Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Com o acompanhar deste forum, e encontrando-me na fase de compilação de informação para o desenvolvimento de projeto de moradia no Algarve, verifico que a maioria tem vindo a adotar como sistema de isolamento térmico, para as construções em curso, o sistema ETICS.

    Das inúmeras hipóteses que o mercado dispõe, sistemas com EPS, XPS, aglomerado de cortiça, lã mineral, lã de rocha, PIR, cada uma delas com vantagens ou desvantagens em relação ás outras, tendo tido alguma dificuldade a encontrar sistemas certificados.

    Aqui pelo Forum, verifico que o sistema da ATLAS é dos poucos de apresentam certificação europeia (espero não estar a dizer uma asneira).

    Após bastante pesquisa, estou a inclinar a minha opção para um sistema ETICS com lã de rocha, face as boas condições de permeabilidade ao vapor, que agrega um bom desempenho em termos de isolamento acústico e face as boas características em termos à resistência à propagação de incêndio.

    Pelo que me tenho apercebido não é dos sistemas mais baratos e usuais.

    Tenho vindo a pesquisar igualmente sobre o tema da Passive House, que começa a dar os primeiros passos no nosso País. Essa "norma" potência o isolamento e igualmente a ventilação das próprias habitações, o que na minha opinião tem bastantes vantagens.

    Sabendo desde já que os sistemas ETICS é um assunto já bastante debatido no Forum, agradecia no entanto ajuda na identificação de sistemas em ETICS em lã de rocha, com certificação europeia.


    Agradeço a vossa ajuda
    Concordam com este comentário: C.CASTRO
  2.  # 2

    MNeo boa tarde.

    A ATLAS possui de facto Aprovação Técnica Europeia (ETA) para Sistemas de Isolamento Térmico pelo Exterior com Lã Mineral.

    Não irei enumerar novamente as vantagens de um sistema deste tipo, pois já as referiu.


    Com um Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior em Lã Mineral, é preciso ter algumas considerações, isto no que diz respeito à marca ATLAS:
    - A unica coisa que difere dos restantes sistemas, no caso da ATLAS, é a argamassa de colagem e barramento, de resto todos os produtos se mantém.
    - Uma vez que este sistema potencia a respirabilidade da envolvente exterior, os revestimento acrílicos, amplamente usados cá em Portugal, não são permitidos. Isto para a marca ATLAS. O uso de revestimentos acrílicos iria provocar um "contra-senso" uma vez que de todos os revestimentos são os menos permeáveis ao vapor de água e então seria estar a "matar" essa caraterística.
    O revestimento aconselhado seria então um revestimento mineral.
    Neste caso, num Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior com isolamento em Lã Mineral e revestimento mineral estaríamos perante um sistema 100% mineral. Bastante usado nos países com forte tradição nos ETICS.


    Caso queira mais algum esclarecimento não hesite.


    Cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo16062021E nao atrai os pica-paus.-))


    Então ainda tem mais uma vantagem. :)

    Pelo que tenho pesquisado o conceito de Passive House, leva à utilização de espessuras de isolamentos maiores. No entanto pelo que tenho visto na fichas do revestimentos Etics, a espessura para a lã mineral ou lã de rocha geralmente vai até aos 10cm de espessura. Será correto o que estou a dizer ou poderão ser utilizadas espessuras superiores a estas.

    Geralmente para um sistema ETICS, para além do isolamento (lã mineral) deve-se contar com que espessura final com a acabamento total (cola+isolamento+barramento+rede+barramento+acabamento final)?

    Outra questão que me surge, mas que ainda não consegui obter resposta concreta, é se pode ser executada uma dupla camada com rede para aumentar a resistência do isolamento, uma vez que o isolamento com lã mineral é dos menos rígidos?
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo16062021Uma vez que este sistema potencia a respirabilidade da envolvente exterior, os revestimento acrílicos, amplamente usados cá em Portugal, não são permitidos. Isto para a marca ATLAS. O uso de revestimentos acrílicos iria provocar um "contra-senso" uma vez que de todos os revestimentos são os menos permeáveis ao vapor de água e então seria estar a "matar" essa caraterística.


