Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81


    E mesmo quanto à sua alegada competência na limpeza das contas públicas, expliquem-me então porquê que depois de tanto "apertar do cinto", em setembro de 2014, e segundo dados do Eurostat, a nossa dívida pública era de 131,4% do produto interno bruto, e tínhamos a terceira dívida pública mais elevada na UE (http://www.publico.pt/economia/noticia/portugal-com-a-terceira-divida-publica-mais-elevada-na-ue-1683002)


    Acho espantoso que ao fim de 4 anos ainda seja preciso explicar, mas cá vai:

    1) De forma grosseira, enquanto houver défice, a dívida aumenta. Em 2010, o défice foi de cerca de 10% do PIB. O "controlo" resumiu-se a diminuir o défice, com a consequente diminuição do ritmo de aumento.

    2) Parte do "aumento" da dívida de cerca de 90 para 131% é resultado do reconhecimento de dívida que já existia e estava escondida em empresas públicas e não era contabilizada.

    3) Outra parte decorre próprio empréstimo da troika.

    E há mais, mas isto chega.


    Pois mas quem mentiu já deu provas de que é uma pessoa sem carácter e que governa sem se preocupar com a legitimidade de quem lhe deu o voto!
    Quem ainda não foi eleito, não se pode afirmar que não vai cumprir o programa eleitoral. No mínimo temos de dar o benefício da dúvida...


    Por mim, António Costa não precisa de governar para não cumprir o que promete. Se não bastasse Lisboa, bastaria o facto de Costa dizer hoje com a mesma convicção o contrário do que fizeram ou quiseram fazer os governos que integrou.
  2.  # 82

    Por mim, António Costa não precisa de governar para não cumprir o que promete. Se não bastasse Lisboa, bastaria o facto de Costa dizer hoje com a mesma convicção o contrário do que fizeram ou quiseram fazer os governos que integrou.

    Subscrevo. Só não percebo (1) porque dá de barato o facto de Passos Coelho ter feito exactamente o oposto do que prometeu fazer: afinal também ele é um mentiroso compulsivo, ou não? Quem lhe garante que desta vez vai fazer que promete? - ou o Luís tem algum canal de informação privilegiada?

    (1) Se calhar até é fácil de perceber
    Concordam com este comentário: jpvng
  3.  # 83

    Colocado por: J.Fernandesmuita austeridade e cortes de despesa pública a sério (até agora foram cortezinhos a brincar).


    - Último orçamento de Sócrates
    Despesa Total orçamentada (OE 2011): 79.958 M€
    Despesa Total efectiva: 84.392 M€

    - Último orçamento de Coelho:
    Despesa Total orçamentada (OE 2015): 85.630 M€

    Foram cá uns cortes na despesa ...
    (não adianta ir pelas despesas de capital que a situação só piora)

    Já agora:

    - Último orçamento de Sócrates
    Receita Total orçamentada (OE 2011): 71.861 M€
    Receita Total efectiva: 76.867 M€

    - Receita orçamento de Coelho:
    Receita Total orçamentada (OE 2015): 80.555 M€
  4.  # 84

    Colocado por: luisvvSe não bastasse Lisboa, bastaria o facto de Costa dizer hoje com a mesma convicção o contrário do que fizeram ou quiseram fazer os governos que integrou.


    Por acaso não é nada normal "neles", só para citar um caso já aqui falado:

    Colocado por: pauloagsantosSe o Socrates tivesse ganho essas eleições, era o TGV que avançava


    Passos Coelho vem insistir que "o TGV é um projecto estratégico que envolve compromissos assumidos por vários Governos". Uma ideia que já tinha defendido na entrevista ao DN e à TSF no domingo passado e que agora desenvolveu para o público restrito da conferência da Economist.

    http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1139358&page=-1
  5.  # 85

    Colocado por: PeSilvaForam cá uns cortes na despesa ...

    Sim, foi o que eu disse...
  6.  # 86

    Colocado por: J.FernandesSim, foi o que eu disse...


    Sim, corta-se na despesa mas milagrosamente gasta-se mais ...

    Se considerar-mos que entre o orçamentado e o efectivo vai mais 5 a 10% para o efectivo (excepção em 2012 em que ficou abaixo do orçamentado), podemos contar para ai com uns 90.000 M€
    • jpvng
    • 21 maio 2015 editado

     # 87

    Colocado por: kiwijpvng, tanto fanatismo para quê?


    Fanatismo?? num tópico com o titulo Antonio Costa..este gajo é perigoso??
    È brincadeira não? o fanático sou eu?

    Se acha que é fanatismo não querer gente como o coelho, depois de tudo aquilo que se sabe sobre ele a 1º ministro seja do que for, então tenho orgulho em o ser e ate faço questão de o ser....e não, não quero de volta os relvas..os marcos antonios, os dias loureiros e gentalha desta....Para mim é gentalha, gente desonesta.
    Para outros é fanatismo? tenho pena. cada um com a sua.
    •  
      FD
    • 21 maio 2015

     # 88

    O que não percebo é porque é que a seguinte equação é absoluta para alguns:
    "Não apoio o Costa" é igual a "Gosto do Passos".

    Parece que ao se criticar o Costa, está implícito que apoiamos o Passos Coelho.

