Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Desde já obrigado por terem a disposição de todos, um local onde se pode tirar duvidas, pedir opiniões e inclusive ajuda.

No meu caso, irei construir uma moradia térrea, de apenas 1 piso e sem aproveitamento de sótão, com cerca de 170m2, 3 quartos, 2 casas de banho, 1 vestíbulo, 1 sala, cozinha e garagem.
    A casa será praticamente retangular, arquitetura simples, o terreno é plano, constituído essencialmente por argila e margas.
    Acontece que os orçamentos que tenho recebido para o tosco são todos na ordem dos 45.000€ + iva, com o revestimento andam na ordem dos 65.000€ + iva.
    Eu e o Arquiteto que me fez o projeto diz que estes valores, para o projeto que é estão algo elevados!? acontece que estou já no 4 orçamento e todos andam a volta destes valores, será que consigo mais barato?

Obrigado

C
      20150514_154253.jpg
  2.  # 2

o valor não me parece assim tao fora do normal... dá uma media de 647€ m2

agora depende de muitos factores... acabamentos... sistemas de aquecimento... caixilharias... enfim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugofff
  3.  # 3

A estrutura normalmente anda casa dos 30% do valor da obra. No entanto 600 €m/2 é o valor médio de construção recomendado como base o que lhe daria 102 mil euros. 30% disso são 30 mil euros, que deveria ser o valor da estrutura.
  4.  # 4

já agora em que zona de Viseu?
  5.  # 5

Colocado por: sergyiojá agora em que zona de Viseu?

São João de Lourosa
  6.  # 6

Colocado por: Hugofff (...) Acontece que os orçamentos que tenho recebido para o tosco são todos na ordem dos 45.000€ + iva, com o revestimento andam na ordem dos 65.000€ + iva. (...)

Caro Hugo quando fala dos toscos (termo que me é pouco familiar) refere-se aos trabalhos de pedreiro, canalizador e electricista, com materiais incluídos? Se puder informar ficar-lhe-ei grata.
  7.  # 7

Riscos, esses foram os valores por que me "guiei", até começar a receber orçamentos.

Para a casa que é penso estarem a pedir muito só pelo tosco, é bastante simples o projeto.
    tenho visto por ai casas com 2 pisos na ordem destes valores.

preciso de pedir mais orçamentos e esperar que andem na ordem dos 42.500/45.000 já com iva
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, riscos
  8.  # 8

Maria Rodrigues, pelos orçamentos que tenho recebido, os empreiteiros têm discriminado o tosco como apenas a estrutura ou seja, lajes, pilares, telhado e divisórias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  9.  # 9

Colocado por: Hugoffftenho recebido para o tosco são todos na ordem dos 45.000€ + iva, com o revestimento andam na ordem dos 65.000€ + iva.

Que tipo de aquecimento está incluído? qual?
    A cozinha está incluída?
    Os electrodomésticos estão incluídos? quais?
    Os arranjos exteriores, incluindo pavimentos, muros, portões, etc, estão incluídos?
    Móveis para laboratórios nas casas de banho, estão incluídos?
    Louças sanitárias estão incluídas?
    Resguardos para duche, estão incluídos?
    Roupeiros embutidos, estão incluídos?
    Sistema solar, está incluído?
    Qual o alumínio e vidro, que está previsto?
    Qual o pavimento na sala e quartos?
    A iluminação está incluída?
  10.  # 10

Colocado por: Hugofffconstituído essencialmente por argila e margas.

será que não tem a ver com a necessidade de sapatas um pouco maiores que encareçam a estrutura?
    tenho ideia que terrenos argilosos necessitam de fundações mais consistentes o que provavelmente encarece essa fase.
  11.  # 11

Picareta, eu tenho orçamentos individuais para cada "fase" e ate tenho ficado satisfeito.

O que me preocupa é mesmo a fase inicial! a estrutura e revestimentos, que andam nessa ordem de valores que citou
  12.  # 12

Colocado por: Hugofffpelos orçamentos que tenho recebido, os empreiteiros têm discriminado o tosco como apenas a estrutura ou seja, lajes, pilares, telhado e divisórias.

