Iniciar sessão ou registar-se
    • J
    • 17 maio 2015

# 1

Boa tarde,

Estou com uma dúvida que não consigo esclarecer com certeza.

Tenho um hectare de eucalipto que está a precisar de ser limpo. Tem essencialmente erva e uma ou outra silva (não muita).
    O ano passado limpei-o todo com uma grade de discos no trator. Ficou impecável.
    No entanto em conversa com outras pessoas, alertaram-me para o facto, de a grade de discos cortar as raízes das plantas, e até mesmo as mais superficiais dos eucaliptos, o que aumenta muito a probabilidade de, no inverno, com o mau tempo, os eucaliptos, entortarem, ou tombarem, por deixar o terreno solto.
    Essa deve ser uma das principais razões, pelas quais se usam as capinadeiras, com corrente, que não mexem na terra.
    Como não queria gastar 1000 euros numa Capinadeira, estou este dilema, uma vez que grade de discos tenho de borla.

Alguém sabe se de facto a grade de discos é prujedicial? Neste momento não sei o que fazer....
  1.  # 2

O amigo gasta 1000€ na capinadeira, limpa o seu e ainda ganha uns trocos a limpar outros dos vizinho. Depressa "paga" a capinadeira e não tem problemas com os eucaliptos.
    Concordam com este comentário: damned
  2.  # 3

no olx e sem perceber nd do assunto tem capinadeira mais baratas... tipo 600/700€
  3.  # 4

Colocado por: JTenho um hectare de eucalipto que está a precisar de ser limpo.

No caso de ainda serem pequenos, ai sim é preciso mais cuidado, agora se já forem grandes, não há problema nenhum, tenho meio hectare que sempre foi lavrado com maquina de rastos(com os discos), mais recentemente mandei cortar e lavrar com maquina de rastos, onde foi feita a ripagem do terreno, onde já tenho plantados os eucaliptos!
    *Fotos do terreno antes e depois..
      2015-02-21 16.30.22.jpg
      2013-05-11 18.24.05.jpg
      2015-02-21 16.30.29.jpg
  4.  # 5

No caso de ainda serem pequenos, ai sim é preciso mais cuidado, agora se já forem grandes, não há problema nenhum, tenho meio hectare que sempre foi lavrado com maquina de rastos(com os discos), mais recentemente mandei cortar e lavrar com maquina de rastos, onde foi feita a ripagem do terreno, onde já tenho plantados os eucaliptos!

Com ou sem autorização do ICNF? eehehhe ;)

Agora a sério, partilho da opinião do user Ktm333, pode usar a grade de discos, sem problema.
    • J
    • 20 maio 2015

# 6

Obrigado pela ajuda!

Realmente para mim fica-me muito mais em conta usar a grade de discos.

O meu receio tem por base uma outra experiência, que tive com um pequeno terreno, mais ou menos 1000 metros quadrados, que por ser pequeno e pouco acessível, resolvi limpar com um moto enxada.
    Ficou o terreno limpinho, mas tb ficou a terra muito solta. No inverno houve um temporal que me virou praticamente metade dos eucaliptos. Deu me um trabalhão a indirectar, e eram só 1000 metros, agora imaginem se isso me acontece com um hectare.....
  5.  # 7

Colocado por: ptugaCom ou sem autorização do ICNF? eehehhe ;)

Agora a sério, partilho da opinião do user Ktm333, pode usar a grade de discos, sem problema.

Claro que pedi autorização!! Mas agora a sério, para terrenos que já tenham eucaliptos, penso não ser preciso pedir, era o caso.. Mesmo que fosse...!! ;)
  6.  # 8

Colocado por: JObrigado pela ajuda!

Realmente para mim fica-me muito mais em conta usar a grade de discos.

O meu receio tem por base uma outra experiência, que tive com um pequeno terreno, mais ou menos 1000 metros quadrados, que por ser pequeno e pouco acessível, resolvi limpar com um moto enxada.
    Ficou o terreno limpinho, mas tb ficou a terra muito solta. No inverno houve um temporal que me virou praticamente metade dos eucaliptos. Deu me um trabalhão a indirectar, e eram só 1000 metros, agora imaginem se isso me acontece com um hectare.....

Pois é, se você tem essa experiência toda, vai servir-lhe de pouco as opiniões de outros que nem conhecem o local.
  7.  # 9

Claro que pedi autorização!! Mas agora a sério, para terrenos que já tenham eucaliptos, penso não ser preciso pedir, era o caso.. Mesmo que fosse...!! ;)

Presentemente qualquer arborização/rearborização, independentemente da espécie, inserida em espaço florestal (com floresta em redor) necessita de uma comunicação ou autorização (conforme os casos) do Instituto de conservação de natureza e florestas (ICNF).
    Conhecido com RJAAR é o DL 96/2013 de 19 de julho.
  8.  # 10

Colocado por: ptugaPresentemente qualquer arborização/rearborização, independentemente da espécie, inserida em espaço florestal (com floresta em redor) necessita de uma comunicação ou autorização (conforme os casos) do Instituto de conservação de natureza e florestas (ICNF).
    Conhecido com RJAAR é o DL 96/2013 de 19 de julho.

É claro que pedi autorização, alguma vez iria fazer tal coisa sem autorização....... ;)

0.0162 seg. NEW