Venho desta forma procurar informação ou conselhos sobre o que poderei fazer.
Vivo num T1 antigo (45m2) semi mobilado e com cozinha equipada, na freguesia de Santo António e pago 500 euros de renda.
Arrendo este imóvel há mais de 2 anos e tenho um problema desde o ano passado (6 de Abril 20014), de humidade nas paredes e no tecto. Entretanto, até hoje a senhoria sempre adiou a resolução apontando para a responsabilidade do condomínio e diz também que está para breve a adjudicação da obra. Esta é uma questão que gostaria de esclarecer, sobre o que eu poderei fazer para acelerar o processo.
Todavia, durante este período o imóvel esteve á venda e eu sempre me disponibilizei a mostrar o mesmo a interessados durante estes dois anos, uma média de 2 visitas por semana, ás quais eu nunca coloquei entraves, nem necessidades de carta registada para marcação com período de antecedência, sempre a bem do relacionamento com a senhoria.
Esta semana, foi-me comunicado que o imóvel foi finalmente vendido, por telefone e nada mais.
Eu já tinha enviado um email, antes disso, á minha senhoria por causa de um extrator que avariou na cozinha entre outras pequenas bricolages, ao qual ela enviou um técnico de reparação de bricolages, que lhe disse supondo, que o extrator poderia ter-se estragado por falta de limpeza. Eu esclareci disse que o extrator era limpo no máximo de 2 em 2 meses e que estava com uma concentração de gordura no deposito pois já não funciona à umas semanas.
Primeiro, a senhoria indicou que não iria repor o equipamento por mau uso do mesmo, ao que eu respondi que caso fosse um técnico qualificado eu aceitaria mas como eu tenho a certeza que não foi mau uso e que o técnico estava apenas a "tentar resolver o assunto", pois não fez qualquer teste nem tinha competências para reparações de electrodomesticos, disse que eu iria comprar um novo e descontaria ao valor de renda, como é meu direito.
Entretanto, a resposta da senhoria foi de que eu poderia comprar o equipamento e de seguida ela me faria uma transferência do valor mas que a renda deveria ser paga na totalidade à nova senhoria (que eu não conheço, nem tenho qualquer contacto quanto mais NIB). Hoje, quando liguei a água quente, o esquentador deu uma explosão bastante grande, desliguei-o, esperei uns 10 minutos, quando liguei a água quente a explosão foi maior e vi chama azul a sair por baixo do mesmo. De seguida desliguei o Gás e tentei entrar em contacto com a senhoria para resolvermos esta questão.
Quando consegui que me respondesse (por sms) indicou que a obrigação seria da nova senhoria mas que não tinha o seu contacto para me facultar.
Ora bem, eu tenho um caso grave e urgente para resolver num equipamento básico para a habitação e neste momento parece que tenho "duas senhorias" mas nenhuma com responsabilidades ou obrigações. Ainda por cima hoje é feriado e tenho um fim de semana pela frente onde não posso utilizar o esquentador.