Obrigada pela resposta. Também acho pró "puxadote" esses orçamentos. Viseu, pode dizer-se, está no centro do país onde a construção civil, preço chave na mão, ou por administração directa, é considerada mais cara, comparativamente; é preciso "penar" um bocado para encontrar preços "convidativos". Já agora, sem querer abusar, os orçamentos que recebeu contemplam a compra dos materiais, negociada e paga directamente, pelo dono da obra?
  13.  # 13

Colocado por: valtores

será que não tem a ver com a necessidade de sapatas um pouco maiores que encareçam a estrutura?
    tenho ideia que terrenos argilosos necessitam de fundações mais consistentes o que provavelmente encarece essa fase.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Hugofff

Valtores, segundo o projeto de estabilidade, as sapatas irão ficar a cerca de 60cm de profundidade, segundo o arquiteto e os próprios empreiteiros, são "normais", não existe nenhuma referencia ao fato do terreno ser essencialmente margoso.
  14.  # 14

Colocado por: maria rodrigues
    Obrigada pela resposta. Também acho pró "puxadote" esses orçamentos. Viseu, pode dizer-se, está no centro do país onde a construção civil, preço chave na mão, ou por administração directa, é considerada mais cara, comparativamente; é preciso "penar" um bocado para encontrar preços "convidativos". Já agora, sem querer abusar, os orçamentos que recebeu contemplam a compra dos materiais, negociada e paga directamente, pelo dono da obra?

Tenho um orçamento para o tosco, no qual seria eu a fornecer todo o material. Ou seja mão de obra para tosco: 31.000€ já com iva
  15.  # 15

Colocado por: Hugofffno qual seria eu a fornecer todo o material; 31.000€ já com iva
    ~

não se meta nisso!!!
    •  
      Mk Pt
    • 14 maio 2015 editado

# 16

Tem que haver um empreiteiro a assumir a responsabilidade, com o seu alvará, e será ele e o técnico da empresa dele a assumir responsabilidade.
    Isto também tem um custo, mesmo que não executem o resto da obra, há que ser pago.

A ideia de atribuir vários trabalhos por diferentes empreiteiros pode parecer que ajuda a poupar [e poderá efectivamente ajudar], mas vai criar imensas dores de cabeça, em especial se não é do sector da construção não tem experiência, é certo que vai haver atrasos, uns a culparem outros de atrasos, e no final se houver alguma chatice maior [ou dentro do período de garantia], todos vão 'lavar as mãos' de culpas.

Não quero com isto dizer-lhe para não proceder como está a pensar fazer, apenas a alertar para a dura realidade que vai enfrentar.
    Um técnico [o arquitecto ou engenheiro], não vai dar ajuda suficiente, a não ser que cobrem muito, mas mesmo muito bem, porque ultrapassa o que é fiscalização e envolve perder muito tempo, é basicamente ser director e encarregado de obra para gerir tudo o que se passa na mesma, porque o verdadeiro director de obra [à partida, o técnico do empreiteiro da estrutura] e encarregado de obra, estando feita a estrutura não vão mais fazer grande coisa.

Sou da opinião que, se pretende ver se consegue poupar algo, podia era pedir orçamento para tudo e detalhado aos empreiteiros, e depois algumas coisas [carpintarias, ccozinhas,...]/materiais ser você a comprar/subcontratar se arranjasse mais barato, mas só depois de ter orçamentos 'completos' dos empreiteiros e dizer-lhes que pretendia ser você a fornecer determinadas coisas - chegando a um acordo de que certas coisas ou eles ou igualavam preço ou era acordado que você fornecia.
    O seu arquitecto também lhe devia ter orientado neste sentido.
  16.  # 17

Bem sei que não pediu opinião, mas a planta de arquitectura está fraquita/ ineficientemente resolvida.
    Especialmente no que concerne a:
    - Is de serviço/ acessível
    - zona da torção da sala/ hall de entrada
    - suite/ is suite/ q. vestir
    - cozinha (detesto a resolução de bancadas de preparação/ confecção de costas e/ou longe de janelas em moradias)
    - cozinha, área mal aproveitada, para quem tem uma zona de refeições logo ao lado...
    - Lavandaria nao está junto de zona de serviço e/ou com abertura para o exterior ( poderia estar adossada à garagem...)

