Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    É o seguinte arrendei casa e esta tem um recuperador de calor, penso que seja dos mais simples.
    Aqui o problema é que nunca funcionei com nenhum, e este pare simples mas...

    Já li aqui no forum que inicia-se a fogueira com as entradas de ar abertas e só depois quando tiver já bem quente, fecham e assim continua a arder mas consomem menos lenha.

    Até aqui tudo bem o problema é que no meu recuperador vejo muitas entradas mas nenhum "botão"/"patilha" para controlar a entrada de ar.
    Será que este não tem isso, é fazer fogueira e bota a queimar??

    Coloco aqui duas imagens para puderem analisar, pois não sei de que marca é.
    Este mesmo está em mau estado(tipo por dentro todo queimado, mas é normal), já limpei o vidro com cinza, agora irei comprar uma lata de spray própria e pintar a porta e a protecção.

    Obrigado
      20150506_204904.jpg
  2.  # 2

    .
      20150506_204854.jpg
  3.  # 3

    Já viu se tem ventiladores ali naquelas grelhas em baixo? a entrada de ar de combustão deve ser na gaveta de cinzas penso, mas deve tá a faltar aí uma chapinha para fechar a entrada e a patilha, mas confirme.
  4.  # 4

    Colocado por: dedaoJá viu se tem ventiladores ali naquelas grelhas em baixo? a entrada de ar de combustão deve ser na gaveta de cinzas penso, mas deve tá a faltar aí uma chapinha para fechar a entrada e a patilha, mas confirme.


    Obrigado pelo comentário.

    Não tem ventiladores, esse espaço está livre....pois só se a gaveta já não está em condições, e a patilha não lá não estar, tenho de confirmar isso melhor...
  5.  # 5

    Colocado por: RcrdPrnt

    Obrigado pelo comentário.

    Não tem ventiladores, esse espaço está livre....pois só se a gaveta já não está em condições, e a patilha não lá não estar, tenho de confirmar isso melhor...


    Não tem nenhuma patilha nem mostra a ter estado...rrrrrr muito estranho....
  6.  # 6

    então... experimente usar assim :)

    se vir que a fogueira fica muito forte pode sempre inventar uma chapinha para ajustar a entrada de ar na gaveta.

    Tem alguma saída de ar quente entre o recuperador em si e o " teto "?
  7.  # 7

    Conheço esse modelo de recuperador porque estava instalado na minha anterior casa.

    A regulação da entrada do ar no recuperador faz-se na gaveta do meio (gaveta de cinzas) As laterais são apenas grelhas fixas para saída do ar quente (não tem ventilação).

    Essa gaveta deve ter uma chapa de metal interior com um parafuso que comunica com o exterior ao qual se encontra preso (pelo lado de fora) um botão de enroscar (Na imagem não se vê esse botão). A abertura do ar faz-se deslocando o botão para a esquerda e para a direita, o que faz a chapa permitir ou fechar a entrada do ar.

    Sem essa chapa interior, a entrada de ar esta sempre aberta no máximo.
  8.  # 8

    O recuperador em questão vende-se no Bricomarché.

    Não sei se será exatamente o mesmo modelo (porque esse é mais antigo), mas pode ver neste link: http://www.bricomarche.pt/produtos/3244336006320-recuperador-de-calor

    Pode passar por lá e ver se será possível comprar a peça em falta.
  9.  # 9

    Tenho de lá passar então, mas a gaveta que lá está não tem nada mesmo nem por lado de dentro tipo uma calha onde fizesse passar uma chapa para esse efeito.
  10.  # 10

    Já fui ao brico marché , e estava lá um exactamente igual....e confirmo que a gaveta é mesmo assim.... agora só falta testas e ver como funciona, se eu ver que come muita lenha arranjo maneira de tapar 1/2 ranhuras daquelas, e vou testando.....

    Já acabei a minha bricolage aqui está o resultado :) penso que não ficou mau....
      20150507_201727.jpg
  11.  # 11

    .
      20150507_203527.jpg
  12.  # 12

    O aspecto melhorou 1000%!

    Comprou tinta adequada a alta temperatura?
  13.  # 13

    Colocado por: ClioIIO aspecto melhorou 1000%!

    Comprou tinta adequada a alta temperatura?


    Sim comprei, foi no brico marché na lata dizia para temperatura até 800 ºC..... é é para recuperadores ou assadores...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  14.  # 14

    se eu ver que come muita lenha arranjo maneira de tapar 1/2 ranhuras daquelas


    Com a admissão do ar permanentemente aberta vai gastar bastante lenha.

    Tire uma fotografia do mecanismo ou faça um desenho do mesmo e peça a alguém que trabalhe com ferro que lhe faça uma chapa para colocar aí.

    No bricomárche não lhe vendem somente a peça?
  15.  # 15

    Colocado por: spoliv

    No bricomárche não lhe vendem somente a peça?


    Lá a gaveta é exactamente igual... como disse, terei de experimentar....se gastar bastante lenha...irei sim arranjar um mecanismo para controlar a entrada de ar....

    Mais ou menos isto, como está na imagem...o castanho é uma calha, o cinza é uma chapa....e o ponto negro é onde posso pegar e arrastar para o lado.(mas isto assim mas do lado de dentro..
      gavetaq.JPG
  16.  # 16

    Boa noite também tenho um problema com o recuperador, quando abro a porta sai bastante fumo cá para fora. O que devo fazer para que isso não aconteça?
  17.  # 17

    não tem registo de chaminé fechado?

    o fogo está bastante vivo?
  18.  # 18

    Colocado por: cacildapereiraBoa noite também tenho um problema com o recuperador, quando abro a porta sai bastante fumo cá para fora. O que devo fazer para que isso não aconteça?

    Nunca tinha usado esse recuperador? Ou seja, isso aconteceu-lhe da 1ª vez que o tentou usar ou antes funcionava bem e agora começou deita fumo de repente?
    Se não abrir a porta o fogo arde bem ou vê fumo a acumular-se no interior?
 
0.0200 seg. NEW