Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Tenho um apartamento como habitação própria permanente que pretendo vender, estou a adquirir uma moradia para obras/construção que passara assim que terminarem a hpp. Como, no período das obras vou estar proprietário de dois imóveis, que imt devo pagar na aquisição da nova moradia? hpp ou habitação secundaria?

Agradeço os vossos comentarios
  2.  # 2

Como o imóvel que estás a comprar será sua moradia permanente, sugiro comprar como tal.
    Inclusive assim pagarás uma taxa menor de imt.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A
  3.  # 3

Bom dia,

Na sua situação, tem duas hipóteses:

1. Mantém o apartamento como habitação própria permanente e paga o IMT na compra da moradia como imóvel para habitação secundária.

2. Compra a moradia como habitação própria e permanente e altera o apartamento para habitação secundária.

A nível de IMT compensa muito mais comprar a moradia como habitação própria e permanente. Mas convém analisar a situação cuidadosamente porque se tiver isenção de IMI no apartamento e o converter em habitação secundária perde a isenção e inclusive pode ter de pagar IMT pela compra do apartamento ( se ainda não tiverem decorrido pelo menos 6 anos desde a compra do apartamento - habitação própria permanente).
  4.  # 4

Obrigado pelos vossos inputs.

Passando a moradia para habitação própria permanente não tenho de alterar a morada fiscal? A moradia vai estar em obras largos meses não posso receber correio na mesma.
  5.  # 5

Colocado por: Rui AA moradia vai estar em obras largos meses não posso receber correio na mesma.

tem várias opções:

1. re-encaminhamento do correio (serviço a ser providenciado pelo CTT);
    2. coloca uma estaca/poste para suportar uma caixa de correio temporária.

cumps
    • slsg
    • 4 maio 2015 editado

# 6

Ao alterar a morada fiscal nao tem de estar a alterar tudo de uma vez....

Pode sempre alterar a morada fiscal e aderirir às notificações eletronicas das finanças e assim a correspondencia desta entidade vai para a sua caixa postal eletronica dos CTT criada para este fim... e a restante correspondencia continuar a receber na sua casa "antiga"

Poderá ate ver se lhe é conveniente receber a correspondencia de mais alguma entidade na caixa postal eletronica dos CTT ... pode aderir aqui https://www.ctt.pt/correio-e-encomendas/receber-correio/viaCTT.html é gratuito.

0.0094 seg. NEW