Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Tenho um crédito habitação, um colega pediu para ser fiador dele para comprar um carro, 3000 euros apenas, se for fiador o banco poderá alterar o meu spread ou algo do género?

Obrigado
  2.  # 2

E tu queres ser fiador ?! De um colega que amanhã pode não o ser.
    Concordam com este comentário: ramos1999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
  3.  # 3

não, são créditos diferentes e não tem nada a ver. no entanto se ele fosse mesmo teu amigo não te pedia esse favor. foge disso a sete pés
    Concordam com este comentário: Paramonte, ramos1999, fsilva106
  4.  # 4

Colocado por: André2015 (...) um colega pediu para ser fiador dele para comprar um carro, 3000 euros apenas, (...)

Quer que lhe dê um conselho, em forma de recado? Amigos... amigos... Negócios à parte!...
    Concordam com este comentário: Matilde, electrao
  5.  # 5

obrigado a todos

já somos amigos há 12 anos, espero que corra bem, isto se aceitarem no banco...
  6.  # 6

Colocado por: André2015já somos amigos há 12 anos, espero que corra bem, isto se aceitarem no banco...

primeiro 3000 euros não é nenhuma fortuna, se o banco apenas os empresta com fiador é porque o teu amigo deve ter um ordenado bem baixo e um emprego precário. depois, os pais dele não podem ser fiadores.

aconselho seriamente a pesquisar pela net do que implica ser fiador, se o teu amigo falhar as prestações ao banco és tu que tens que as pagar.
    Concordam com este comentário: electrao
  7.  # 7

Não se pode, generalizar todas as pessoas, pois apesar de haverem muitos caloteiros, ainda existem muitas que são sérias, no entanto é um risco
  8.  # 8

Colocado por: André2015já somos amigos há 12 anos, espero que corra bem, isto se aceitarem no banco...

Não me fiz entender, com certeza. Mais um motivo para não estragar essa velha amizade! Se lhe disser que sei de gente que ficou na rua porque o banco lhes penhorou a casa, acredita? Quer saber porquê? Porque foram fiadores da filha e do genro, os quais deixaram de pagar a prestação ao banco; quando lhes penhoraram a casa é que ficaram a saber do incumprimento da filha e do genro, perante o banco. Mais: para além de perderem a habitação, ainda lhes era descontada, mensalmente, uma determinada importância, para amortização da dívida ao próprio banco. E, talvez não saiba... que, regra geral, os bancos escrevem, nos contratos de empréstimo, em letras muito pequeninas, que o fiador «renuncia ao benefício da excussão prévia». Aliás, no meu entender, essa é uma das exigência dos bancos, no que ao fiador diz respeito: em letras muito pequeninas ou muito gordas, é uma das reivindicações de que os bancos não abdicam. Em caso de dúvida leia aqui: http://srrh.gov-madeira.pt/Portals/2/Publica%C3%A7%C3%B5es%20Semanis/Fiadores%20-%202012-05-21.pdf
  9.  # 9

maria rodrigues posso não renunciar a esse beneficio então?
  10.  # 10

Colocado por: André2015maria rodrigues posso não renunciar a esse beneficio então?

André, tentar pode... Isso seria o ideal, embora não o livre, em parte, de grandes obrigações. Duvido que o(s) banco(s) aceite(m) a não-renúncia do fiador; que me conste, não há nenhum banco (credor) que aprove o crédito sem essa cláusula, salvo raríssimas excepções, o que não acontece com clientes de pequena monta, como nós, classe média ou média-baixa. Se abriu e leu o link, deve ter em linha de conta o que lá está escrito. Uma das soluções encontradas por aqueles pais foi declararem-se insolventes; ainda assim só diminuíram a prestação mensal, mas não se livraram das dívidas da filha.
  11.  # 11

3000 é uma ninharia para um carro. De certeza que quer ser fiador de alguém que não tem um tostão e que vai comprar um bem altamente desvalorizável? Alguém que precisa de um fiador para um empréstimo de dez reis de mel coado? Se o banco não corre esse risco, e é o trabalho deles, vai corrê-lo você?

