Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vou comprar um imóvel com o meu namorado. Já assinámos o contrato promessa com as assinaturas reconhecidas no notário, e agora só falta a última parte.

Decidimos pagar a casa a meias, e pagar o empréstimo a meias. O meu receio é que se lhe suceder alguma coisa, por ser apenas meu namorado e não meu marido, eu perco metade da casa para o herdeiro dele, o seu pai, que sempre foi contra eu comprar uma casa a meias com o seu filho (porque já tenho uma minha que arrendo e uso como fonte de rendimento).

(Explicação dos meus receios e que não interessa para a pergunta, caso haja alguma pergunta sobre o porquê dos meus receios. Não leiam se se estiverem a borrifar para isso):
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    O seu pai queria que ele comprasse uma casa nos arredores, barata, e que se eu quisesse ir viver com ele, ia, e ajudava a pagar as despesas. Eu pelo contrário, achei que ele não tinha nada com o assunto, e que juntos podiamos comprar uma casa melhor, num local melhor, e que dessa forma não andava a pagar uma casa que nunca me pretenceria. O meu namorado concordou, e foi o que fizémos.

Esta atitude leva-me a crêr que caso o meu namorado morra, o seu pai ia querer ficar com a metade da casa do filho. O facto de estarmos a viver numa casa da minha família com o meu recheio durante mais de seis anos e que sustentei o filho dele durante o seu final de estudos para nada contaria. Felizmente do meu lado da família esse tipo de ideias não existe, e caso eu morra, sabem que a casa é para ele. Vivemos como casal há quase sete anos em perfeita harmonia.
    _---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Voltando ao assunto:

Disseram-me que posso no momento da escritura, fazer um testamento em como ele ficaria com a minha parte caso eu morresse, e ele o mesmo, mas não encontrei nada até agora que confirma a existência dessa possibilidade.

A única certeza que tenho é que posso fazer um testamento em como passo até 1/3 dos meus bens a quem eu quiser.

A minha questão é: sabem se essa hipótese de garantir que cada um fica com a outra metade da casa na eventualidade de morte do outro é verdadeira?

Muito obrigada pela vossa atenção,

AC
  2.  # 2

Eu conhecendo tantos casais casados de fresco e que agora divorciaram,com problemas devido ao credito e partilhas,depois de ler nem sei como ainda se vai meter num crédito sem se casar e com essas dúvidas,a minimaa faísca vai ser uma dor de cabeça as partilhas!
    • tnjp
    • 27 abril 2015

# 3

Em vez de assinar um papel com o título "testamento" assine outro onde diz "casamento". Resolve o seu problema e basta assinar um papel...
    Concordam com este comentário: FD, Pedro Barradas, eu, JPN761
  3.  # 4

Boa tarde Ana,

Pode fazer uma escritura repartida.
    Na escritura pode determinar a percentagem para cada um dos proprietários, neste caso, 50/50.

Em caso de óbito, a sua percentagem vai para o seu descendente/herdeiro.

Vai pagar mais na escritura pois é como se estivesse a fazer 2 escrituras mas assim determina a percentagem para cada um e evita os problemas no futuro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana M C C
  4.  # 5

estão a começar vida agora? se sim, não comprem já casa. É um passo muito importante.

aluguem uma casa, se já estiver mobilada melhor, se daqui a uns anos ainda acharem que a relação está sólida, comprem então casa.

um crédito habitação (salvo algumas excepções) é um compromisso para a vida toda, mas à muito tempo que as relações o deixaram de ser.
  5.  # 6

Colocado por: Ana M C Ccaso o meu namorado morra, o seu pai ia querer ficar com a metade da casa do filho
    Não fica para o filho do seu namorado?
    • SCMS
    • 27 abril 2015 editado

# 7

Olá Ana,

Parece-me que de acordo com o que descreve podem sempre optar por oficializar uma união de facto (Têm de ter a mesma morada fiscal a mais de dois anos).

Em caso de união de facto, a situação que descreve está prevista, pode por exemplo ler-se aqui: http://saldopositivo.cgd.pt/10-perguntas-e-respostas-sobre-unioes-de-facto/
    Concordam com este comentário: Toino
    • eu
    • 27 abril 2015

# 8

Colocado por: pauloagsantosum crédito habitação (salvo algumas excepções) é um compromisso para a vida toda, mas à muito tempo que as relações o deixaram de ser.