    Pelo que percebi a marca ATLAS não utiliza revestimentos acrilicos, por forma a potenciar a permeabilidade do vapor de água.
  5.  # 5

    Colocado por: MNeo

    Pelo que percebi a marca ATLAS não utiliza revestimentos acrilicos, por forma a potenciar a permeabilidade do vapor de água.


    Nós não aconselhamos, isso é uma verdade.
    Porém nós temos também revestimentos acrílicos caso o cliente assim o deseje

    Cumprimentos
  6.  # 6

    Colocado por: MNeo

    Então ainda tem mais uma vantagem. :)

    Pelo que tenho pesquisado o conceito de Passive House, leva à utilização de espessuras de isolamentos maiores. No entanto pelo que tenho visto na fichas do revestimentos Etics, a espessura para a lã mineral ou lã de rocha geralmente vai até aos 10cm de espessura. Será correto o que estou a dizer ou poderão ser utilizadas espessuras superiores a estas.

    Geralmente para um sistema ETICS, para além do isolamento (lã mineral) deve-se contar com que espessura final com a acabamento total (cola+isolamento+barramento+rede+barramento+acabamento final)?

    Outra questão que me surge, mas que ainda não consegui obter resposta concreta, é se pode ser executada uma dupla camada com rede para aumentar a resistência do isolamento, uma vez que o isolamento com lã mineral é dos menos rígidos?



    Com o Sistema de Isolamento ATLAS Lã Mineral pode ir até espessura de 25 cm.

    Sim pode contar sempre com no máximo mais 2 cm além do isolamento... Porém normalmente isso nunca é contabilizado, normalmente refere-se ao Sistema de Isolamento da seguinte forma:
    - Sistema ETICS com 6 cm de EPS... (isto muito resumidamente).



    É possível executar um segundo barramento armado sem qualquer inconveniente. Em certas ocasiões o mesmo (segundo barramento armado) é obrigatório.


    Cumprimentos
  7.  # 7

    Algumas considerações relativamente à Casa Passiva:

    - O Isolamento é um fator com bastante importância na mesma, porém não é o único e como tal, todos os outros fatores devem ser tratados de igual forma, nomeadamente, questões como estanquecidade e renovação do ar... Por assim dizer estes são as 3 grandes diferenças das casas passivas.

    Isolamento acima da média e todas as vantagens que isso tem. A renovação do ar de forma mecânica e se possível com recuperação de calor. A estanquecidade do ar, algo que ainda não é totalmente bem assimilado, mas que é de extrema importância, uma vez que estando a casa estanque relativamente a correntes de ar, não existe fugas de energia (calor ou frio da climatização por exemplo), e assim não existe desperdicio de energia.


    Depois tudo o resto também tem de estar em concordância para não se entrar num aspecto de incoerência, isto é, caixilharia também acima da média, mesmo que no nosso país possa ser resolvido com um vidro duplo (em certos locais), um vidro triplo de baixo emissividade irá ser sempre uma opção bastante válida. O próprio sistema de climatização, etc etc.


    Quando se está a pensar numa casa passiva, ou uma casa com boas características, caso não se consiga chegar aos parâmetros da casa passiva, aquilo que tem de ser é coerente.


    Cumprimentos
  8.  # 8

    Colocado por: Atlas PortugalÉ possível executar um segundo barramento armado sem qualquer inconveniente. Em certas ocasiões o mesmo (segundo barramento armado) é obrigatório.


    Gostaria de saber em que situações é obrigatório o segundo barramento armado.


    Colocado por: Atlas PortugalQuando se está a pensar numa casa passiva, ou uma casa com boas características, caso não se consiga chegar aos parâmetros da casa passiva, aquilo que tem de ser é coerente.


    Efitivamente, a casa tem que ser pensada como um todo, não só em termos de isolamento e janelas, mas também em termos de ventilação e climatização (aquecimento e arrefecimento).

