Iniciar sessão ou registar-se
    • jcab
    • 4 maio 2015 editado

# 1

Viva,

Em Janeiro de 2015 comprei uma moradia.
    O IMI de 2014 será ainda pago pelos antigos proprietários, mas IMI de 2015, que irá ser pago em 2016, já ficará a meu cargo.

Agora pergunto: quais são os requisitos para uma eventual isenção do IMI?

Li que podem pedir a isenção os consumidores que adquiram um imóvel destinado a habitação própria e permanente, desde que o valor patrimonial tributário do imóvel não exceda os 125 mil euros.
    Este valor é actual? Isto é válido também para moradias?

O problema é que o valor patrimonial da minha moradia (determinado em 2013) é de 125.184,35 Euros. E portanto está 184,35 Euros acima dos 125.000 Euros...
    Isto faz com que automaticamente eu deixe de ter isenção?
      IMI.png
  1.  # 2

Colocado por: jcabAgora pergunto: quais são os requisitos para uma eventual isenção do IMI?

"Podem pedir a isenção os consumidores que adquiram um imóvel (seja ele prédio urbano ou uma fração de prédio urbano) destinado a habitação própria e permanente, desde que o valor patrimonial tributário do imóvel não exceda os 125 mil euros. Além disso é necessário que o agregado familiar tenha um rendimento coletável, para efeitos de IRS, inferior a 153.300 euros. Se os contribuintes cumprirem com estes critérios ser-lhes-á atribuída uma isenção por um período de três anos."

http://saldopositivo.cgd.pt/como-ficar-isento-pagamento-imi/

Penso que a isenção de IMI tem em conta o valor patrimonial quando é feito o pedido. Não é revisto anualmente.
    Mas talvez alguém consiga elucidar melhor...
  2.  # 3

Então por 184,35 euros deixo de ter isenção ??

"(seja ele prédio urbano ou uma fração de prédio urbano)" --> moradias estão aqui incluidas ?
  3.  # 4

Colocado por: jcabEntão por 184,35 euros deixo de ter isenção ??

é o que acontece quando existe um limite.

porque se existisse um limite de 125.000€ e uma tolerância de 500 euros. Você ficava todo contente, mas se a sua avaliação fosse 125.750€ já estava novamente a "queixar-se"
  4.  # 5

Tendo em conta que a última reavaliação foi feita em 2013, se pedir agora nova reavaliação, há alguma chance de o valor ficar a ser inferior?
  5.  # 6

Colocado por: jcabEntão por 184,35 euros deixo de ter isenção ??

"(seja ele prédio urbano ou uma fração de prédio urbano)" --> moradias estão aqui incluidas ?

não sei se reparou, mas tem de reunir as duas condições: valor patrimonial e rendimento coletável.

cumps
  6.  # 7

Colocado por: jcabTendo em conta que a última reavaliação foi feita em 2013, se pedir agora nova reavaliação, há alguma chance de o valor ficar a ser inferior?

pode tentar usar o simulador das finanças (http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp) para ter uma orientação.

no entanto acredito que em 2 anos o valor alterado seja significativo.
    Concordam com este comentário: electrao
  7.  # 8

Colocado por: jcabTendo em conta que a última reavaliação foi feita em 2013, se pedir agora nova reavaliação, há alguma chance de o valor ficar a ser inferior?

Pode tentar no simulador. Se o valor patrimonial der igual ou superior, penso ser uma causa perdida.

http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp
    • jcab
    • 4 maio 2015 editado

# 9

Obrigado.
    Entrei no http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp e a única coisa que esse site me dá é o coeficiente de localização igual a 1,8, idêntico ao que está na imagem de baixo.
    Os restantes valores permanecem inalterados?
    Alguém me sabe dizer qual o valor patrimonial actual, se pedir nova reavaliação?

O resultado das contas dá 118.940 Euros, como podem ver em baixo.
    Não devia ser esse o valor patrimonial? Porquê é que indicam os 125.184,35 Euros e como chegaram a esse valor?