Uma grande verdade...

A ligação ao banco é mais sólida que a(o) companheiro(a). E por vezes há também uma relação sexual com o banco, pois somos bem f0di--- pelo banco...
    Concordam com este comentário: JPN761
  6.  # 9

Colocado por: eu
    Uma grande verdade...

A ligação ao banco é mais sólida que a(o) companheiro(a). E por vezes há também uma relação sexual com o banco, pois somos bem f0di--- pelo banco...

pelos vistos sao mesmo bem fu..... porque a malta nao se cansa e sempre que lhe apetece volta la, para mais um round! =D
  7.  # 10

Colocado por: pauloagsantosestão a começar vida agora?

Colocado por: Ana M C CVivemos como casal há quase sete anos em perfeita harmonia
    • SCMS
    • 27 abril 2015 editado

# 11

Ana, aqui tem um exemplo do que pode acontecer e ser decidido em tribunal na vossa situação:

Direitos a imóveis.
  8.  # 12

Colocado por: tnjpEm vez de assinar um papel com o título "testamento" assine outro onde diz "casamento". Resolve o seu problema e basta assinar um papel...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,eu

Sim, caso isto não se resolva de mais nenhuma forma já falámos sobre casar. Obrigada ;)

Colocado por: fcouceloBoa tarde Ana,

Pode fazer uma escritura repartida.
    Na escritura pode determinar a percentagem para cada um dos proprietários, neste caso, 50/50.

Em caso de óbito, a sua percentagem vai para o seu descendente/herdeiro.

Vai pagar mais na escritura pois é como se estivesse a fazer 2 escrituras mas assim determina a percentagem para cada um e evita os problemas no futuro.

Pois,isso será feito de certeza absoluta, a parte dos 50/50. Não sabia que ficava mais caro por ser assim! Obrigada pelo aviso!

Colocado por: pauloagsantosestão a começar vida agora? se sim, não comprem já casa. É um passo muito importante.

aluguem uma casa, se já estiver mobilada melhor, se daqui a uns anos ainda acharem que a relação está sólida, comprem então casa.

um crédito habitação (salvo algumas excepções) é um compromisso para a vida toda, mas à muito tempo que as relações o deixaram de ser.

Não, já estamos a viver juntos faz quase sete anos e até à data nunca tive uma relação que tivesse corrido tão bem, e todos os dias acho estranho como é que duas pessoas se dão tão bem em comparação com relações prévias e com relações de quem me é mais próximo. Comprar casa a pagar menos de 300 euros ao banco por mês é muito mais aliciante do que pagar 900 de renda por mês pela mesma casa. O risco de separação até à data parece-me ser mínimo (e eu sempre vivi numa família de divorciados, até os avós :/ ).

Colocado por: bel99Não fica para o filho do seu namorado?

Se ele tivesse filho ;). Vamos começar a tratar dessa parte em breve.

Colocado por: SCMSOlá Ana,

Parece-me que de acordo com o que descreve podem sempre optar por oficializar uma união de facto (Têm de ter a mesma morada fiscal a mais de dois anos).

Em caso de união de facto, a situação que descreve está prevista, pode por exemplo ler-se aqui:

Muito obrigada, vou ver isso. Tenho um documento passado pela Junta a dizer que estamos em união de facto, mas as nossas moradas fiscais nunca foram as mesmas :(
  9.  # 13

Colocado por: bel99Comprar casa a pagar menos de 300 euros ao banco por mês é muito mais aliciante do que pagar 900 de renda por mês pela mesma casa

sem dúvida que sim, mas a casa que compra ao banco por 300€ mes não é a mesma que paga uma renda de 900€. A menos que tenha um bom pé de meia para dar de entrada.

Se vivem à 7 anos sem problema, formalizem a união de facto que já fica salvaguardada. e depois se estão a pensar em ter filhos, o seu "sogro" nunca irá receber nada, apenas o seu filho.
  10.  # 14

Colocado por: SCMSAna, aqui tem um exemplo do que pode acontecer e ser decidido em tribunal na vossa situação:

Direitos a imóveis.

Bem, com o facto de termos o papel da união de facto mas não termos a mesma morada fiscal, cheira-me mesmo a casamento.

