Iniciar sessão ou registar-se
    • TTH
    • 17 maio 2015

# 1

Boa tarde,

O meu vizinho plantou pinheiros a menos de meio metro ao longo da fronteira do meu terreno com o dele. Quando os pinheiros crescerem, de certeza que as copas irão invadir o meu terreno, para além disso, esta plantação vai tirar a luminosidade do terreno e as vistas.

Que devo fazer?

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VAGUEIRA
  1.  # 2

Olá, pois a resposta ao seu problema também me irá ajudar.
    Obrigado 1 abraço
  2.  # 3

Colocado por: TTHQue devo fazer?

vender o seu terreno e comprar outro sem esses "problemas" ou comprar o terreno do vizinho.
  3.  # 4

O vizinho tem todo o direito de fazer essa plantação. Se não gosta... azar.
  4.  # 5

Acho que pinheiros têm uma especificidade qualquer... a falar de memória, acho que não podem ser plantados a menos de 50 metros (?)... tenho de consultar a legislação...
    •  
      damned
    • 17 maio 2015 editado

# 6

Quando os pinheiros tiverem tamanho suficiente para representarem de alguma forma risco para si ou para a sua propriedade (ao cair) pode fazer queixa junto da protecção civil. A sua câmara também aceita essa queixa na altura devida.

Se as raízes danificaram muros seus também lhe pode imputar os custos de reparação, assim como os custos da limpeza das matérias orgânicas (caruma, pinhas, etc,) se estas forem para dentro da sua propriedade.

Por enquanto não pode fazer nada, daqui a umas décadas talvez, o pinheiro cresce lentamente mantenha a calma.
  5.  # 7

em relação ás copas invadirem a sua propriedade pode sempre exigir que ele corte a parte que se encontra na sua propriedade. em relação à luminosidade e às vistas não há nada a fazer.
  6.  # 8

Os pinheiros podem se plantar junto as extremas, e não há muito a fazer em relação a isso. O que pode fazer e quando a copa passar para o seu lado apruma a arvore conforme e a extrema da sua propriedade e não vai ter uma grande vista, mas de certeza que sempre vai ficar com mais luminosidade. Boa sorte com o vizinho.
  7.  # 9

Colocado por: CosmeO vizinho tem todo o direito de fazer essa plantação. Se não gosta... azar.

Bem, afinal não eram os pinheiros...eram os eucaliptos e acácias que tinham legislação própria (Artigo 1366.º do CC)...

Está mesmo com azar... :/ Cá na frente de casa temos um pinheiro enorme que cada vez que tem um temporal caí um galho... Um dos galhos ficou preso no cabo de eletricidade/comunicações (não tenho a certeza qual será)... Já se chamou a protecção civil, dizem que não podem cortar sem autorização do dono... =(
    Acho que têm é medo de cortar, porque de certeza que quando o fizerem o cabo vai rebentar...e depois ninguém vai querer se chegar à frente para pagar a reparação do mesmo...
    • TTH
    • 17 maio 2015

# 10

Bolas, estou mesmo com azar...

Fizémos a escritura há 15 dias, e hoje fomos ao terreno e dei de caras com aqueles pinheiros plantados! Nem posso acreditar!
  8.  # 11

Boa Tarde,
    deve ver e ler este artigo http://www.mundoportugues.org/article/view/59385
    cump
  9.  # 12

Colocado por: TTHBolas, estou mesmo com azar...

Fizémos a escritura há 15 dias, e hoje fomos ao terreno e dei de caras com aqueles pinheiros plantados! Nem posso acreditar!

TTH, estás a fazer uma tempestade num copo de água. Acalma-te que durante a vida vais ter muitos mais problemas que te vão fazer esquecer esse não problema. Relaxa e vive a vida, e aproveita a sombra daqui a uns anos, pode fazer falta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, becas, A. Madeira, Anonimo16062021, maria rodrigues
  10.  # 13

Esses pinheiros só lhe vão fazer sombra daqui a uns 20 ou 30 anos...
    Até lá vai gostar do que vai vendo a crescer e do cheiro maravilhoso que um pinhal dá, para nao falar da caruma, das pinhas, etc...
    Concordam com este comentário: JPN761
  11.  # 14

Lixivia nos dias que o vento corre do seu terreno para o do vizinho, uns borrifos hoje num ou dois, daqui a um mês ou dois vão mais dois ou três à vida e assim por diante. S e não resulta vá Roundup.
  12.  # 15

Colocado por: canario12Lixivia nos dias que o vento corre do seu terreno para o do vizinho, uns borrifos hoje num ou dois, daqui a um mês ou dois vão mais dois ou três à vida e assim por diante. S e não resulta vá Roundup.

tambem sei de vizinhos que fazem o mesmo com chumbinhos.... metem-nos ao vento....uns chumbinhos hoje... uns chumbinhos amanha...e um dia destes os chumbinhos acertam em cheio no vizinho!

nao era a primeira vez.....
  13.  # 16

Ainda lá não vive e já está com problemas com um vizinho que ainda nem conhece! Bolas você deve ser dos frescos.
    Enquanto os pinheiros crescem você ainda muda de casa ...
    Concordam com este comentário: eu, Anonimo16062021
  14.  # 17

Colocado por: pedromdfs luminosidade. Boa sorte com o vizinho.

olha
    ocorreu-me o mesmo
    comprou a casa faz dias, e já está a levantar problemas
    enfim, que bom nao ser meu vizinho

alias, o meu vizinho plantou um pinheiro, faz uma rica sombra, mas ele ja cortou tudo o que passava para o meu lado. se eu fiquei preocupado quando isso aconteceu? Nao... ou ele cortava, ou cortava eu os ramos no meu lado.
    existem mais **** que nos devem preocupar do que isto

relaxem que a vida é curta!
    • TTH
    • 18 maio 2015

# 18

Obrigado a todos pelos vossos comentários.

Fiquei realmente um pouco desiludido com o que vi, mas Vou mesmo não me preocupar por agora ...

Sigo para o passo 2 : arquiteto!
  15.  # 19

se puder coloque aí fotos do local onde o vizinho colocou os pinheiros!
    • TTH
    • 18 maio 2015

# 20

Colocado por: sergyiose puder coloque aí fotos do local onde o vizinho colocou os pinheiros!

Boa tarde Sérgyo. Quando for ao terreno logo tiro uma fotos.

0.0198 seg. NEW