Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MLopes_Se essa hipoteca tinha prioridade, logo o Banco recebeu a 1/2 do seu Exlimpinha

Anda qualquer confusão de pensamento aqui. O banco compra a metade de um imóvel hipotecado porque essa compra serve de pagamento a uma divida à AT. Assim, a divida à AT fica resolvida e o banco perde esse valor, mas ganha co-propriedade de um imóvel que também é credor da outra metade.
    Assim , o banco recebe o valor da hipoteca na totalidade (a não ser que a dona da metade processe o banco por tal motivo) e se nada ficar resolvido o banco ficará dono da tal metade até ao fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sopphyferreira
  2.  # 2

Colocado por: napenergia

Anda qualquer confusão de pensamento aqui. O banco compra a metade de um imóvel hipotecado porque essa compra serve de pagamento a uma divida à AT. Assim, a divida à AT fica resolvida e o banco perde esse valor, mas ganha co-propriedade de um imóvel que também é credor da outra metade.
    Assim , o banco recebe o valor da hipoteca na totalidade (a não ser que a dona da metade processe o banco por tal motivo) e se nada ficar resolvido o banco ficará dono da tal metade até ao fim.

Errado. A dívida à AT não fica resolvida. Depende da prioridade/hierarquia da dívida.
    Como normalmente as hipotecas das casas são anteriores às dívidas contraídas às finanças, são os bancos a ter prioridade na penhora.
    Dificilmente consegue comprar um imóvel com recurso a crédito bancário, se já tiver dívidas às finanças.

Acho que não percebeu o problema aqui. Vamos exemplificar:

A Sopphy e o EX compraram um imóvel enquanto solteiros, e pediram emprestado ao banco A, sobre garantia da hipoteca do imóvel.
    Como eram solteiros, cada um ficou responsável por metade da hipoteca, de forma independente.
    O Ex ficou com uma dívida às finanças e foi penhorado a sua metade. No leilão, o banco A apenas licitou o valor referente à metade da hipoteca em nome do EX.
    O Banco A ganhou o leilão, como como tinha prioridade na dívida, não teve de colocar dinheiro nenhum. A metade da hipoteca referente ao EX foi limpinha para o Banco A.

Provavelmente, o EX continua com a divida às finanças, porque a AT não deve ter recebido nada da dívida.
  3.  # 3

muito obrigado napenergia

mas nao percebi muito bem.
    o que queria mesmo saber visto que amanha vou ao Banco. É se np caso de nao aceitarem meus pais como fiadores se eu nao posso recorrer de alguma forma ( justiça) para que banco nao venda minha parte? Sempre paguei totalidade da prestacao mensal em 8 anos e continuarei a pagar.

Obrigado
  4.  # 4

E-mail recebido do Banco X no dia que foi vendida 1/2 da casa

Boa tarde D. S....
    >
    >Acuso a recepção do seu mail infra que de imediato mereceu a minha atenção.
    A venda ocorreu hoje pelas 10h30.
    >
    >Só agora obtive resultado da mesma venda, pelo que só agora lhe estou a responder. O ½ do imóvel foi adjudicado ao Banco X, pelo que agora terá maior facilidade de renegociar (que nao sera tao cedo) a sua compra junto do Banco X, atendendo ao facto de este ter sido adquirido livre de ónus e encargos

Isto dia 18-05-2014
  5.  # 5

Sopphy,

Não sei o que poderá fazer para impedir a venda do imóvel.
    O que pode acontecer é o seguinte:
    Quando compraram o imóvel, existiam 2 proponentes, que representava uma taxa de esforço aceitável.
    Apesar de a Sopphy ter assumido as prestações do empréstimo na totalidade, actualmente quando pretender negociar a aquisição do imóvel, a sua taxa de esforço poderá ser demasiado alta para o Banco, porque como disse atrás consegue ter rendimentos de forma não declarada (para o caso, não interessa como).
    No entanto, o banco só irá analisar os seus rendimentos declarados, e será apenas isso que importa.
    O banco pode querer negociar consigo ou não, e mesmo que queira negociar consigo, pode não aceitar os fiadores.

