Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.
    Se me poderem ajudar num dilema eu agradecia.

E necessito de enterrar 100 Metros de tubo de aquecimento para ligar a casa e a maquina de aquecimento que ficaria fora da casa.
    Andei a ver os preços dos tubos para esse efeito e é para esquecer (não tenho dinheiro para isso).

Então em alternativa estava a pensar fazer os seguinte (ordem de dentro para fora):

Saída da casa da maquina limitada a 75º

- Tubo Multicamada (transportar agua aquecimento)
    - Tubo Pex Barato (para servir de guia caso o Multicamada rebente)
    - Isolamento 25mm
    - Manga Corrugada 90 (tenho que cortar em comprimento para colocar os tubos e o isolamento dentro)
    - Manga Corrugada parede dupla 110 (para poder puxar a de 90 dentro e ficar estanque)

O que acham? Irei ter muitas percas em termos de temperatura?

Obrigado.
      tubo.jpg
  2.  # 2

pois o preço de um coisa dessas " dependendo do diametro da tubagem" anda pelos 60€ e 150€ o metro! mas pode ainda ter direito a um bom desconto!
  3.  # 3

pode fazer isso e pode ainda enterrar o tubo envolto em areia e encher o interior com espuma PU
  4.  # 4

Porquê tanta distância à casa das máquinas?
    Acho que tem que rever a situação.
  5.  # 5

Mesmo com desconto fica a uma pequena fortuna pois são 100 metros.

Os diâmetros dos tubos já estão muito justos para por espuma.
    Para isso teria de colocar uma 3 manga Corrugada e encher a de 110 mas será mesmo necessário?
  6.  # 6

para ter uma ideia esses tubos que fala têm um diametro á volta de 180mm 200mm não sera a manga corrugada por si so que vai isolar, isolamento nunca é demais!!
  7.  # 7

A distancia são 4 x 50 Metros, na rua enterrados são 35 Metros. o resto e para subir por fora de parede e pela outro por baixo da casa.

- 2 aquecimento (ida e retorno)
    - 2 aquecimento deposito AQS (ida e retorno)
  8.  # 8

Ok!
  9.  # 9

Alguém conhece algum fornecedor de isolamento que tenha bons preços é que estou farto de procurar e mesmo assim gasto uns 900€
  10.  # 10

bom isolamento e caro
    mas.. porquê tanto promenor com o isolamento, basta escolher o isolamento correcto e nao nessecita tanto trabalho e custos
  11.  # 11

Alguém sabe as diferenças em termos de percas de temperatura entre Isolamento XG 25mm e Coquilha la de rocha 100KG 25mm, como isto vai ficar com tubos a envolver para mim era indiferente só não sei é em termos térmicos se as percas serão muito diferentes.

Obrigado.
  12.  # 12

Colocado por: cjulio
    - 2 aquecimento (ida e retorno)
    - 2 aquecimento deposito AQS (ida e retorno)
    não era pior colocar ai um 3º tubo pro retorno das aqs!!
  13.  # 13

Colocado por: cjulioPara isso teria de colocar uma 3 manga Corrugada e encher a de 110 mas será mesmo necessário?
    poe um so corrugado isola os tubos e enche de espuma PU e aterra tudo com areia!!
  14.  # 14

não era pior colocar ai um 3º tubo pro retorno das aqs!!

A minha ideia era colocar 4 Tubos destes 2 x Ida 2 x Retorno pois se eu aumentar o diâmetro do tubo multicamada para maior (retorno) o preço sobe muito, apesar de ficar ligeiramente mais barato em relação a 2 não compensa o trabalho que dá.

Em relação ao isolamento ando a pensar colocar coquilha la de rocha que na ficha técnicas aquilo dá condutividade térmica a 50º de 0.036 e como vai ficar completamente isolada tanto por fora como por dentro acho que será o ideal para a minha carteira, ainda não sei é se para comparar os isolamentos é a condutividade térmica que interessa.

Uma outra coisa alguém sabe se o Tubo PEAD 8 KG aguenta estar num ambiente a 75º (para guia em vez do PEX pois é muito mais barato não iria ter água).

Obrigado.
  15.  # 15

já agora uma questão: 45 metros de distancia faz uma valente perda de carga, qual é o diametro individual dos tubos e quais os caudais?
  16.  # 16

no aquecimento espetas-lhe c uma bomba k vença a perda d carga!
  17.  # 17

Colocado por: Sergio Rodriguesno aquecimento espetas-lhe c uma bomba k vença a perda d carga!
    mesmo assim existem limites que não podem ser ultrapassados.
  18.  # 18

Porque essa distancia toda entre sala da maquinas/casa?
  19.  # 19

Colocado por: jorgealvesmesmo assim existem limites que não podem ser ultrapassados.
    metes uma bomba turbojet kitada
  20.  # 20

Colocado por: Sergio Rodriguesmetes uma bomba turbojet kitada

tem lá calma, vamos esperar pelas respostas.

0.0148 seg. NEW