Iniciar sessão ou registar-se
    • juca
    • 2 abril 2009 editado

     # 1

    ola.
    preciso descobrir qual o problema do meu soalho que está sempre a «levantar», desconfio que está relacionado com humidade da placa mas o construtor diz que é mau uso... alguém conhece profissionais que façam o diagnóstico do problema?
  1.  # 2

    mau uso ????????? que eu saiba o soalho só tem um tipo de uso que é andar em cima dele, a que é que o construtor se refere quando diz "mau uso" que nao se pode pisar o desgraçado ???????
  2.  # 3

    Se o soalho fôr madera de Carvalho posso dizer que é muitíssimo sensível à humidade.
    Se a casa fôr nova poderá ser humidade residual na placa, se não, é humidade de infiltração e, nesse caso, sendo carvalho, tem aí um problema algo bicúdo.
  3.  # 4

    Será que foi aplicado antes de 28 dias da aplicação da betonilha?
    Não levou uma barreira à humidade?

    O construtor será construtor?
  4.  # 5

    Colocado por: bertosilvamau uso ????????? que eu saiba o soalho só tem um tipo de uso que é andar em cima dele, a que é que o construtor se refere quando diz "mau uso" que nao se pode pisar o desgraçado ???????

    Lol.... ;)
    • AnaT
    • 4 abril 2009 editado

     # 6

    Parece aquela velha história de que o dançarino não é mau. O chão é que está torto...

    E não se terão equecido das juntas de dilatação?
  5.  # 7

    o soalho é de sucupira, não é carvalho... preciso mesmo de alguém que me descubra o problema, porque o construtor insiste que o problema é de eu lavar o chão com um pano molhado.
    Existirá algum profissional que faça esse tipo de diagnóstico? já pesquisei na net e só encontrei a Check house mas é carissimo....
  6.  # 8

    juca,
    Precisamos de mais dados.
    É pavimento flutuante, é (mesmo?) soalho, ou parquet (com que dimensão)?
    (NOTA: "soalho", tal como eu o conheço, é pregado sobre ripas que ficam metidas dentro da betonilha).
    É um piso térreo? É por todo o lado da casa, ou só nalgumas divisões (corredores)?
    Por último: EM QUE TERRA É a sua casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: juca, oskar
    •  
      FD
    • 4 abril 2009

     # 9

    Colocado por: jucaeu lavar o chão com um pano molhado

    O soalho é totalmente maciço?
  7.  # 10

    ola,

    é soalho pregado sobre ripas e maciço. só acontece no piso térreo, no 1º andar não se verifica.
    A casa fica em esposende, distrito de braga
  8.  # 11

    ola juca,
    Tambem sou da sua area e tenho um familiar que tive um problema semelhante com soalho macico na altura verificou-se que o problema nao era do soalho em si mas sim a base...queiro a betonilha. Ou seja as ripas nao estavam bem seguras gracas a ma qualidade da betonilha( espero q nao estou a dizer disparate mas basicamente a massa da betonilha era de qualidade pessima) a ripas deslocaram-se e o soalho levantou.... Nao sei mais pormenores acerca do problema excepto que no caso do familiar em questao o soalho tive de ser completamente arrancado, resolveram o problema da betonilha, pousaram as ripas novamente e pregaram o soalho de novo....e finalmente problema resolvido!
  9.  # 12

    Colocado por: jucaé soalho pregado sobre ripas e maciço. só acontece no piso térreo, no 1º andar não se verifica.
    Alguém ainda tem dúvidas? :-)
    Se o problema não é da betonilha (como preconiza a cruzie), é da humidade do solo.
    Colocado por: jucaA casa fica em esposende, distrito de braga
    Se fosse mais para as minhas bandas (Lisboa), eu próprio iria medir o teor de humidade dessa madeira.
  10.  # 13

    OK. Obrigada a todos pelas dicas.:-), foram excelentes!!!

    Mas eu preciso de algum documento para fazer com que o construtor assuma a responsabilidade...pois pela vias comuns, ou melhor, pelo diálogo não estou a conseguir ...
  11.  # 14

    Juca
    Sucupura e um bom soalho mas o materal tem sempre razao parte sempre pelo mais fraco
    neste caso sera a betonilha fraca, normalmente em pisos terreos e usado uma caixa de ar com isolamento para melhor protecçao das madeiras possivelmente nao foi feita
    as ripas e bom que tenham alhuns pregos de forma a que fiquem bem chumbadas possivelmente nao foi feito
    na colocaçao tambem e conveniente deixar juntas abertas para que a madeira apoz a colocaçao as possa preencher e nao rebentar
    a casa e nova ? se e tem garantia, humidade que tal tem aquecimento central? se tem pode ter uma fuga.
    para limpar pav de madeira com esfregona e bom que seja com ela apenas humida, nao lavar a mangueira
    ehheheheh
    boa sorte
  12.  # 15

    Olá juca, por acaso esse piso não têm lage suspensa com "caixa de ar"?

    Hoje em dia, muitos engenheiros e construtores "gostam" destas placas aligeiradas de piso, que mesmo com ventilação, acabam por formar condensações que originam humidades ascendentes.

    Verifique se não é esse o problema.
  13.  # 16

    Este chão se não tiver circulação de ar, levanta sempre. Já vi vários, em que depois de se ter feito aberturas para circulação de ar, comporta-se muito bem. Mas pode não ser o caso, mas pelo que li será muito idêntico. Essas aberturas serão feitas para o exterior em que levarão respiradores, e espero que entre ripas exista aberturas, para poder circular o ar, mesmo pequena que seja.
    • bch
    • 15 maio 2009

     # 17

    Colocado por: jucaola.
    preciso descobrir qual o problema do meu soalho que está sempre a «levantar», desconfio que está relacionado com humidade da placa mas o construtor diz que é mau uso... alguém conhece profissionais que façam o diagnóstico do problema?
    • bch
    • 15 maio 2009

     # 18

    o Soalho a levantar?há varias vertentes,se estivere a falar de um soalho maciço há muitos factores em ter em conta; será que a madeira antes se ser aplicada estava seca; será que a betomilha secou ao ponto de não haver qualquer tipo de humidade,ou seja na construção civil quando se faz a betomilha antes de se por o chão a mesma tem de secar a volta de 3 meses e mesmo assim tem d se fazer testes a betomilha a ver se ainda tem oum grau significativo de humidade se tiver tem que se esperar mais tempo,este mesmo factor tambêm invalidada a colocação de soalho flutuante;se é soalho flutuante o mesmo tem de respeitar várias normas;se for colado tem de levar cola própria como se sabe uma cola de madeira é feita á base de água,junta de dilatação em todas as portas;juntas no minimo de 5mm a toda a volta para se o mesmo dilatar ter folga;espuma a todo o comprimeto sem cortes ou se tiver que estejam unidos com fita;uma manga plástica antes da espuma, o mau uso só se alica caso tenha inudado o pavimento de água, e mesmo assim só num chão de baixa qualidade isso aconteceria. bichinho_madeira.blogs.sapo.pt/
  14.  # 19

    Apenas uma unica causa _humidade

    aquela da madeira não estar bem seca é uma grande piada vou rir durante o fim de semana
  15.  # 20

    Será que uma cantoneira em chapa, tipo omega conforme foto em anexo pode ser utilizada como base/suporte para uma piso maciço de pinho?
    Agradeço a atenção dispensada
    Saudações
    J. Carvalhal
 
0.0235 seg. NEW