Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Neste momento estamos a equacionar a mudança do fogão a gás para uma placa de indução.

Gostava de saber como devo proceder para tamponar a anterior ligação de gás do fogão.

Junto uma imagem para ilustrar.
      IMG_2713.JPG
  2.  # 2

Boa noite, tampone a entrada do gas e a saida, no meu caso eu tamponei a saida, mas foi somente colocar um bujon pois esta bicha saía, no seu caso parece mesmo vir da parede. pode sempre cortar o tubo de cobre e por uma porca e um expansor, chamfrar, assim fica quase rente a parede .
  3.  # 3

Bom dia Flaviano,

Tamponar a entrada e a saida? Não me parece fazer sentido.

De acordo com a imagem verifico que o tubo de cobre termina numa rosca femea. Penso que a única solução será mesmo tamponar com um macho esta saída.

A minha questão prende-se com o facto de saber se esta solução é razoável, normal e segura.

Os foristas já o fizeram?

Da imagem também gostava de saber se da torneira de entrada do gás até aqui será tudo naquele tubo de cobre? Aquele tubo de plástico é apenas uma proteção?

Obrigado
  4.  # 4

Gcorreia, era para tamponar somente a saida sorry.

Eu ja fiz e fica bem feito, qual a necessidade de ter este tubo enorme ali se o pode reduzir para quase nada?!

Este tubo e cortado e é colocada uma porca e feito o chanfrar do tubo, depois leva um bujom, ou pode mesmo ser uma porca com um bicone e bujom. fica bom a mesma, depois no fim faz o teste com sabonaria..
      images2.jpg
  5.  # 5

esta e de cortar, até nos chineses vendem isso..abraço.
      210447.jpg
    • eu
    • 22 maio 2015

# 6

Porque não instalar uma válvula de corte, e depois fechá-la ?
  6.  # 7

Colocado por: Flaviano742Gcorreia, era para tamponar somente a saida sorry.

Eu ja fiz e fica bem feito, qual a necessidade de ter este tubo enorme ali se o pode reduzir para quase nada?!

Este tubo e cortado e é colocada uma porca e feito o chanfrar do tubo, depois leva um bujom, ou pode mesmo ser uma porca com um bicone e bujom. fica bom a mesma, depois no fim faz o teste com sabonaria..
      images2.jpg

Flaviano que ferramenta é essa que colocou no post?

Penso que no meu caso vou-me limitar a colocar um bujão que será o mesmo que uma rosca para essa porca.
  7.  # 8

Colocado por: euPorque não instalar uma válvula de corte, e depois fechá-la ?

Bom dia,

Eu tenho uma válvula de corte antes deste tubo.

O que pretendo é tamponar o circuito evitando que por descuido alguém abra a válvula de corte do gás que ia para o fogão.
  8.  # 9

Colocado por: euPorque não instalar uma válvula de corte, e depois fechá-la ?

Perigo de manobra da válvula de corte por acidente/engano?
  9.  # 10

Caro Gcorreia, a vermelha é de corte de tubo, a segunda prende o tubo e expande a cabeça do tubo, então quando se aperta o bujom, fica estanque.
  10.  # 11

gcorreia, um bom concelho é chamar um técnico para lhe fazer esse trabalho com segurança e depois verificar com a pressão de ensaio. Você nem conhece as ferramentas, acho que é um risco, até porque esse tubo vai ficar aí esquecido é melhor que fique tudo bem feito.
    Aliás isso como está já não estava muito bem feito.
  11.  # 12

Cuidado com isso do gas é melhor seguir o aviso do pedromdf, sao coisas perigosas e quando nao se sabe nao se sabe.. nao é propriamente montar legos..

0.0156 seg. NEW