Obrigada pelo exemplo, que experiência mais desagradável :(
    • tnjp
    • 27 abril 2015

# 15

Se ele tivesse filho ;). Vamos começar a tratar dessa parte em breve.

Sempre pode ir por este caminho!
  11.  # 16

Colocado por: pauloagsantos

sem dúvida que sim, mas a casa que compra ao banco por 300€ mes não é a mesma que paga uma renda de 900€. A menos que tenha um bom pé de meia para dar de entrada.

Se vivem à 7 anos sem problema, formalizem a união de facto que já fica salvaguardada. e depois se estão a pensar em ter filhos, o seu "sogro" nunca irá receber nada, apenas o seu filho.

Pois, essa parte do bom pé de meia é o nosso caso, porque juntámos as nossas duas poupanças. Pedimos metade do valor do empréstimo. Sei que a casa que vamos comprar valeria uns 900/mês de renda porque estivémos a pensar em a colocar no mercado de arendamento a fim a pagarmos tudo em pouco tempo.

Se como dizem a união de facto leva dois anos a formalizar, por ser necessário ter a mesma morada fiscal há dois anos, o meu papelito da Junta que diz que estamos em união de facto de nada serve (ele sempre manteve a morada fiscal dos tempos em que vivia com o pai) então espero que um bebé apareça antes, até porque o relógio biológico está a tocar... ou mesmo mais rápido é o casamento (só acho triste 'ter de me casar' por motivos legais, mas pronto, que se lixe o romantismo).
    • SCMS
    • 27 abril 2015

# 17

Façam um bébé!
    O país também agradece! =)
    Concordam com este comentário: eu
    • tnjp
    • 27 abril 2015

# 18

Se como dizem a união de facto leva dois anos a formalizar, por ser necessário ter a mesma morada fiscal há dois anos, o meu papelito da Junta que diz que estamos em união de facto de nada serve (ele sempre manteve a morada fiscal dos tempos em que vivia com o pai) então espero que um bebé apareça antes, até porque o relógio biológico está a tocar... ou mesmo mais rápido é o casamento (só acho triste 'ter de me casar' por motivos legais, mas pronto, que se lixe o romantismo).

Essa questão dos dois anos com a mesma morada fiscal é um requisito para termos fiscais (entrega da declaração de IRS juntamente, por exemplo), não sei se para outras situações será assim também.
    A questão do casamento... se vive já com o seu namorado há sete anos penso que a maior parte do romantismo já passou! É como eu disse, o casamento é apenas assinar um papel. O romantismo normalmente está associado à cerimónia religiosa, à festa, etc... e isso pode ficar para outra altura. (estou na mesma situação que a sua, só que ainda não penso em comprar casa. Quando chegar a altura e caso ocorra um azar com um de nós, já temos uma herdeira para "tomar conta de tudo" :) )
  12.  # 19

Colocado por: tnjp

Essa questão dos dois anos com a mesma morada fiscal é um requisito para termos fiscais (entrega da declaração de IRS juntamente, por exemplo), não sei se para outras situações será assim também.
    A questão do casamento... se vive já com o seu namorado há sete anos penso que a maior parte do romantismo já passou! É como eu disse, o casamento é apenas assinar um papel. O romantismo normalmente está associado à cerimónia religiosa, à festa, etc... e isso pode ficar para outra altura. (estou na mesma situação que a sua, só que ainda não penso em comprar casa. Quando chegar a altura e caso ocorra um azar com um de nós, já temos uma herdeira para "tomar conta de tudo" :) )

Haha boa! Parabéns pela pequenita.

O 'romantismo' era mais ele pedir-me em casamento e não "arrrgh vamos casar depressa porque pode haver %$#&@”. Nunca gostei de casamentos e sempre achei que se me casar não ia querer festa com outras pessoas (ai a minha mãe se ler isto). Quanto muito era uma lua de mel num sítio porreiro.

Quanto à parte da morada fiscal talvez ser apenas necessária para assuntos fiscais, era bom que assim fosse! A ver se descubro como é.
  13.  # 20

Colocado por: Ana M C Ce que sustentei o filho dele durante o seu final de estudos para nada contaria
    Tinha percebido mal esta frase...
    Casem e fica o assunto arrumado.

0.0258 seg. NEW