    Não é possível criticar o Costa só pelo que o Costa diz ou faz?
    Concordam com este comentário: eu, MikeMelga, treker666, electrao, dutilleul, Bricoleiro
  7.  # 89

    Apesar de toda histeria á volta destas eleições, estas vão ser as mais previsíveis dos últimos anos. O PS ou coligação vão ganhar por margens reduzidas - os indecisos continuam indecisos, os outros que resolvam - e os partidos pequenos continuam pequenos.
    E também para toda a população o ganhar uns ou outros é indiferente, porque vão ter que governar juntos e portanto nem as promessas de uns ou outros vão ser cumpridas. 2 anos depois vamos ter novas eleições para desempatar.
    Se ganhar o Costa fica 1º ministro com a Maria Luis nas finanças e como vice. Se ganhar o Coelho continua como 1º com o novo líder do PS como vice. E quem manda a serio é a UE...
  8.  # 90

    Colocado por: CarvaiE quem manda a serio é a UE...


    Por isso mesmo é que o RU nunca entrou no € e vai fazer uma consulta ao povo para ver se vale a pena continuar na UE. Com uma UE que não corresponde ao esperado, cada um devia saber de si ...
    • eu
    • 21 maio 2015

     # 91

    Colocado por: PeSilva- Último orçamento de Sócrates
    Despesa Total orçamentada (OE 2011): 79.958 M€
    Despesa Total efectiva: 84.392 M€

    - Último orçamento de Coelho:
    Despesa Total orçamentada (OE 2015): 85.630 M€

    Foram cá uns cortes na despesa ...

    Este é um assunto que não pode ser simplificado desta forma, porque o orçamento tem muitas rubricas que distorcem completamente o significado do valor total das despesas. Entre estas rubricas estão por exemplo os encargos com juros e PPPs, que como se sabe, subiram muito nos últimos anos.

    De qualquer das formas, dou-lhe alguma razão: o equilíbrio foi feito mais pelo lado da receita do que propriamente por cortes na despesa. Se nem este governo conseguiu fazer cortes radicais na despesa, imagine um governo PS...
  9.  # 92

    o problema é o que cortar nas despesa... quando a maioria e funções sociais... ordenados... saúde e educação
    • eu
    • 21 maio 2015

     # 93

    Colocado por: j cardosoporque dá de barato o facto de Passos Coelho ter feito exactamente o oposto do que prometeu fazer: afinal também ele é um mentiroso compulsivo, ou não?

    Não sei porque faz essa pergunta, pois o facto de Passos Coelho ter mentido descaradamente na campanha que o levou ao governo é inquestionável.

    Curiosamente, o grande problema do Costa não é ele andar a mentir, é ele depois cumprir aquilo que anda a prometer. É que se ele cumprir o programa que anda a prometer, daqui a 3 anos temos cá a Troi.. as instituições outra vez...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    • eu
    • 21 maio 2015

     # 94

    Colocado por: sergyioo problema é o que cortar nas despesa... quando a maioria e funções sociais... ordenados... saúde e educação

    Falta aí a fatia de leão: as pensões.

    Mas cortes de pensões é um assunto tabu neste País. Os pensionistas são uma espécie de vaca sagrada intocável e é quase politicamente incorreto falar no assunto.
  10.  # 95

    Colocado por: eu
    Falta aí a fatia de leão: as pensões.

    Mas cortes de pensões é um assunto tabu neste País. Os pensionistas são uma espécie de vaca sagrada intocável e é quase politicamente incorreto falar no assunto.


    sim... o que queria dizer é que é difícil fazer uma grande corte na despesa... sem cortar nas grandes áreas... basta ver que quando o governo teve que devolver um dos subsídios à função publica... provocou logo uma subida brutal da despesa!!
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 96

    Mas perdoam-se milhões ao novo banco ...

    Quantas pensões não seria preciso cortar?
  12.  # 97

    Colocado por: euEste é um assunto que não pode ser simplificado desta forma


    Claro que não:

    Colocado por: euEntre estas rubricas estão por exemplo os encargos com juros e PPPs, que como se sabe, subiram muito nos últimos anos.


    Compare o OE 2011 com o 2015 e verá porque concordo consigo!

    Despesas de capital efectivas em 2011: 6833,6
    Despesas de capital orçamentadas para 2015: 5018,0
  13.  # 98

    Colocado por: pedromdfMas perdoam-se milhões ao novo banco ...


    infelizmente sim...
  14.  # 99

    Colocado por: sergyioo que queria dizer é que é difícil fazer uma grande corte na despesa... sem cortar nas grandes áreas


    Não eram os consumos intermédios que iam baixar?

    Efectivos em 2011: 8019 M€
    Orçamentado para 2015: 10509 M€

    Ops ... o que vale é que a austeridade deste governo funciona.
  15.  # 100

    Colocado por: eué ele depois cumprir aquilo que anda a prometer.


    especifique...diga la quais os pontos do programa do Costa onde você se baseia para dizer isso. E não me venha a falar da TSU. Especifique la onde, no programa do Costa você vê a troika.
    È lamentável que você continue a achar que é melhor mentir do que cumprir aquilo que se promete.
 
0.0305 seg. NEW