sendo novo neste fórum peço desde já desculpa por alguma ignorância da minha parte em termos técnicos. estou em vias de adquirir uma moradia de 2 piso em que as lajes são em vigoras com abobadada. a minha dúvida reside no facto de no r/c já existir uma parede que foi demolida. a laje tem 6mt x 5mt e as vigoras estão colocadas no sentido mais curto (5mt). a parede demolida estava a 1,5mt perpendicular às vigoras e em toda a extensão dos 6mt. notar que no 1piso existe uma parede exatamente no mesmo sitio só que ainda lá está. terei que reconstruir esta parede do r/c ou poderei deixar a sala mais ampla sem ela? agradeço os comentários pois estou de pé atrás com esta parede.
Erro comum. Só verificando que tipo de laje de vigotas tem. no entanto se quiser prevenir é colocar um perfil de aço junto ao teto de uma ponta...e fazer um caixote em pladur
Boas, Arranjei as plantas bem como o que julgo ser o desenho esquemático das lajes. A parede que foi mandada abaixo é a que limita a sala de jantar na laje L4.
Não, só fiquei preocupado pois pensei ser uma parede estrutural visto no piso superior existir ainda uma parede no mesmo sitio igual. Não sendo estrutural não necessito de reforçar a laje? Agradeço o comentário
a laje só tem uma vigota? ou tem sempre 2 vigotas juntas? se só tiver uma vigota apesar de a laje não estar a descarregar diretamente na parede, a parede que retirou era o sustento da parede do primeiro andar, que neste caso ficou a transmitir a sua carga diretamente na laje, uma parede interior pesa uns 150 por metro linear, o que se for para uma laje com uma só vigota e com esse vão poderá ocorrer fendilhação na laje, se verificar isso aconselho a reforçar.
Boa tarde, Agradeço os comentários anteriores. Finalmente achei os desenhos e cálculos da laje em questão. Anexo fotos. Laje em causa é a L4 Agradeço comentários pois não tenho ideia do que fazer.