Colocado por: cjulioNão sei se repararam mas a la de rocha ficou apertada com uma manga de 90 (devia de ter sido a de 110 mas a de 90 já estava cortada) e as curvas são bastante largas para evitar que a lã de rocha abra ( e para poder trocar o multicamada que por sua vez está dentro de uma outra manga no interior azul), alem disso os tubos ficaram com inclinação para que caso entre agua a mesma poder escoar para uma caixa que tem drenagem, o tubo multicamada foi garantido para trabalhar a uma temperatura de 75º e 3 bars (inicialmente perguntei para 85º e foi me dito que a garantia ai só seria de 5 anos) o multicamada é da heliroma.O problema aí é que a coquilha de lã de rocha quando "apanhar água" vai "ensopar" e em vez de ser um material isolante vai tornar-se um material condutor, ou seja quando apanhar água as características de isolamento térmico diminuem drasticamente, o ideal aí era a manga isolante de espuma do género armaflex, ou colocar a coquilha de lã de rocha num tubo continuo e sem ser cortado.
Os comprados devem ser bem mas bem melhor, tendo em conta o preço de tabela que eles teem.
Colocado por: cjulioPara isso é que serve a manga de 160.Se colocou o conjunto -tubo corrugado+ coquilha+tubo multicamada - dentro de um tubo corrugado de 160, e se este não está furado e se não deixar entrar água mesmo (essencialmente) durante a obra, então acho que está bom, não vai ter problemas e fez uma boa opção. Pelas fotos não se percebe isso...
Tens razão era melhor com o armaflex mas melhor ainda era comprar os tubos já para enterrar. mas o meu orçamento não suportava os 5000 euros que aquilo custava.
O armaflex sozinho ficava em +/- 20€ o metro, o isolamento custava 2000€, para isso comprava o tubo já isolado.
A la de rocha ficou bem mais barato e se alguma vez tiver problemas com ela parto o chão outra vez e ponho mais caixas de drenagem e mesmo assim fica mais barato.
Colocado por: Jancidonão vai ter problemasexcepto pelo fenómeno da condensação que vai acumular agua dentro do isolamento.
Colocado por: jorgealvesexcepto pelo fenómeno da condensação que vai acumular agua dentro do isolamento.se fizer frio sim, mas o cjulio só falou de aquecimento acho eu.
Colocado por: Jancidose fizer frio sim, mas o cjulio só falou de aquecimento acho eu.tubo quente terra fria!!! vai dar ao mesmo!!!
Colocado por: cjulioBoas novamente pessoal.Isso depende muito da caldeira, da carga da própria caldeira e até da limpeza, na minha caldeira tanto pode ir de 220ºC a 70-80ºC
Estou a terminar a minha instalação da caldeira.
Alguém sabe qual é que é a temperatura ideal para saída de fumos numa caldeira a lenha de chama invertida?
Obrigado.