    Pelo que tenho pesquisado o sistema casa passiva, vai é permitir que as necessidades e respetivos custos com aquecimento e arrefecimento sejam menores. :)


    Em termos de manutenção de um sistema Etics, num ambiente normal (pouco agressivo, de uma cidade média), com que periodicidade é que deve ser deve ser realizada uma manutenção? A permeabilidade do sistema ATLAS, não obriga a mais manutenções periódicas do mesmo?

    Na eventualidade do sistema ATLAS um dia poder sair do mercado nacional, é possível numa manutenção futura de revestimento de pintura, utilizar tintas "normais" da Cin, Robialac; Dyrup, etc, que garantam as mesmas características do material certificado para a ATLAS?
  9.  # 9

    Colocado por: MNeoPelo que tenho pesquisado o sistema casa passiva, vai é permitir que as necessidades e respetivos custos com aquecimento e arrefecimento sejam menores. :)

    Certo. Porém é necessário na mesma existir climatização. Não é pela habitação estar bem isolada e seguir com esse parâmetros que deixa de ser necessário a climatização. A climatização terá é custos de funcionamento menores, ou melhor, não será preciso muito tempo para se conseguir temperaturas de conforto, seja no verão seja no inverno.
    Isto porque a temperatura de conforto também é quase sempre a mesa, isto é:
    Inverno: 18º a 20º
    Verão: 22º a 24º


    Colocado por: MNeoGostaria de saber em que situações é obrigatório o segundo barramento armado.

    É obrigatório quando o revestimento do sistema for em pedra natural ou cerâmica.


    Colocado por: MNeoEm termos de manutenção de um sistema Etics, num ambiente normal (pouco agressivo, de uma cidade média), com que periodicidade é que deve ser deve ser realizada uma manutenção? A permeabilidade do sistema ATLAS, não obriga a mais manutenções periódicas do mesmo?

    A permeabilidade ao vapor de água é um fator determinante para que problemas como bolores, algas e fungos não apareçam. Não é por ter uma boa permeabilidade ao vapor de água que irá ser necessário mais manutenção.
    O Sistema ATLAS é permeável ao vapor de água, mas impermeável à água no estado líquido. É certo que todos os sistema assim o serão, nós ATLAS aquilo que garantimos é, devido ao uso do EPS recomendado pela marca, que não é o EPS que existe cá em Portugal, e também com a utilização de revestimentos minerais, é que o sistema confere uma boa permeabilidade ao vapor de água da envolvente exterior.


    Colocado por: MNeoNa eventualidade do sistema ATLAS um dia poder sair do mercado nacional, é possível numa manutenção futura de revestimento de pintura, utilizar tintas "normais" da Cin, Robialac; Dyrup, etc, que garantam as mesmas características do material certificado para a ATLAS?

    Aquilo que a ATLAS consegue proporcionar com o seu produto ATLAS FASTEL NOVA é o chamado Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior de 3ª Geração, isto é o nome comumente usado nos países com grande expressão neste tipo de sistema.

    - Sistema de 1ª Geração - sistema de isolamento em EPS com revestimentos acrílicos
    - Sistema de 2ª Geração - sistema de isolamento em EPS ou Lã Mineral com revestimento de silicatos ou revestimentos de silicone
    - Sistema de 3ª Geração - sistema de isolamento em EPS (sendo o EPS Grafite o painel isolante mais utilizado nesses mesmos países) ou Lã Mineral com revestimento mineral e pintura nanotecnológica.

    O produto ATLAS FASTEL NOVA não influencia a permeabilidade ao vapor de água das camadas anteriores, proporciona uma superfície auto-lavavel, tem uma boa capacidade elástica e isso faz com que consiga absorver algumas tensões do suporte e assim evitar as ditas "rachadelas", além de que possui uma paleta de 655 cores.



    Cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
  10.  # 10

    Colocado por: MNeonuma manutenção futura de revestimento de pintura, utilizar tintas "normais" da Cin, Robialac; Dyrup,

    Cá está uma boa questão,que eu acho que nunca vi aqui comentada, e à qual o Atlas não respondeu.


    Como é que é daqui a 10 ou 20 anos quando quiser dar uma pintura nova na casa?
  11.  # 11

    Colocado por: Picareta
    Cá está uma boa questão,que eu acho que nunca vi aqui comentada, e à qual o Atlas não respondeu.