Acessibilidades!!!?, isso é o quê!!?, sem a zona de 30cm junto da muleta das portas, degraus para entrar em casa!!?

Os valores de obra parecem-me acertados... para um Empreiteiro geral que não vai construir a obra toda.. é natural que queira meter mais uns pozinhos nesta fase... há custos que não consegue diluir.
    Do meu ponto de vista acho que faz mal não contratar um empreiteiro geral para tudo...( estabelece um valor de custo m2 base para os revestimentos, e depois paga à parte tudo o que sair desse tecto)
    Concordam com este comentário: smanuelm
  17.  # 18

Sou da opinião que, se pretende ver se consegue poupar algo, podia era pedir orçamento para tudo e detalhado aos empreiteiros, e depois algumas coisas [carpintarias, ccozinhas,...]/materiais ser você a comprar/subcontratar se arranjasse mais barato, mas só depois de ter orçamentos 'completos' dos empreiteiros e dizer-lhes que pretendia ser você a fornecer determinadas coisas - chegando a um acordo de que certas coisas ou eles ou igualavam preço ou era acordado que você fornecia.
    O seu arquitecto também lhe devia ter orientado neste sentido.

Obrigado MK, ainda não explorei essa vertente.
  18.  # 19

Colocado por: Pedro BarradasBem sei que não pediu opinião, mas a planta de arquitectura está fraquita/ ineficientemente resolvida.
    Especialmente no que concerne a:
    - Is de serviço/ acessível
    - zona da torção da sala/ hall de entrada
    - suite/ is suite/ q. vestir
    - cozinha (detesto a resolução de bancadas de preparação/ confecção de costas e/ou longe de janelas em moradias)
    - cozinha, área mal aproveitada, para quem tem uma zona de refeições logo ao lado...
    - Lavandaria nao está junto de zona de serviço e/ou com abertura para o exterior ( poderia estar adossada à garagem...)

Acessibilidades!!!?, isso é o quê!!?, sem a zona de 30cm junto da muleta das portas, degraus para entrar em casa!!?

Os valores de obra parecem-me acertados... para um Empreiteiro geral que não vai construir a obra toda.. é natural que queira meter mais uns pozinhos nesta fase... há custos que não consegue diluir.
    Do meu ponto de vista acho que faz mal não contratar um empreiteiro geral para tudo...( estabelece um valor de custo m2 base para os revestimentos, e depois paga à parte tudo o que sair desse tecto)

Pedro é sempre bom ter opiniões de terceiros, desde já agradeço.
    Relativamente aos defeitos que encontrou, alguns iram ser corrigidos (ilha no centro da cozinha, acesso ao wc da suite e vestíbulo assim como outros pormenores) assim que a obra arrancar, isto porque se fizer alguma alteração ao projeto nesta altura, irei ficar mais 6 meses a espera que possa levantar a licença de construção, que 2º sei, sairá no mês que vem.

Relativamente aos empreiteiros, o 1º orçamento que pedi foi chave na mão e desisti desse conceito devido a ter valores na ordem dos 170.000 + iva
  19.  # 20

Colocado por: HugofffRelativamente aos empreiteiros, o 1º orçamento que pedi foi chave na mão e desisti desse conceito devido a ter valores na ordem dos 170.000 + iva

se dizer uma asneira o forum cesura-a?

isso dá 1000€m2 + iva

devia ter pedido mais 3 ou 4 orçamentos chave na mão, porque o 1º que recebeu é claramente um roubo para o tipo de casa que a planta deixa transparecer.

já agora, existe alguma limitação do terreno para fazer a casa torta?

0.0229 seg. NEW