Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

mligeiro.. quando tiver o projecto de arquitectura finalizado e entrarem na elaboração dos projectos de especialidade, peça ao engenheiro responsável pelo projecto de Aguas Residuais domésticas, para lhe especificar uma solução técnica... agora, é demasiado cedo para andar a preocupar-se com isso.( nem sequer tem dados técnicos objectivos)
    Concordam com este comentário: Picareta
    • eu
    • 15 maio 2015

# 22

Por curiosidade: o que acontece quando falha a energia elétrica?
  2.  # 23

Eu entretanto falei com um amigo que entretanto fez algumas casas totalmente abaixo da cota do colector, precisando sempre do sistema de bombagem elevatório, e ele deu-me uma sugestão que acho optima e que partilho convosco.

A estação elevatória (com bomba trituradora) está sempre ligada aos resíduos das sanitas.
    As restantes águas residuais (Banhos, lavatórios, cozinha, etc.) que a mim me preocupavam mais porque são sempre abundantes numa casa, sugeriu-me que as retivesse numa fossa estanque (dimensão a considerar) e utilizar estas chamadas "águas cinzentas" reaproveitando-as numa rede independente para rega ou para nova utilização nos autoclismos.

A Ecodepur tem soluções interessantes para tratar estas águas cinzentas de forma a que poderem ser reaproveitadas.

Imaginemos uma casa com 4 pessoas, num dia só em descargas de autoclismo, poderão gastar em água potável da rede cerca de 200lts se não for mais.
    Au reutilizarmos as águas, estamos a poupar na factura da água da rede, estamos a poupar água potável reutilizando, e estamos a ser "amigos do ambiente" que hoje em dia fica sempre bem.

Que me dizem? Acho uma ótima solução.
    • FFF
    • 15 maio 2015

# 24

Quanto custa essa solução para reaproveitamento das águas cinzentas?
    Depois é fazer um cálculo de quanto pouco com ela em cada mês e perceber quanto tempo leva a recuperar o investimento.

Não estou certo que recupere o investimento num período razoável.
  3.  # 25

Colocado por: mligeiroEu entretanto falei com um amigo que entretanto fez algumas casas totalmente abaixo da cota do colector, precisando sempre do sistema de bombagem elevatório, e ele deu-me uma sugestão que acho optima e que partilho convosco.

A estação elevatória (com bomba trituradora) está sempre ligada aos resíduos das sanitas.
    As restantes águas residuais (Banhos, lavatórios, cozinha, etc.) que a mim me preocupavam mais porque são sempre abundantes numa casa, sugeriu-me que as retivesse numa fossa estanque (dimensão a considerar) e utilizar estas chamadas "águas cinzentas" reaproveitando-as numa rede independente para rega ou para nova utilização nos autoclismos.

A Ecodepur tem soluções interessantes para tratar estas águas cinzentas de forma a que poderem ser reaproveitadas.

Imaginemos uma casa com 4 pessoas, num dia só em descargas de autoclismo, poderão gastar em água potável da rede cerca de 200lts se não for mais.
    Au reutilizarmos as águas, estamos a poupar na factura da água da rede, estamos a poupar água potável reutilizando, e estamos a ser "amigos do ambiente" que hoje em dia fica sempre bem.

Que me dizem? Acho uma ótima solução.

Então mas quer reutilizar águas cinzentas (que têm contaminantes, por exemplo os esgotos dos lava louças ou maq de lavar têm detergentes misturados) para fazer rega? Quer ser amigo do ambiente regando com águas contaminadas? Não vejo onde é que está a ser amigo do ambiente...
    Concordam com este comentário: Rodri12
  4.  # 26

Colocado por: euPor curiosidade: o que acontece quando falha a energia elétrica?