    Como é que é daqui a 10 ou 20 anos quando quiser dar uma pintura nova na casa?

    Como disse qualquer esclarecimento ou dúvida que tenham não hesitem em colocar.

    Acho que isso acontece com qualquer marca, e em qualquer situação, não só na construção mas como também em qualquer outra área.

    A ATLAS oferece 5 anos de garantia dos seus produtos conforme boa aplicação segundo as recomendações da marca.
    Após esse período, quando houver necessidade de repintar, ou porque quer mudar de cor, ou porque já passou tempo suficiente para se repintar para continuar a promover os efeitos pretendidos, o cliente é que sabe.

    A ATLAS não irá impôr qualquer tipo de produto, sabendo que de certa forma estaria a ser abusiva.
    É certo que, se o cliente estiver agradado com o sistema que tem, com aquilo que possui relativamente a ATLAS, então deverá procurar a ATLAS a fim de se conseguir o melhor para a situação.



    Neste tópico falamos apenas de ETICS, e a ATLAS PORTUGAL neste momento inicial está a apostar mais nesses mesmos produtos, contudo a ATLAS possui produtos para as mais diversas áreas, como por exemplo:
    - colagem de cerâmica e/ou pedra natural
    - betumação de cerâmica
    - silicones
    - betonilhas tradicionais
    - betonilhas auto-nivelantes tanto de base cimentícia como de base anidrite
    - produtos de impermeabilização de fundações.
    Com isto reforço a tal questão de: se o cliente, que até possa ter usado mais que um produto ATLAS, estiver contente com os nossos produtos, então aconselhamos a procurar a ATLAS.


    Porém, e para não ser tendencioso, existe marcas de tintas que possuem produtos semelhantes aos da ATLAS, digo semelhantes, pois não possuo informação técnica suficiente para dizer que os produtos são iguais. Por isso, como não possuo informação não posso garantir que essas mesmas tintas não irão alterar características do sistema.


    Com os melhores cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mk Pt, Picareta
    • r.v
    • 21 maio 2015

     # 12

    este senhor da atlas mereçe os parabens,sim senhor.sempre disponivel para ajudar e expelicar .bom profisional.parabens
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Atlas Eurobuild
  12.  # 13

    Colocado por: Atlas Portugal (...) A ATLAS oferece 5 anos de garantia dos seus produtos conforme boa aplicação segundo as recomendações da marca.
    Após esse período, quando houver necessidade de repintar, ou porque quer mudar de cor, ou porque já passou tempo suficiente para se repintar para continuar a promover os efeitos pretendidos, o cliente é que sabe. (...)

    Não sei se é a melhor forma de fazer a pergunta, mas como a ATLAS se disponibilizou para qualquer esclarecimento, pergunto: se optarmos pelo isolamento exterior em ETICS podemos, depois, aplicar reboco tipo Monodur da SECIL Argamassas, sem qualquer risco ou dano? E depois de aplicado o reboco, tal carece de manutenção, a curto prazo? Ou não tem diferença entre aquele e o reboco tradicional?
  13.  # 14

    Colocado por: maria rodrigues
    Não sei se é a melhor forma de fazer a pergunta, mas como a ATLAS se disponibilizou para qualquer esclarecimento, pergunto: se optarmos pelo isolamento exterior em ETICS podemos, depois, aplicar reboco tipo Monodur da SECIL Argamassas, sem qualquer risco ou dano? E depois de aplicado o reboco, tal carece de manutenção, a curto prazo? Ou não tem diferença entre aquele e o reboco tradicional?

    Boa noite Sra. Maria Rodrigues.

    Quando se falou em pintar e etc etc, não se falou em rebocar, isto porque, a argamassa que indica é um reboco, e tal reboco não será indicado para os sistemas de isolamento creio eu.
    Quando se pensa em rebocar é porque a fachada apresenta falhas no reboco, e não foi isso que as pessoas deram a entender.


    Os Sistemas ETICS tem "rebocos" que é a tal etapa de revestimento de proteção, como pode ver no Catalogo ATLAS.


