Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    Vou construir uma moradia e necessito de entrar com um pedido de informação prévia da Camara Municipal.

    Sei que tenho de fazer um levantamento topografico do terreno, alguém pode ajudar-me e dizer o que necessito de fazer mais???

    É necessário recorrer a algum gabinete de projectos para elaborar esse pedido, ou posso fazer eu mesmo???

    Não queria estar a "gastar" dinheiro desnecessariamente para depois não dar em nada...
  2.  # 2

    Colocado por: rmsspÉ necessário recorrer a algum gabinete de projectos para elaborar esse pedido, ou posso fazer eu mesmo???

    Pode pedir a viabilidade como requerente. Não precisa de grandes coisas. Instruí o pedido com a sua pretensão ( uma descrição genérica com o pretendido), os documentos do terreno ( CRP valida), plantas de localização, plantas de condicionantes e ordenamento do PDM.
    Dependendo da situação, se contactar um gabinete de projectos e/ou marcar uma reunião com o técnico da zona da Câmara municipal.. dizem-lhe logo o que precisa saber...


    Colocado por: rmsspSei que tenho de fazer um levantamento topografico do terreno, alguém pode ajudar-me e dizer o que necessito de fazer mais???

    Não necessariamente... Na maior parte das situações não é necessário.
  3.  # 3

    a "minha" câmara obrigou a que o PIP incluísse um desenho 3D com a volumetria e espaçamentos.

    Tudo o resto foi o que o Pedro disse anteriormente.
  4.  # 4

    Colocado por: rmssp (...) É necessário recorrer a algum gabinete de projectos para elaborar esse pedido, ou posso fazer eu mesmo??? (...)

    Um levantamento topográfico é feito por um topógrafo credenciado, cuja assinatura é válida perante a câmara municipal. Como é que soube que tem de fazer um PIP? Se calhar uma consulta a um gabinete (que pode ser a um arquitecto ou projectista) pode fornecer-lhe os elementos que precisa. É que o topógrafo tem de saber que medidas tirar e para quê. Quer dizer: só eu a "debitar" porque, também precisei de um topógrafo.
  5.  # 5

    Já consultei a cAmara e preciso do PIP para definição de áreas de construção face ao PDM que prevê intervenções naquele local.
  6.  # 6

    Nesse caso, contacte um Gabinete projectista ou arquitecto, no levantamento topográfico, vejam as condicionantes actuais e prevejam uma solução de implantação/ utilização para o terreno. Nem precisa de plantas de arquitectura... Basta uma planta de implantação e descreverem em termos de prarametros urbanisitcos o ma´ximo que a vossa intervenção poderá ter.
    Quando fizer o projecto, já sabe que tem de estar abaixo desses parâmetros.
    Penso ser a solução mais económica, rápida e sem estar já a hipotecar o futuro de uma solução de projecto.
  7.  # 7

    Boa noite RMSSP,

    Quando fala que o PDM prevê intervenções naquele local, quererá dizer que o PDM está em revisão à data? Se for o caso, e caso o PDM novo entre em vigor a CM aceita que prevaleça o pedido de viabilidade baseado no PDM anterior? Conforme já lhe foi dito existem municípios que aceitam um pedido de viabilidade "simplificado", no entanto também já tivemos situações em que nos foram pedidas as plantas de implantação e piso, um perfil e uma memória descritiva.


    Cumprimentos,
    Rui Rodrigues
  8.  # 8

    É necessário recorrer a algum gabinete de projectos para elaborar esse pedido, ou posso fazer eu mesmo???

    Não queria estar a "gastar" dinheiro desnecessariamente para depois não dar em nada...


    Caro rmssp, é sempre importante recorrer a alguém habituado a lidar com esse tipo de processos. Pois para realizar qualquer operação urbanística é preciso ter em conta uma série de legislação tanto de âmbito nacional como municipal. De maneira que ao fazer este procedimento sozinho e sem prática corre o risco de ver o seu pedido indeferido ou não tirar o melhor partido das potencialidades do seu terreno para aquilo que quer fazer.

    Note também que se estiver convicto de que pretende fazer a obra, depois de receber o ofício deferido do PIP, terá obrigatoriamente que recorrer a alguém especializado para prosseguir com a construção. E pela experiência que vejo normalmente não se baixam valores por o cliente ter dado passos sozinho. Tenha ainda em consideração que ao fazer o PIP terá logo despesas com taxas municipais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0117 seg. NEW