Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, Estou a tentar restaurar a minha mobília do quarto (a primeira vez que faço um projecto assim) e tenho a mobilia com um aspecto muito brilhante, com o primário branco por baixo. O problema é que comprei decapante universal e este não faz absolutamente nada. Com lixa consigo ir desgastando o brilho mas é um grande trabalho sem muito resultado.
    Gostaria de saber o que poderia fazer para remover este brilho e chegar à camada de madeira original.
  2.  # 2

    compre uma maquineta no aki, lixadora, já não cansa tanto e é o suficiente para tirar o verniz para depois aplicar o primário próprio para madeiras
    • eu
    • 22 maio 2015

     # 3

    Mas olhe que isso faz uma carrada de pó...
  3.  # 4

    E uma máquina dessas das mais baratas será o suficiente para tirar todas as camadas? (refiro-me ao verniz, ao primário e à tinta que tenho de tirar para voltar à madeira original)

    Eu sei que faz pó, mas vou tentar fazer o máximo de partes no exterior.
    • eu
    • 22 maio 2015

     # 5

    Colocado por: tatianapaulinoE uma máquina dessas das mais baratas será o suficiente para tirar todas as camadas?

    Sim, sem dúvida.
  4.  # 6

    estranho. decapante costuma dar algum resultado. nao faz milagres, nem funciona apenas com uma aplicação mas resulta.
    como fez a aplicação? tem que usar uma espátula ou um raspador enquanto o decapante faz efeito e amolece a camada de tinta. se o deixar
    secar a tinta volta a endurecer e então nada feito.
  5.  # 7

    Já me meti numa aventura dessas numas portadas das minhas janelas do Monte... Simplesmente desisti... Quase 100 anos de pinturas acumuladas é demais para qualquer decapante ou lixadora.
    Tive 3 dias a lutar com uma portada e apenas consegui limpar uma face (e apenas as partes lisas)... E são 10 janelas, ou seja, 20 pedaços de madeira vindas directamente do inferno. Grrrr
  6.  # 8

    eu quando comprei o meu apartamento tinha portas em faia, lixei cerca de 10 portas, até portas com envidraçados. pintei duas de mao de primário para madeiras e duas de tinta na cor que quis, mais uma de protetorr/acabamento para a tinta poder estar protegida á agua e ficou impecável, fiquei mesmo satisfeito.
  7.  # 9

    Segundo percebi a mobília é lacada, certo? Refere-se a um primário branco...
    O que pretende fazer? Lacar de novo?
    Se for não precisa de decapar.

    Se for envernizada...
    Há várias formas de "decapar":
    - Usar um bom decapante. O do CIN é excelente, resulta...mas muito cuidado com a pele e principalmente olhos:
    - Pistola de ar quente e raspador;
    - Só raspador e depois passa lixadeira;
    - Lixadeira roto orbital com lixa de 60 para remover o verniz e 120 para alisar a madeira;

    Qualquer uma destas técnicas resulta, mas não é fácil este tipo de bricolagem, requer técnica.

    Estive mais de dois meses a fazer "refreshing" de madeiras, algumas com mais de cinco camadas de verniz marítimo, sem decapantes porque na companhia onde trabalho são completamente proibidos esses produtos, foi tudo até ao "osso" (inclusivé eu) :-D
    Inicialmente só com raspador, mas depois teve que se utilizar a pistola de ar quente para ajudar...parece fácil mas é preciso técnica.
    Não tarda muito e lá vou eu deslocar-me mais de 10 000 km para mais dois meses e tal, a fazer mais do mesmo.
    Life is not perfect!
 
0.0125 seg. NEW