O que eu recomendo é o seguinte:
    - Primeiro, o banco terá de explicar-lhe muito bem que valor está a pagar no seu crédito actual, isto é, se a sua prestação está apenas a pagar a sua parte da hipoteca ou as 2 metades.
    - Caso a prestação seja apenas a sua parte, está correcto e deverá tentar negociar a compra da outra parte.
    - Caso a prestação seja referente às 2 metades da hipoteca (a sua e a do seu EX), deverá consultar o seu advogado se o banco não estará a agir de má fé, porque a metade da hipoteca referente ao seu EX não deveria existir, porque o banco já tomou posse dessa metade livre de ónus ou encargos.
    - Se se confirmar a 2ª situação, e considerando que a venda já foi feita há 1 ano, devia verificar com o advogado se não há matéria para processar o banco por débitos errados.
    - Após verificar a situação acima, deverá verificar qual a disponibilidade do banco para negociar a venda da outra metade, com recurso a fiadores ou não.
    - Deverá consultar o advogado para ver que soluções terá para impedir a venda da casa, ou pelo menos, não sendo possível, tentar estabelecer um preço minimo de venda.

Numa situação extrema, verifique se vale a pena manter a casa, isto é, caso não consiga resolver a situação a bem, e considerando o valor já amortizado do empréstimo (pelo que percebi já amortizou 96000 euros), verifique se, vendendo a casa seja ao banco ou em hasta pública, conseguia comprar outra com o dinheiro da venda desta, ou com um novo crédito bancário. Provavelmente o esforço seria menor, e livrava-se de um monte de chatices...
  6.  # 6

E já agora para justificar a minha resposta ao user napenergia: http://www.dinheirovivo.pt/Imprimir.aspx?content_id=3920616

Ler com atenção os 2 últimos parágrafos.
  7.  # 7

Muito obrigada Mlopes

Acho que banco me ta a querer enrolar.
    amanha antes de ir vou falar com advogado.

Desde que a venda foi feita sempre foi cobrada a totalidade da Prestacao (100%).

A venda vai fazer proximo mes 1 ano.

Disseram-me num e-mail que so agora fizeram amortizacao no emprestimo porque so agora nigligencias ficaram concluidas com Finanças.

O que é certo é que desde esse dia nao me estao a cobrar prestaçao propriamente dita. Dia 15 fiz respectivo deposito ( sempre a mais que a prestaçao) que so cai ao 16 de cada mes, mas no dia 15 cobraram-me totalidade do deposito. Confrontei o banco e a sra. Disse-me que enquanto nao for ou for aceite renegociacao comigo tudo que entrar na conta é abatido aos 119.000€.
  8.  # 8

Considerando que a Sopphy tem metade da casa, não deveria ter tido prioridade na compra da outra metade?
  9.  # 9

Sim mmgreg

Por isso me comunicaram para renegociar e ficar com parte do meu Ex.

Como declaradamente meus rendimentos nao sao suficientes.. vou hoje tentar que meus pais sejam fiadores.

Obrigado
  10.  # 10

Colocado por: sopphyferreira
    Situação CONTRATADA
    Montante
    Contratado 210.000,00 EUR
    Utilizado 210.000,00 EUR
    Pago 96.122,70 EUR
    Em atraso (aquisiçao) 119.750,72 EUR
    Diferido 63.000,00 EUR
    Percentagem diferida 30,00 %
    Data próxima prestação 16-05-2015
    Prazo
    Contratado 44 ANOS
    Reembolso 44 ANOS

tem aqui um belo 31. Tem um empréstimo a 44 anos, provavelmente foi o prazo maior que na altura a sua idade e a idade do seu ex permitiu. Ou seja, depois de se reformar ainda tem um belo par de anos a pagar pela casa, sabendo que na altura da reforma os nossos rendimentos caem bastante, e depois no fim de 44 anos ainda fica a dever 63.000€ ao banco. Vai conseguir com 70 ou 75 anos ter este dinheiro para pagar o que falta da casa? é que nessa altura nenhum banco lhe vai emprestar esse valor. A menos que tenha depois um filho que assuma essa parte, vai andar a vida toda a pagar pela casa para depois no fim o banco ficar com ela.

Pelo valor já pago do emprestimo, deduzo que foi feito na altura em que os créditos habitação eram só facilidades.