    A utilização de produtos não indicados para os devidos efeitos, neste caso compatíveis com sistemas de isolamento, irá levar a que haja problemas futuros.



    Com os melhores cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  14.  # 15

    Muito obrigada pela pronta resposta. Justamente porque a nossa intenção é aproximar o novo reboco à imagem actual, conservando a traça o mais parecida possível. A casa é centenária e vamos manter duas meias paredes, uma é meeira e a outra tem de ficar, por motivos óbvios: evitar o recuo da moradia. A nossa preferência vai para o isolamento exterior, mas pode não ser viável, pelo que acabo de ler.
  15.  # 16

    Os acabamento dos Sistemas ATLAS existem com diversos grãos e duas texturas:

    Textura raiada (normalmente vistas nas casas "Alemãs")
    Textura areada (uma textura normal parece um reboco normal)

    Existe uma outra, que pelo tamanho do grão ser bastante fino, é quase lisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  16.  # 17

    Colocado por: Anonimo18072022AE será sempre aconselhável o segundo barramento armado sempre que estivermos perante zonas potencialmente expostas a ações mecânicas "invulgares" como sejam: paredes viradas para a via pública, zonas de acesso a garagens, zonas de entrada, no fundo qualquer área onde se preveja uma maior resistência à perfuração.


    Aqui tanto poderemos ir por essa solução ou por uma solução de uma revestimento mais indicado para tal.



    Colocado por: Anonimo18072022AE pq razão o EPS fabricado em Portugal não serve? Quais os parâmetros que não cumpre?
    OS ETA da Atlas referem EPS fabricado segundo a norma EN 13163 que também é aplicada no fabrico do EPS em Portugal.


    Por algumas razões:
    - Uma delas é a permeabilidade ao vapor de água, as ETA's originais da maioria das marcas referem valores que o EPS cá em portugual não cumpre.
    - Outra é valores como a estabilidade dimensional, que não vi esse estudo elaborado no EPS's de cá de portugal.

    A grande parte das marcas, recomenda e aconselha EPS's de 70, sendo que irei colocar aqui um exemplo de um EPS de 70:

    Tolerancias:
    Espessura: T1 (+/- 2mm)
    Altura: L2 (+/- 2mm)
    Largura: W2 (+/- 2mm)
    Perpendicularidade: S2 (+/- 2mm)
    Planicidade: P4 (+/- 5mm)
    Resistência à flexão: BS115
    Níveis de tensão de compressão em 10% deformação relativa: CS(10)70
    Estabilidade dimensional em condições de laboratório: DS(N)2
    Estabilidade dimensional em condições especificas de temperatura e humidade: DS(70,-)2
    Resistência declarada à tração perpendicular às faces: TR100
    Fator de resistência à difusão do vapor de água: 20 a 40
    Módulo de elasticidade: 2,0 MPa
    Tensão de corte: 0,06 MPa
    Reação ao fogo: E


    Aquilo que existe em Portugal é algo do género:

    Espessura: T1 (+/- 2mm)
    Altura: L2 (+/- 2mm)
    Largura: W2 (+/- 2mm)
    Perpendicularidade: S2 (+/- 2mm)
    Planicidade: P2 (+/- 2mm)
    Resistência à flexão: BS150
    Níveis de tensão de compressão em 10% deformação relativa: CS(10)100
    Estabilidade dimensional em condições de laboratório: Não revelado por falta de estudo
    Estabilidade dimensional em condições especificas de temperatura e humidade: Não revelado por falta de estudo
    Resistência declarada à tração perpendicular às faces: TR264
    Fator de resistência à difusão do vapor de água: 30 a 70
    Módulo de elasticidade: 2400 KPa
    Tensão de corte: 120 KPA
    Reação ao fogo: E


    Segundo vejo, para 99% daqueles que aplicam ou vendem sistemas de isolamento, as diferenças (significativas) parecem não ter importância. Poderemos estar a falar de valores irrisórios, mas em dois parâmetros, nem estudos existem. De resto, valores como Fator de resistência à difusão do vapor de água, ser quase do dobro, valores como resistência à tração ser mais do dobro, valores como resistência à flexão ser 30% mais elevado. Tudo isto leva a um EPS mais "duro", mais "rijo", e isso parece ser o mais importante, mas não o é.



