Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um crédito habitação com domiciliação de vencimento.
    Por minha opção, vou aceitar uma oferta de trabalho no estrangeiro, e embora continue em condições de cumprir o pagamento mensal do CH (tenho poupanças no próprio banco que pagam mais de 10 anos de prestações..), deixarei naturalmente de receber o ordenado lá. Faço planos de fazer transferências dos meus rendimentos do estrangeiro, mas com uma periodicidade que seja eu a definir conforme câmbio favorável, portanto penso que não seja um factor relevante.

Pesquisei o tema neste fórum e num tópico de 2011 ainda era possível aos bancos alterar o spread por este motivo. Alguém sabe dizer se em 2015 isto se mantém?
    O google diz-me que em caso de desemprego ou mudança local de trabalho, já não é possível, mas penso que nenhuma destes cenários corresponde a Emigrar.

Com a vaga de emigração que tem ocorrido, espero que exista neste fórum alguém que possa esclarecer. Muito obrigado. :)
  2.  # 2

O spread tem uma parte que corresponde a um bónus por ter subscrito determinados produtos, se a domiciliação de ordenado fôr um desses produtos, terá um agravamento do spread. Terá que negociar um produto de substituição desse para continuar a usufruir desse bónus. Veja no seu contrato quais são os valores definidos de base e bónus e quais os produtos que foram definidos. Isso são as tais letrinhas pequenas que ninguém lê e que eles também não se sentem "obrigados" a chamar a atenção.
    Portanto só com o seu gestor de conta é que pode resolver o assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: palmstroke
  3.  # 3

Se informar o banco que no novo emprego passará a receber x anualmente mas que o irá depositar na íntegra em parcelas variáveis ao longo do ano, continua na prática a domiciliar o salário, não é?
  4.  # 4

Colocado por: palmstrokeCom a vaga de emigração que tem ocorrido, espero que exista neste fórum alguém que possa esclarecer. Muito obrigado. :)

https://forumdacasa.com/discussion/26180/credito-habitacao-domiciliacao-rendimentos/#Comment_707347
  5.  # 5

Colocado por: J.FernandesSe informar o banco que no novo emprego passará a receber x anualmente mas que o irá depositar na íntegra em parcelas variáveis ao longo do ano, continua na prática a domiciliar o salário, não é?

Não.
  6.  # 6

É uma questão de falar com (o)a gestor(a) de conta. Se for um bom cliente em que eles tenham interesse em manter, duvido que irão agravar-lhe o spread por isso.
    Se não forem sensíveis à sua questão basta ameaçar que irá mudar de banco e levar todas as suas poupanças para lá.
    Concordam com este comentário: lopcarlo
  7.  # 7

Depois de falar com o seu gestor de conta venha cá contar o que se passou, porque há aqui muita muita fantasia.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  8.  # 8

Colocado por: J.FernandesSe informar o banco que no novo emprego passará a receber x anualmente mas que o irá depositar na íntegra em parcelas variáveis ao longo do ano, continua na prática a domiciliar o salário, não é?

Salário tem um código diferente de uma mera TB.

Há sempre a possibilidade de depósitos mensais e periódicos em cash, que podem assumir o código de vencimento. Pelo menos no Santander dava.
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  9.  # 9

Colocado por: vmontalvaoÉ uma questão de falar com (o)a gestor(a) de conta. Se for um bom cliente em que eles tenham interesse em manter, duvido que irão agravar-lhe o spread por isso.

Colocado por: electrao

https://forumdacasa.com/discussion/26180/credito-habitacao-domiciliacao-rendimentos/#Comment_707347
  10.  # 10

Boas Palmstroke

Essa questão tem de ser feita ao seu gestor.

Pela experiência que tenho no meu banco, e de alguns amigos que emigraram, há a hipótese de pedir a alteração do produto mas isso varia de banco para banco, e uns são mais flexíveis que outros.

No caso do Santander é alterada a condição de produtos, isto é, em vez que ter obrigatoriamente a domiciliação do vencimento, passa a ter um outro que substitua sem ter qualquer agravamento de spread com isso.
  11.  # 11

Ok, obrigado pelo feedback.

A minha intuição é que é melhor deixar isto andar, e apenas entrar em contacto com o gestor depois de alguma iniciativa da parte do próprio banco, porque eu até estaria disposto a subscrever outros produtos mas creio que o cenário de subir o spread é sempre o mais vantagoso para o banco e portanto mais vale 'tar quieto. De qualquer forma, e com a história das taxas de juro negativos, não me admira nada que tenham sistemas analítcos para caçar logo estas situações e portanto não deve demorar muito.. lol

Obs. só não percebi a recomendação para lermos sempre as letras pequenas dos contratos de crédito, eu li e reli na altura, e sei muito bem o que assinei, e por isso criei este post. Não quer dizer que não tente procurar o máximo de benefício próprio em qualquer situação, os bancos fazem o mesmo. ;)
  12.  # 12

Então se tem bastantes poupanças, transfira-as para outra conta noutro banco e depois cria uma ordem permanente mensal no valor do salário.
  13.  # 13

Mas para ser considerado ordenado, este não tem que entrar no banco do CH com o cód 08? Só assim o banco do CH considera que é depósito de ordenado, ou não rcosta77?
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  14.  # 14

Não sei, talvez dependa do banco. Eu já fiz isso em tempos no Santander quando tinha lá o CH e era aceite.
  15.  # 15

6 meses depois ninguém me chateou com aumentos de spread.
    vou fazendo algumas transferencias pontuais, a conta continua com dinheiro e as prestacoes da casa auto-debitam-se sem problemas.

só quis actualizar o post nao vá alguém ter a mesma duvida.
    :)
  16.  # 16

Colocado por: palmstroke6 meses depois ninguém me chateou com aumentos de spread.

Mas a euribor que contratou não foi de 12 meses?
  17.  # 17

Colocado por: palmstroke6 meses depois ninguém me chateou com aumentos de spread.
    vou fazendo algumas transferencias pontuais, a conta continua com dinheiro e as prestacoes da casa auto-debitam-se sem problemas.

só quis actualizar o post nao vá alguém ter a mesma duvida.
    :)

Eu já vou com mais de 6 anos e nunca fui chateado. E já ao fui ao banco amortizar uma boa fatia.
    O que eles querem é que a gente não falhe. Problemas com créditos já eles têm e muitos. Não precisam de mais um ;)
  18.  # 18

Colocado por: Victor Ribeiro
    Mas a euribor que contratou não foi de 12 meses?

O homem fala de spread e você contrapõe com a euribor?
    Qual é a relação aqui? Se houver mudança de condições de contrato não se espera pela mudança da taxa. Os efeitos são sempre imediatos.
  19.  # 19

Colocado por: vmontalvaoO homem fala de spread e você contrapõe com a euribor?
    Qual é a relação aqui? Se houver mudança de condições de contrato não se espera pela mudança da taxa. Os efeitos são sempre imediatos.

Amigo eu sei do que estou a falar. Euribor a 12 contratada, o banco apenas faz a revisão dos produtos aquando a revisão da prestação, por isso é que se calhar após 6 meses o homem não teve problemas!!
    Concordam com este comentário: joaobt24
  20.  # 20

9 meses and counting..

0.0218 seg. NEW