O valor patrimonial afinal foi obtido em 2010/02/19, ou em 2013?
      IM.png
    • jcab
    • 4 maio 2015 editado

# 10

E o coeficiente de vetustez não devia ser de 0,65, já que a moradia é de 1969 (de acordo com a imagem de cima)?

O coeficiente de vetustez (antiguidade) é outra variável considerada para o cálculo do Valor Patrimonial Tributário (VPT) e depende do número inteiro de anos desde a data da licença de utilização ou da data de conclusão das obras de edificação.

Se o prédio for novo o coeficiente é 1. De 2 a 8 anos é 0,90 e entre 9 e 15 anos é 0,85. Se tiver entre 16 e 25 anos é 0,80; 26 a 40 anos é 0,75; 41 a 50 anos é 0,65 e de 51 a 60 anos o coeficiente é 0,55.
  8.  # 11

no simulador das finanças tens que depois clicar no tipo (habitação, comercio, industria, etc) e aparece o simulador para colocares os dados
    Concordam com este comentário: electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcab
  9.  # 12

Colocado por: jcabOs restantes valores permanecem inalterados?

quando faz duplo clique na sua casa, vai-lhe aparecer um quadro e com opções para simular. Clica e preenche com todos os dados que têm e vai obter o VPT.

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcab
      VPT.jpg
    • jcab
    • 4 maio 2015 editado

# 13

Obrigado pelas vossas respostas.

No quadro de simulação introduzi 46 anos como idade do prédio.
    E em "Qualidade construtiva" coloquei 0,07, idêntico ao valor Cq na caderneta predial.
    Isto está certo? O que determina este valor? E pode mudar?

Aqui estão os dados que introduzi:
    Acham que os dados estão bem introduzidos?

simulacao

E como resultado obtive isto (se é que os valores que introduzi estão correctos:
    resultado

Se eu pedir uma nova reavaliação, o novo valor rondará estes 103.000 Euros?
    Acham que eu deva pedir nova reavaliação? E se começarei a pagar o IMI de 2015 em 2016, quando acham que deva pedir?
  10.  # 14

Ah...mas esta isenção é únicamente válida depois de se fazer ampliação ou melhoramento?
    Neste preciso momento a casa ainda está no seu estado original de 1969.
    Eu irei fazer obras, que ainda não começaram e a casa estara habitacional dentro de aproximadamente 1 ano.

Portanto, quando fizerem a reavaliação, o valor patrimonial não irá subir substancialmente, tendo em conta que a moradia vai ser completamente remodelada?
  11.  # 15

O VPT foi subindo por aplicação da actualização anual.

Se pedir uma reavaliação o valor voltará a baixar.
  12.  # 16

Como é que posso solicitar uma nova avaliação?
    Online não vi nenhuma opção.
    Tenho de dirigir-me a uma repartição de Finanças?
  13.  # 17

Colocado por: jcabTenho de dirigir-me a uma repartição de Finanças?

que eu tenha conhecimento sim....e paga-se! só lhe devolvem o dinheiro caso a avaliação seja 15% inferior ao actual, caso contrario mantem a avaliação igual e perde o dinheiro do pedido de avaliação!

Pelo menos foi este o "porco" que me venderam ha ano e meio nas finanças!
  14.  # 18

E quanto custa o pedido?

Acabei de usar este simulador: http://www.paguemenosimi.pt/simulacao

E cheguei aos seguintes resultados, idênticos aos de cima.

Devo pedir nova avaliação?
      simul.png
  15.  # 19

Eu quando a minha casa completou 9 anos pedi uma nova reavaliação e não paguei nada. E baixei uns 20.000€

No seu caso é um pedido de correcção da reavaliação que lhe fizeram por conta da escritura, deve ir lá e informar que quer uma nova reavaliação indicando que o coeficiente de vetustez não está correto.
  16.  # 20

Pode pedir atualização do vpt decorridos 3 anos da última avaliação que foi em 2010 e não se paga nada. De 3 em 3 anos as finanaças fazem a atualização que neste caso ocorreu em 2013. Só se paga se não concordar com a avaliação e pedir uma nova avaliação. Se já comprou pode pedir uma atualização do vpt que não paga nada.

0.0235 seg. NEW