obrigado MLopes.
    entendi tudo que me disse.
    amanha vou falar com Advogado e vou tambem ao Banco com documentos dos meus pais para ver se podem see fiadores.
    conforme resposta obtida venho aqui comentar.

Muito obrigada

0.0254 seg. NEW