Pense bem.
    Concordam com este comentário: Paramonte
    • eu
    • 6 maio 2015

# 12

Neste caso, tratando-se apenas de 3000 euros, e um amigo de longa data, eu não vejo grandes problemas...

Mas por outro lado, quem é que não consegue juntar 3000 euros para comprar um carro?
  12.  # 13

eu nao percebi bem se o carro era 3.000 euros se o emprestimo era 3.000, de qualquer das formas ser fiador é um risco enorme, cada um sabe de si...e ha pessoas e pessoas!

se o emprestimo for de 3.000 para comprar um carro mais caro, compreende-se..... se o emprestimo for de 3.000 euros para comprar um carro de 3.000 aí é de estar de pé atras! o seu amigo que va á cofidis..... nao pedem fiador!
    Concordam com este comentário: Tyrande
  13.  # 14

Colocado por: loverscoutse o emprestimo for de 3.000 para comprar um carro mais caro, compreende-se.....

Então que escolha um carro mais barato p/ n precisar de fiador...
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 15

Colocado por: ClioII

Então que escolha um carro mais barato p/ n precisar de fiador...
    Concordam com este comentário:eu

Ou "amealhar" os 3000€, em vez de os pedir.

cumps
  15.  # 16

3000€ não é um valor do outro mundo mas custa a ganhar e em caso de incumprimento do seu amigo o André fica sem o dinheiro e sem o carro.
    Independentemente se é para um carro mais caro ou de 3000€ eu não aceitaria ser fiadora, principalmente de um amigo. Mas cada um sabe de si.

Respondendo ao que perguntou, não lhe agravará o spread. Só se o André entrar em incumprimento. Mas leia o contrato que fez com o banco.
    •  
      damned
    • 6 maio 2015 editado

# 17

Se confiar muito nele... e quiser mesmo mesmo ajudar... Empreste você o dinheiro, é menos arriscado ser você a emprestar a quantia que andar com bancos à mistura.

Se ficar sem o dinheiro aprende uma lição que lhe pode valer bem mais que o valor, se ele pagar e pagar tudo tanto melhor.

Os bancos não tem piedade, você vê todos os dias às notícias? e vê certamente gente a ser penhorada até por quantias simbólicas que se transformam em pesadelo...
    Concordam com este comentário: electrao
  16.  # 18

Colocado por: damnedEmpreste você o dinheiro

Excelente conselho. pelo menos fica logo a saber a quantia que perde. Ainda há uns meses apareceu por aqui um caso de uma senhora que tinha sido fiadora e que estava agora enrascada porque o fiado, não só não tinha pago o empréstimo, como o tinha aumentado ficando a dever uma quantia muito superior à original.
  17.  # 19

Colocado por: damnedSe confiar muito nele... e quiser mesmo mesmo ajudar... Empreste você o dinheiro, é menos arriscado ser você a emprestar a quantia que andar com bancos à mistura.

Se ficar sem o dinheiro aprende uma lição que lhe pode valer bem mais que o valor, se ele pagar e pagar tudo tanto melhor.

Os bancos não tem piedade, você vê todos os dias às notícias? e vê certamente gente a ser penhorada até por quantias simbólicas que se transformam em pesadelo...
    Concordam com este comentário:electrao

exacto. estabeleça um plano de pagamentos, eventual hipoteca e siga para bingo. Faz o papel de banqueiro e sabe com o que vai contar.

cumps
  18.  # 20

tive a fazer uma simulação na cofidis....

3.000 euros

31 meses --> 135 eur/mes
    22 meses --> 180 eur/mes

la nao pedem fiador nao pedem nada.... é ligar e 48h tem o dinheiro na conta! o seu amigo consegue o dinheiro, e voce fica descansado!
    Concordam com este comentário: eu, electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu

0.0209 seg. NEW