Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a pensar colocar no meu deck, uma pérgula em alumínio com cerca de 3m x 6m ...que encosta à casa.

Assustei-me um pouco com os orçamentos que tenho vindo a receber, quase 4000€...já com o tecido da cobertura...acham ajustado???

Também ponderei realizar a pérgula em madeira...acham que a diferença de preço seria substancial? Conhecem empresas no Norte, que façam este trabalho?

Obrigado.
  2.  # 2

Um bom guarda-sol ou mesmo dois são mais baratos e igualmente eficazes
      sun.jpg
  3.  # 3

Depende dos perfis usados para fazer a pérgula, a maneira mais barata é pedir a um serralheiro para lhe mecanizar a estrutura, depois coloca a tal lona
  4.  # 4

Outra opção será uma solução com telas tenseis..
  5.  # 5

Boas caríssimos,

Resolvi desenterrar este tópico..

Estou a pensar colocar uma pergula de alumínio no terraço. Com as medidas 400x370

Obviamente com pré autorização dos condóminos.

As minhas dúvidas são.

Posso utilizar os 4 pilares com a medida de 80x80x2?

As travessas estava a pensar utilizar um perfil rectangular com as medidas. 65x30x1.5

Não seria para fixar no chão. Pois pretendia que fosse amovível.

Aguardo comentários sff.
  6.  # 6

Colocado por: netsurferPosso utilizar os 4 pilares com a medida de 80x80x2?

As travessas estava a pensar utilizar um perfil rectangular com as medidas. 65x30x1.5

Como chegou a esses valores e porque?

Basicamente vai ter uma carga distribuida de 4x3.7 m em 4 pilares num perfil de aluminio de 80x80x2. Uma flecha de 4 metros entre cada pilar. Nao começa nada bem.

Tudo o que seja perfis com uma espessura de 1.5 ou 2 mm para construçao estrutural mecanica é fraco. Entao em aluminio pior.

Um dia um gajo manda uma martelada num desses perfis e la se vai a pouca rigidez à vida.

Nem comento os perfis em 60x35x1.5. Isso é perfis usados para manter piriquitos selvagens fechados em jaulas.

No minimo 4 ou 5 mm de espessura para ter alguma resistencia principalmente à torçao e flambagem.

Nao meter um sistema de fixaçao ao chao é absurdo. Isso tem de ser devidamente encastrado ao solo.

Uma pequena curiosidade, uma carga X para dois perfis exactamente iguais, um em aluminio e outro em aço,
    o perfil em aço atinge a carga critica a um valor 3 x superior do aluminio.

E ainda falta somar por ai factores dinamicos como o vento, e o factor cag@ço...

Com isto, voce esta muito muito muito longe de ter ai algo que dure e seja fiavel e seguro.

Compre algo ja feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: netsurfer
  7.  # 7

Nostradamus, obrigado pelo feedback.

Obviamente não sou perito na matéria. A título de curiosidade qual seriam as medidas que consideraria aceitáveis para as medidas que indiquei. Não referi a altura, mas seria 210 num dos topos e no outro 260.

Obrigado desde já
  8.  # 8

Compre isso ja feito.

Existem empresas especializadas que fazem dessas pergulas com barrotes em madeira e os preços nao ficariam muito mais caros que o trabalho de cortar, soldar, pintar os perfis metalicos.

No final fica com um patio com melhor aspecto.
  9.  # 9

Boas nostradamus,

Antes de mais obrigado mais uma vez.

Tem ideia de quanto ficaria mais ou menos uma pergula de madeira com as medidas que indiquei como referencia? Ou recomenda alguma empresa?

note que o orçamento, tambem nao permite grandes voos, os periquitos aqui são mansinhos..lool

Abc
  10.  # 10

Fale com a Portilame
  11.  # 11

Colocado por: RicardoPortoFale com a Portilame
    Estas pessoas agradeceram este comentário:netsurfer

Devido a manutenção e durabilidade tinha prefenrecia por ferr / aço ou aluminio. Escolhi este ultimo pela leveza do alumnio, aliado à ressitencia. Parece que não foi a melhor escolha, mas posso sempre montar a estrutura em aço ou ferro, e colocar as travessas em aluminio.
  12.  # 12

Faz em aço e forra a alumínio lacado
    Concordam com este comentário: netsurfer
  13.  # 13

Colocado por: RicardoPortoFaz em aço e forra a alumínio lacado
    Concordam com este comentário:netsurfer
    Estas pessoas agradeceram este comentário:netsurfer

Faços os suportes e travessas principais em aço e os restantes aros em aluminio? É isso? Certamente fica bem mais resistente...
  14.  # 14

Para não estar a abrir outro tópico aproveito este, pois o tema é o mesmo.

A minha esposa já me anda a chatear que quer uma pérgula na zona de refeição/lazer que temos no exterior, actualmente tenho duas velas e um guarda sol grande (mas ela acha que parece uma tenda, e é feio.. bla bla bla).
    Posto isto andei a olhar para o que há de imagens nesta internet fora e achei interessante o conceito das pérgulas metálicas com lâminas orientáveis. Só tenho a dúvida se será a opção mais "harmoniosa" para o sítio em questão.
    Deixo aqui umas fotos do que vi na net e do local em questão.

Agradeço opiniões 😁

P_20210626_165904_copy_2016x1512.jpg
      P_20210625_123351_1_copy_960x720.jpg
  15.  # 15

Não. escolhe uma opção em madeira.
    ou então mete uma vela com condições! e uns paus em condições. que isso não é nada.. Quer dizer, grandes bikes... ;) e depois é esta desgraça no espaço de fruição comum da habitação ;)
    Concordam com este comentário: NLuz, rjmpires
  16.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasNão. escolhe uma opção em madeira.
    ou então mete uma vela com condições! e uns paus em condições. que isso não é nada.. Quer dizer, grandes bikes... ;) e depois é esta desgraça no espaço de fruição comum da habitação ;)
    Concordam com este comentário:NLuz,rjmpires

Também gosto mais de ver em madeira.. mas depois quando começo a pensar na manutenção perco a vontade 😅

A respeito do "pau" da vela, a ancoragem actualmente está muito mais bem feita, já não é esse pau, a foto é do ano passado, entretanto ancorei na "casa do vizinho" e substituí as cordas por cabos de aço. De qualquer das formas, a esposa não gosta e prefere a pérgula.

Se fosse em madeira, achas que ficava bem apenas com 1 pilar e a restante estrutura presa na placa?
  17.  # 17

Colocado por: rjmpiresmas depois quando começo a pensar na manutenção perco a vontade

Não tem manutenção nenhuma.... compra madeira tratada em autoclave e, ou deixas estar, ou metes um protector/ coloração à base oleo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  18.  # 18

Colocado por: rjmpiresSe fosse em madeira, achas que ficava bem apenas com 1 pilar e a restante estrutura presa na placa?

É uma opção. Mas nesse caso deverás aplicar uma caleira por forma a que a agua dos beirados não vá destruir prematuramente a madeira. essa caleira até poderia ser forrada a madeira para isso ficar com bom aspecto. depois logo ves com metes o sombreamento.
  19.  # 19

Acho que vou optar por pedir primeiro orçamentos em madeira então, provavelmente até deverá sair mais em conta €.
    A ver se encontro alguém aqui da zona para vir ver primeiro, pode ser que dê ideias também.

Obrigado 👍🏻
    • NLuz
    • 9 maio 2023 editado

# 20

rjmpires se quiser envie-me um mail que eu dou-lhe um contacto e fotos da minha em madeira.

0.0208 seg. NEW