    Sim estou a referir-me a esse mesmo grão, porém vejo que estão atento, e esse mesmo produto não consta na Aprovação Técnica Europeia, e nós neste inicio estamos apenas e só a dar a conhecer os produtos que fazem parte integrante dessas mesmas aprovações.
    Contudo, ainda este ano, fins de Outono princípios de Inverno, irá haver algumas alterações nas Aprovações Técnicas Europeias, onde irão fazer parte mais produtos do que aqueles que nós temos publicitado, sendo que esse é um deles. Irá surgir uma nova argamassa de colagem e barramento "universal", isto é, permite a colagem de painéis isolantes em EPS, XPS, Lã Mineral, tanto permite executar a etapa de colagem como a etapa de barramento armado, e além disto é de cor branca fazendo com que a etapa de primário antes do revestimento possa ficar excluída. Este produto já existe (ATLAS STOPTER K-50) contudo neste preciso momento não faz parte da ETA, algo que irá ser mudado.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  17.  # 18

    Colocado por: Anonimo18072022ADesconheço qualquer EPS100 (exemplo) fabricado em Portugal com um valor desses!!!!!
    O EPS100 é tipicamente TR100. E sim este valor é importante para a avaliação do comportamento de um placa de EPS quando integrada em sistemas Etics.


    Obtive esses parâmetros de um fabricante Português.

    Esse valor de TR264 foi o valor que mais me assustou quando pedi informações sobre o EPS, não duvide!



    Colocado por: Anonimo18072022ANota final: passei pela mesma "dificuldade" há uns anos atrás pois como sabe "lá fora" o EPS70 é o eleito em sistemas Etics mas infelizmente o EPS70 não se fabrica em Portugal. Tem 2 opções: ou usa o EPS60 que cumpre os valores mínimos que a maior parte dos fabricantes apresentam e salvaguarda por exemplo um valor enquadrado de permeabilidade ao vapor de água. No final cá em Portugal simplesmente lhe dizem: EPS60? Isso não se usa, não presta, a marca X e Y aconselham outro ou seja, quase o "crucificam".

    Aqui não poderei concordar...
    Segundo o mesmo fabricante que me deu esses valores do EPS100, o EPS60, não possui os testes todos para que o tal seja descrito como opção viável para ETICS.

    Perante estas duas situações, e sabendo que o EPS, faz uma parte importante do sistema, a ATLAS não poderia compactuar com os produtos existentes cá em Portugal, uma vez que os mesmos não obedeciam às recomendações da marca.
    Sendo assim, a ATLAS PORTUGAL, conseguiu uma parceria com um fabricante de EPS, e sendo assim iremos dispor de EPS, EPS Grafite e EPS Hidro seguindo as recomendações presentes na ETA da ATLAS.

    Atenção, a ATLAS não tem EPS ATLAS.


    Cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
  18.  # 19

    Comecei o tópico a referir-me lã de rocha...

    Vejo que o debate direccionou-se para o isolamento com EPS e suas características técnicas especificas...

    Gostaria de saber se para o isolamento ETICS com lã mineral, este material têm igualmente características especificas que necessite de cumprir para poder garantir a certificação ETA
  19.  # 20

    Quais as espessuras de lâ mineral que existem no mercado para os sitemas etics até aos 15cm de espessura? (junto que não existem espessuras de cm a cm)

    Numa situação em que se pretenda reduzir a espessura do isolamento sobre o exterior da caixa de estores como deverá ser efetuado esse trabalho, tipo :

    Na parede ser aplicado um isolamento de 12cm e na caixa de estore o isolamento ter só uma espessura de 4cm.

    A minha duvida nesta questão deve-se ao ao facto que pormenores de aplicação que tenho visto, verifico que o isolamento na zona que contorna as janelas não deve ser corto no alinhamento da janela, mas o painel fazer o recorte da janela.
      janela.JPG
 
0.0299 seg. NEW