Colocado por: JTenho um hectare de eucalipto que está a precisar de ser limpo.
No caso de ainda serem pequenos, ai sim é preciso mais cuidado, agora se já forem grandes, não há problema nenhum, tenho meio hectare que sempre foi lavrado com maquina de rastos(com os discos), mais recentemente mandei cortar e lavrar com maquina de rastos, onde foi feita a ripagem do terreno, onde já tenho plantados os eucaliptos!
Colocado por: ptugaCom ou sem autorização do ICNF? eehehhe ;)
Agora a sério, partilho da opinião do user Ktm333, pode usar a grade de discos, sem problema.
Colocado por: JObrigado pela ajuda!
Realmente para mim fica-me muito mais em conta usar a grade de discos.
O meu receio tem por base uma outra experiência, que tive com um pequeno terreno, mais ou menos 1000 metros quadrados, que por ser pequeno e pouco acessível, resolvi limpar com um moto enxada.
Ficou o terreno limpinho, mas tb ficou a terra muito solta. No inverno houve um temporal que me virou praticamente metade dos eucaliptos. Deu me um trabalhão a indirectar, e eram só 1000 metros, agora imaginem se isso me acontece com um hectare.....
Claro que pedi autorização!! Mas agora a sério, para terrenos que já tenham eucaliptos, penso não ser preciso pedir, era o caso.. Mesmo que fosse...!! ;)
Colocado por: ptugaPresentemente qualquer arborização/rearborização, independentemente da espécie, inserida em espaço florestal (com floresta em redor) necessita de uma comunicação ou autorização (conforme os casos) do Instituto de conservação de natureza e florestas (ICNF).
Conhecido com RJAAR é o DL 96/2013 de 19 de julho.