Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

sendo novo neste fórum peço desde já desculpa por alguma ignorância da minha parte em termos técnicos.
    estou em vias de adquirir uma moradia de 2 piso em que as lajes são em vigoras com abobadada.
    a minha dúvida reside no facto de no r/c já existir uma parede que foi demolida. a laje tem 6mt x 5mt e as vigoras estão colocadas no sentido mais curto (5mt). a parede demolida estava a 1,5mt perpendicular às vigoras e em toda a extensão dos 6mt. notar que no 1piso existe uma parede exatamente no mesmo sitio só que ainda lá está. terei que reconstruir esta parede do r/c ou poderei deixar a sala mais ampla sem ela?
    agradeço os comentários pois estou de pé atrás com esta parede.
  2.  # 2

Erro comum. Só verificando que tipo de laje de vigotas tem. no entanto se quiser prevenir é colocar um perfil de aço junto ao teto de uma ponta...e fazer um caixote em pladur
  3.  # 3

Obrigado pelo comentário, vou tentar saber qual o tipo/constituição da laje e depois coloco aqui.
  4.  # 4

Boas,
    Arranjei as plantas bem como o que julgo ser o desenho esquemático das lajes.
    A parede que foi mandada abaixo é a que limita a sala de jantar na laje L4.
      IMG_0086.JPG
  5.  # 5

Planta r/c
      IMG_0089.JPG
  6.  # 6

Planta 1 andar. Casa construída em 1990.
      IMG_0090.JPG
    • DM
    • 27 abril 2015

# 7

Trata-se de uma estrutura em portico viga/pilar, a parede não era estrutural...
    Encontra algum tipo de fendas na parede do piso superior?
  7.  # 8

Não, só fiquei preocupado pois pensei ser uma parede estrutural visto no piso superior existir ainda uma parede no mesmo sitio igual.
    Não sendo estrutural não necessito de reforçar a laje?
    Agradeço o comentário
    • DM
    • 27 abril 2015

# 9

não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoSuare
  8.  # 10

Muito obrigado, fico bem mais descansado, estou a dar inicio à remodelação da casa.
  9.  # 11

a laje só tem uma vigota? ou tem sempre 2 vigotas juntas? se só tiver uma vigota apesar de a laje não estar a descarregar diretamente na parede, a parede que retirou era o sustento da parede do primeiro andar, que neste caso ficou a transmitir a sua carga diretamente na laje, uma parede interior pesa uns 150 por metro linear, o que se for para uma laje com uma só vigota e com esse vão poderá ocorrer fendilhação na laje, se verificar isso aconselho a reforçar.
  10.  # 12

Agradeço o conselho vou tentar saber que constituição tem a laje sei que é julgo ser a marca Prémolde.
    Obrigado
  11.  # 13

Boa tarde,
    Agradeço os comentários anteriores. Finalmente achei os desenhos e cálculos da laje em questão. Anexo fotos. Laje em causa é a L4
    Agradeço comentários pois não tenho ideia do que fazer.
      image11.jpg
  12.  # 14

Mais uma
      image13.jpg
  13.  # 15

Foto das fundações
      image14.jpg
  14.  # 16

Desde que não tenham mexido no pilar não há problema nenhum

0.0184 seg. NEW