A bomba pára.
    :-))
    Concordam com este comentário: electrao
  5.  # 27

huummmm....... fiquei pensativo!
  6.  # 28

eu tive uma proposta da ecodepur para deposito de 4000/5000l e acessórios e afins... ficava na casa dos 6000€ + IVA
  7.  # 29

Colocado por: Picareta
    Se acha que pode estar sem bomba durante o tempo necessário para uma reparação da bomba, instale apenas uma bomba.

Tem razão.

Eu quando fui para lá morar, ainda não tinham metido a bomba (estavam à espera dela), com cozinha (máquina lavar loiça + Pia), lavandaria (máquina de lavar roupa) e WC, o esgoto encheu em 1 semana, no primeiro fim de semana o construtor pôs lá um trator a retirar esvaziar a fossa. Na semana seguinte já tinha a bomba instalada, mas foi só uma que colocaram...
    Olhe quando avariar lá terei que chamar de vez em quando o trator da câmara e pagar o serviço para esvaziar a fossa, enquanto a bomba estiver a reparar...
  8.  # 30

Colocado por: sergyioeu tive uma proposta da ecodepur para deposito de 4000/5000l e acessórios e afins... ficava na casa dos 6000€ + IVA

Irra.... isso dá para muita água, segundo os meus cálculos (gasto 30€ p/mês) dá para 22 anos de água...
  9.  # 31

Colocado por: Rodri12

Irra.... isso dá para muita água, segundo os meus cálculos (gasto 30€ p/mês) dá para 22 anos de água...

pois... mas não esta a contar com a factura ecológica!!! ehhhh
    • eu
    • 15 maio 2015

# 32

Colocado por: PicaretaA bomba pára.
    :-))

A sério ? ;)

O que acontece se forem usadas as sanitas nessas condições?
  10.  # 33

Colocado por: sergyio

pois... mas não esta a contar com a factura ecológica!!! ehhhh

não ia ser muito ecológico deitar água com vestígios de químicos para a relva ;)

Para além que no total tenho 50m2 para regar o que é pouco ;)
  11.  # 34

Colocado por: eu
    A sério ? ;)

Depende do tamanho da fossa que tiver, se encher a cota da fossa começa a sair-lhe o esgoto pelos sifões ;)

A minha ainda aguentou uma semana, com máquina de lavar loiça, de lavar roupa, mais pia, mais sanita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  12.  # 35

não ia ser muito ecológico deitar água com vestígios de químicos para a relva ;)

Para além que no total tenho 50m2 para regar o que é pouco ;)

isso para 50m2.... ia-lhe sair ao preço do ouro!!!
  13.  # 36

Colocado por: sergyio

isso para 50m2.... ia-lhe sair ao preço do ouro!!!

Está a ver como me entende ;) por isso é que "só" gasto 30€ p/mês de água
  14.  # 37

Conhecendo o perfil de utilização dos moradores, o volume do poço de bombagem é estabelecido de forma a que suporte os esgotos pelo tempo que o utilizador entenda razoável. Em caso de falha (muito) prolongada chama os serviços locais
  15.  # 38

Está a ver como me entende ;) por isso é que "só" gasto 30€ p/mês de água

eu para o triplo da área de jardim.. coloquei logo de lado essa ideia!!! quanto mais para 50m2!!!
    • FFF
    • 15 maio 2015

# 39

Colocado por: Rodri12Irra.... isso dá para muita água, segundo os meus cálculos (gasto 30€ p/mês) dá para 22 anos de água...

Exato, esse é o ponto. E isso considerando que passaria a gastar 0€ de água, o que não é verdade.

Se aplicar os 6.000€ + IVA numa conta a prazo (TANB 2%), ao fim de 20 anos terá cerca de 10.000€.
  16.  # 40

Colocado por: FFF

Exato, esse é o ponto. E isso considerando que passaria a gastar 0€ de água, o que não é verdade.

Se aplicar os 6.000€ + IVA numa conta a prazo (TANB 2%), ao fim de 20 anos terá cerca de 10.000€.

qual é o banco que esta a dar 2% num deposito a prazo?
    Concordam com este comentário: electrao

0.0249 seg. NEW