Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Tenho um móvel antigo, em cerejeira e penso que envernizado.

Tem algumas pequenas rachadelas em zonas de junção (em 3 painéis grandes)

Já andei a ler umas coisas... Mas gostava da opinião de quem sabe!

Devo lixar ou decapar?
    Pensei em lixar com 120 com máquina de lixar e depois 180 manual.... Ou tudo à Máquina ? Orbital ou rotativa?

Depois com massa encher as falhas... Ou ha outra forma de reparar Os encaixes da madeira?

No final de tudo lixado, envernizar com verniz incolor 2 demãos

Mas ja li... Palha de aço para polir, encerar... Etc

Obrigado
    • SVM
    • 3 maio 2015

# 2

Coloque uma foto do móvel...
    Depende Do resultado final que queira...
    Eu gosto muito de resina de poliester e verniz de poliuretano... mas isso sou eu...
  2.  # 3

Bom dia, cá ficam 2 fotos que fiz com o tlm:

mov1

mov2
  3.  # 4

isso parece-me ser de produção em série com aglomerado folheado. talvez anos 70.
    para remover o verniz pode tentar usar decapante e um raspador. termine com lixa 220 ou mais fina se quiser um acabamento super liso. não abusar da lixa
    obviamente pq isso é folheado. a usar máquina deve optar por uma lixadora excentrica ou vibratória. a excentrica é mais eficaz.

se as fissuras forem muito pequenas pode utilizar o pó resultante da lixagem com um pouco de cola para as preencher. depois lixe bem. atenção: se deixar residuos de cola eles vao notar-se depois do acabamento.
    se as fissuras forem maiores, é melhor nao mexer pq a emenda vai ficar pior. o ideal seria aplicar folha nova, mas não me parece que valha a pena nesse móvel

qto ao acabamento. eu utilizaria óleo de linhaça e cera. se optar por aplicação de verniz sintético o ideal seria fazê-lo a pistola, senão ficam sempre a notar-se as marcas da aplicação da trincha. além disso os vernizes são mais dificeis de reparar: há que remover tudo mesmo que queira rectificar uma pequena área.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  4.  # 5

Bom dia

Quer pelo peso quer pela zona de encaixes da madeira... não me parece folheado... mas como pouco percebo.... que zonas poderei fotografar em pormenor para que possa dissipar as minhas dúvidas?

Para retirar o verniz não pode ser apenas por ação mecânica, apenas com a lixa? sem usar decapante?

Lixadoras tenho acesso às triangulares para cantos e a uma que é de "folhas" redondas, penso ser rotativa e tb excêntrica...

quanto aplicar verniz, eu tenho compressor e pistola de pintar (das baratas dos kits de ar comprimido), mas nunca pintei à pistola.... se calhar não vai ficar decente!? estava a pensar usar rolo (daqueles pequenos), será que fica mal?

desculpem esta questões todas, mas é a primeira vez que me meto nisto, e comprei aquilo usado para tentar recuperar... e não quero ficar muito mal visto lá em casa!!!!
  5.  # 6

Colocado por: ftomasBom dia

Quer pelo peso quer pela zona de encaixes da madeira... não me parece folheado... mas como pouco percebo.... que zonas poderei fotografar em pormenor para que possa dissipar as minhas dúvidas?

as fissuras que vejo são as assinaladas a seguir:

Para retirar o verniz não pode ser apenas por ação mecânica, apenas com a lixa? sem usar decapante?

para aplicar um acabamento. em especial de poro aberto como o óleo/cera que sugeri, é necessário não haver quaisquer residuos de verniz e por
    isso a decapagem é preferível pq quando se usa apenas lixa é mais dificil verificar se o verniz foi de facto removido.

quanto aplicar verniz, eu tenho compressor e pistola de pintar (das baratas dos kits de ar comprimido), mas nunca pintei à pistola.... se calhar não vai ficar decente!? estava a pensar usar rolo (daqueles pequenos), será que fica mal?

qto à pistola penso que acabou de responder à sua própria dúvida. o rolo dá bom acabamento mas fica sempre ligeiramente texturado, geralmente é apenas usado na aplicação de esmaltes, nao sei se é isso que pretende. pode sempre testar numa peça à parte.
  6.  # 7

Ando à procura de um móvel semelhante a esse para restaurar.... sendo que esse é de madeira maciça....

