Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Alunos de colégios privados podem deduzir a despesa com cantina ou com transporte desde que incluídos no total da mensalidade. Na escola pública, a cantina e o passe social não contam como despesas de educação.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/irs/detalhe/escolas_publicas_descriminadas_em_relacao_as_privadas.html
  2.  # 22

Guia para garantir todas as deduções do IRS a que tem direito:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/irs/detalhe/guia_para_garantir_todas_as_deducoes_do_irs_a_que_tem_direito.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slsg, danobrega, musg
  3.  # 23

As faturas da farmácia com produtos com IVA a 23% emitidas desde o início do ano, até à recente alteração da lei, e que tenham sido consideradas no campo das despesas gerais e familiares vão ser recuperadas pelo Fisco e ficarão pendentes no portal das finanças, cabendo aos consumidores estarem atentos ao e-Fatura e validar essas despesas, noticia o Jornal de Negócios, na edição desta terça-feira, sendo que fonte oficial das finanças já tinha dito, em maio, que o Fisco iria proceder ao reenquadramento dessas faturas.

http://observador.pt/2015/07/07/contribuintes-vao-ter-de-validar-faturas-de-saude-com-iva-a-23-desde-o-inicio-do-ano/
  4.  # 24

epáh fora as cidades grandes e medias de Portugal quem é que faz IRS e quem é que prepara esta coisa das despesas ... será que um velhote do interior consegue fazer um IRS ???' deduzir as despesas no local correcto ahhahhah tal disparate !!!!! isto em Portugal fazer um IRS é pior que tentar acertar no euro milhões ahahhahahhh
  5.  # 25

FAZER O IRS CÁ é como desenhar um quadro de picasso
  6.  # 26

Hoje em dia fazer o IRS na net é praticamente só introduzir o nº de contribuinte e a password. Tudo o resto já está preenchido. E em qualquer junta de freguesia existe um computador e alguém disponível para ajudar.
  7.  # 27

Colocado por: CarvaiHoje em dia fazer o IRS na net é praticamente só introduzir o nº de contribuinte e a password. Tudo o resto já está preenchido. E em qualquer junta de freguesia existe um computador e alguém disponível para ajudar.
    sim eu sei , mas naqueles locais distantes , sem juntas ate ?????
  8.  # 28

Colocado por: rafaelisidorosim eu sei , mas naqueles locais distantes , sem juntas ate ?????

têm de fazer o que a maioria faz, socorrer-se dos familiares, filhos, netos ou outros..., que têm tecnologia para isso e o mínimo de conhecimentos necessários...

cumps
  9.  # 29

Colocado por: electrao

têm de fazer o que a maioria faz, socorrer-se dos familiares, filhos, netos ou outros..., que têm tecnologia para isso e o mínimo de conhecimentos necessários...

cumps
    mas isso é algo que se possa apresentar a um contribuinte ?
  10.  # 30

Colocado por: master_chiefFAZER O IRS CÁ é como desenhar um quadro de picasso

Por acaso no nosso país, existe ainda uma grande parte que faz o IRS por si próprio. Na Alemanha por exemplo, uma boa parte dos particulares entrega ao Contabilista para fazer. Não há a cultura de ser o contribuinte a fazer, como nós em Portugal.

Sinceramente, com o auxílio de alguns guias disponíveis na NET e se tiver rendimentos por conta de outrem ou só pensões, não vejo grande dificuldade em preencher. Já vem tudo praticamente pré-prenchido, só precisa de adicionar os benefícios fiscais (Anexo H).

cumps
  11.  # 31

Colocado por: rafaelisidoromas isso é algo que se possa apresentar a um contribuinte ?

apresentar?
  12.  # 32

oh electrao sabe que neste país que existe documentos , via elctronica ou não mas serão para se preencher , agora imagine esta dos 23% com ou sem receita ter de as registar por um velho que não sabe ler ... e neste país existe tantos novos e velhos ... quando seria mais facil um programa fiscal mais simples e completo por numero de contribuinte ... Portugal apresenta algo para mim que parece um prato de comida perdida , desculpe-me mas é isso que eu penso . cá ainda pagar um contabilista para apresentar estes documentos ui ui ... só se o ordenado minimo subir 30% .é porque as reformas dos velhotes não dá para os medicamentos quanto muito para um contabilista .
  13.  # 33

Contabilistas esses que muitas vezes a única coisa que fazem é carregar no botão "enviar". Nem se dão ao trabalho de preencher o anexo H, é enviar apenas com os dados pré-preenchidos e cobrar os 10€ ou 15€ da prache.
    Como o contribuinte não sabe nada de nada, até fica contente porque não tem que pagar e nem faz ideia que anda a pagar imposto a mais.
  14.  # 34

Colocado por: tnjpContabilistas esses que muitas vezes a única coisa que fazem é carregar no botão "enviar". Nem se dão ao trabalho de preencher o anexo H, é enviar apenas com os dados pré-preenchidos e cobrar os 10€ ou 15€ da prache.
    Como o contribuinte não sabe nada de nada, até fica contente porque não tem que pagar e nem faz ideia que anda a pagar imposto a mais.
    e agora a clicar fatura a fatura e procurando a receita ou não lol 15 já não vai dar !!!
  15.  # 35

Colocado por: rafaelisidorooh electrao sabe que neste país que existe documentos , via elctronica ou não mas serão para se preencher , agora imagine esta dos 23% com ou sem receita ter de as registar por um velho que não sabe ler ... e neste país existe tantos novos e velhos ... quando seria mais facil um programa fiscal mais simples e completo por numero de contribuinte ... Portugal apresenta algo para mim que parece um prato de comida perdida , desculpe-me mas é isso que eu penso . cá ainda pagar um contabilista para apresentar estes documentos ui ui ... só se o ordenado minimo subir 30% .é porque as reformas dos velhotes não dá para os medicamentos quanto muito para um contabilista .

Eu não estou a dizer que é fácil. Em PT há muito contabilista a pedir 10€ para clicar no botão. Se é muito para os reformados, acredito que sim... para alguns, mal chega para as despesas da casa e saúde.

Eu também tive muitos familiares com dificuldades nestas questões... Solução, foi ajudá-los. Neste momento, faço uns 7/8 IRS anualmente.

Cumps
  16.  # 36

Colocado por: electrao

Eu não estou a dizer que é fácil. Em PT há muito contabilista a pedir 10€ para clicar no botão. Se é muito para os reformados, acredito que sim... para alguns, mal chega para as despesas da casa e saúde.

Eu também tive muitos familiares com dificuldades nestas questões... Solução, foi ajudá-los. Neste momento, faço uns 7/8 IRS anualmente.

Cumps
    epah , não se zangue comigo pff estava só a tentar compreender por raio tem que ser tão complicado , quando somos vigiados ao pormenor ...
    não era tempo de mudar o sistema ?
  17.  # 37

Alguém me sabe dizer se as faturas de 2015 têm de ser todas lançadas no site do e-faturas até dia 31 deste mês...ou?
    • size
    • 26 dezembro 2015

# 38

Colocado por: TyrandeAlguém me sabe dizer se as faturas de 2015 têm de ser todas lançadas no site do e-faturas até dia 31 deste mês...ou?

Diz a lei que os fornecedores as tem que lançar até ao fim do mês seguinte. Logo uma factura de 31 de Dezembro pode ser lançada durante o mês de Janeiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
    • slsg
    • 26 dezembro 2015

# 39

As faturas referentes ao ano de 2015 podem ser validadas pelo contribuinte até ao final do mês de fevereiro de 2016.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas, Tyrande

0.0211 seg. NEW