Pode parecer um pouco radical, mas eu saia fora deste emprestimo. Preferia perder já a casa do que andar a vida toda a dar dinheiro ao banco por uma coisa que provavelmente nunca seria minha.
  11.  # 11

Pois...
    fui ao banco! Gerente super arrogante!
    Conclusao: minha parte esta vencida!! Nem percebi bem pk!
    Deixei de ter prestacoes e tudo que entrar na conta é cobrado com juros de mora!
    Desde venda da casa sempre cobraram totalidade da prestaçao. Nao devolveram os 10 meses cobrados em dobro!
    Tambem me dizem que pela minha parte devo 119000€ ( a casa foi 210.000, 8 anos a pagar e sendo que metade daria 105.000€ e agora 8 anos depois minha parte 119 mil. Depois com os 85.000 pedidos pela outra parte totaliza 205,000€)

Tambem que spread vai alterar caso seja tudo aceite e passaria a pagar mais do dobro do que ja pagava!!!

O banco ta-me querer enrolar nao esta?

Ja falei com meu advogado que disse logo para se marcar uma reuniao.
  12.  # 12

Colocado por: sopphyferreiraPois...

Ja falei com meu advogado que disse logo para se marcar uma reuniao.

a melhor coisa que voce disse e pensou até agora!
  13.  # 13

Ameace com uma queixa ao Banco de Portugal e que vai para a TV expôr o seu caso.

Se isso a situação é como descreve parece-me que há muita má-fé pela parte do banco.
    Concordam com este comentário: mmgreg
  14.  # 14

sem duvida!!
    Com advogado ja falei e vai ir ao Banco comigo!
    Assim nao pode ficar!!
    Vou fazer queixa no Banco Portugal!

Sempre paguei tudo em 8 anos!
    E agora agem assim!?!
  15.  # 15

eu nao sei nem como voce está a agir nem como o banco está a agir..... ou até como o banco agiu!

tambem nao sei o que é que o advogado vai fazer ao banco... isso quer é tudo por escrito!
    Concordam com este comentário: mmgreg, sopphyferreira
  16.  # 16

que grande confusão!!!
  17.  # 17

O banco esta-me simplesmente a dificultar a renegociacao do rmprestimo que ja foi feito ha 8 anos. Como foi adequirido como copropriedade eu e meu EX. E como nos separamos 3 meses depois sem que ele nunca quisesse sair desse emprestimo. Porque lhe convinha visto que penhoras de dividas dele passaram a cair todas na 1/2 de que era detentor, chegou a uma altura que foi a leilao essa parte e o Banco comprou! Isto em Maio do ano passado!
    Continuaram entretanto sempre a cobrar a prestacao mensal na totalidade, apesar do Banco ser "dono" de metade, e como se nao bastasse agora que ja podem renegociar comigo dizem que eu sozinha nao posso suportar! Mas que poderao ver se meus pais podem ser fiadores! Se nao der, vao com casa toda a Hasta Publica!
    Mais... neste momento deram a minha parte do emprestimo como vencida!! E todo dinheiro que colocar na conta é para abater no emprestimo "vencido" e com Juros de Mora!?
    Para alem de que nao me devolveram a metade de todos estes 11 meses que me cobraram por algo que pertence a eles, Banco!
    Ainda por cima em 8 anos eu ja tinha abatido no emprestimo cerca de 40 mil euros. Emprestimo esse de 210.000€. E agora estao-me a dizer que da minha parte esta vencido 119.000€. Ora se metade dos 210.000 da 105.000 e ja passaram 8 anos a pagar porque que agora esta vencido 119.000 (mais 14.000 que a minha netade!!!!) Ainda me querem mais 85.000 pela parte que banco tem! Totalizando 119.750 + 85.000= da quase 205.000 ( 8 anos depois)...
  18.  # 18

Sera plausivel meter uma accao em tribunal??
    Com tantas dificuldades e dinheiro que me estao a levar a mais!!

Obrigado a todos pelos comentarios tem sido de facto muito importantes para mim
  19.  # 19

Colocado por: sopphyferreiraSera plausivel meter uma accao em tribunal??

20.  # 20

Colocado por: sopphyferreiraSera plausivel meter uma accao em tribunal??

Com acção ou sem acção em tribunal, uma coisa é certa, precisa de se ir aconselhar com um advogado dessa área para saber o que pode ser feito e o que não pode ser feito. É um pouco do senso comum que se o empréstimo era partilhado logo não era da sua responsabilidade pagar a parte do seu ex, se pagou é espectável que o banco devolva o dinheiro com juros. Lá está é espectável, mas os contractos tem muitas letras miudinhas.

Pegue no contracto que assinou com o banco e consulte um advogado, vai pagar 50€ ou 60€, mas fica logo a saber os próximo passos que pode dar.

E já agora, venha depois aqui informar os desenvolvimentos.

0.0171 seg. NEW