O meu restauro vai ser para pintar de branco e de outra cor.....

cada vez mais as pessoas utilizam esses moveis antigos para lhes dar uma nova vida... na net há muitos vídeos com técnicas para a sua reutilização...
  7.  # 8

Gazebo, as fissuras são onde indicas... são é de uma ponta à outra.

Se eu optar pelo acabamento em verniz, já não haverá tanto problema em ficar algum verniz velho?? sendo por decapante ou por lixagem (se calhar pelas duas).. parece não ser fácil que o verniz saia todo... principalmente por dentro do móvel.
    Têm a ideia da quantidade de decapante e verniz necessário para aquele móvel? 1.20m de altura e 1 m de largura.

costa3333, a minha ideia é ver como sai... e como gosto de bricolage e de aprender, será um bom desafio. No meu caso não queria pintar, gosto mais da madeira natural envernizada, é preciso é que fique bem...
  8.  # 9

Boa noite

PRIMEIRA FASE

1 - Tempo seco e móvel à sombra e em local arejado;
    2 - Um balde com água e uma esponja para ir molhando o móvel.
    3 - Com um esfregão de aço ou lixa de água ir retirando o verniz, passando sempre no sentido dos veios da madeira.
    4 - Deixar secar bem toda a madeira.

SEGUNDA FASE

Para o acabamento em verniz:
    1 - Aplicar tapa poros.
    Para as fissuras fazer uma pasta de tapa poros e pó de madeira. ( também há pasta já feita em bisnagas ).
    2 - Lixar com lixa 220.
    3 - Aplicar verniz à trincha, sem deixar escorrer.
    4 - Deixar secar bem e lixar de novo.
    5 - Aplicar nova camada de verniz e deixar secar.
    6 - Esfregar com palha de aço fina, no sentido dos veios de madeira.
    7 - Aplicar uma última camada de verniz com uma boneca ( bola de pano de algodão ).

Notas:
    Investir em boas trinchas e pinceis de pelo de marta, ou pelo sintético do mesmo género, ( à venda nas lojas de artigos de belas artes )
    Usar o verniz bem diluído e nunca deixar escorrer.
    Dever retirar toda a ferragem previamente.
    Se não quiser ter esse trabalho todo, decape, lave, seque e aplique duas ou três camadas de cera.
    Espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário: SVM
  9.  # 10

Colocado por: ftomasGazebo, as fissuras são onde indicas... são é de uma ponta à outra.

a da 2a foto (na lateral do móvel) é quase de certeza uma falha no folheado onde se juntam 2 folhas. não há muito a fazer na minha opinião. qq tentativa de preenchimento da fissura com massa não ficará com a mesma cor e irá notar-se mais (além da cor se alterar com o tempo)

na 1a foto nao consigo visualizar bem. poderão ser peças maciças coladas pq a moldura tb está rachada mas tenho as minhas dúvidas. pode dizer-me como "corre" o veio dessa moldura?
    se for o caso de ser maciço, o restauro passaria por descolar as peças e facejá-las novamente por ex com uma plaina manual e recolá-las. mas é trabalho complicado para ficar bem se nunca executou.

Se eu optar pelo acabamento em verniz, já não haverá tanto problema em ficar algum verniz velho??

se a camada de verniz velho for muito pouco espessa e estiver em boas condiçoes não.

sendo por decapante ou por lixagem (se calhar pelas duas).. parece não ser fácil que o verniz saia todo... principalmente por dentro do móvel.

pois esse é o problema dos vernizes. a manutençao pode tornar-se muito complicada

Têm a ideia da quantidade de decapante e verniz necessário para aquele móvel? 1.20m de altura e 1 m de largura.

os decapantes dao um rendimento a volta dos 3m2/litro mas depende tb do estado e nr de camadas do material que se pretende remover
    já os vernizes podem dar rendimentos acima dos 10m2/litro e os óleos acima dos 20m2/litro

0.0158 seg. NEW