Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Já li por aqui que em alternativa aos painéis solares para aquecimento de águas, podemos usar outras soluções no uso de energias renováveis e mesmo assim ir ao encontro do que a lei obriga.

    Seriam por exemplo os painéis fotovoltaicos uma opção "legal"? Há outras opções?

    Obrigado
  2.  # 2

    Não precisa de paineis de qualquer espécie. Basta uma bomba de calor.

    No final o custo monetário é o mesmo (e a qualidade do material também).
  3.  # 3

    mas qual o porque de não usar paneis solares para aquecimento de aguas?
    pode usar painéis fotovoltaicos para produzir electricidade e aquecer agua através de resistência eléctrica mas vai ser muito menos eficiente
    acho que não vale a pena complicar
  4.  # 4

    Colocado por: fsilva106mas qual o porque de não usar paneis solares para aquecimento de aguas?
    pode usar painéis fotovoltaicos para produzir electricidade e aquecer agua através de resistência eléctrica mas vai ser muito menos eficiente
    acho que não vale a pena complicar


    Menos eficiente quanto a si, mais racional quanto a mim. É uma opção minha e lembrem-se que cada um consome energia de forma diferente.

    E mais alternativas? Tenho mesmo de colocar painéis e gastar quase 3000€ numa treta que nem vou usar?
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 5

    Colocado por: mingosmcolocar painéis e gastar quase 3000€ numa treta que nem vou usar


    usar, vai!!! agora se tem a rentabilidade que deseja... já é mais relativo
  6.  # 6

    Colocado por: sergyiousar, vai!!! agora se tem a rentabilidade que deseja... já é mais relativo


    Por acaso não vou usar mesmo. Por isso ter painéis/bombas de calor para aquecimento de água é deitar dinheiro ao lixo.

    Alternativas é o que procuro. Os fotovoltaicos ainda eram um mal menor e muito mais baratos.
  7.  # 7

    Pode fazer um kit de autoconsumo e ligar um termoacumulador.

    com um investimento mais baixo, consegue possivelmente reduzir alguma coisa na fatura.

    agora em termos de solução, o solar é mesmo o ideal, se bem que como diz e bem, com valores um pouco mais altos, mas com retorno de 5/6 anos, dependendo obviamente da sua utilização.

    Cumprimentos,

    Tiago Martins
  8.  # 8

    Colocado por: mingosmAlternativas é o que procuro. Os fotovoltaicos ainda eram um mal menor e muito mais baratos.
    ha quem ponha so para dizer que tem e depois tira fora!!!
  9.  # 9



    5.99€ no "lider"
  10.  # 10

    Colocado por: mingosmpodemos usar outras soluções no uso de energias renováveis e mesmo assim ir ao encontro do que a lei obriga......

    Há outras opções?

    sim e dentro do espírito da lei pode usar uma qualquer solução a biomassa,

    dentro do solar térmico pode usar um sistema termosifão da Solcraft que ali uma boa performance com baixo custo, a solução com 200 litros consegue encontrar agora por valores a rondar os 1800€ já com IVA e instalação.
    Concordam com este comentário: mingosm
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo16062021Cmo é que é,como é que é?

    existe quem instale para a certificação e depois os retire.
    Concordam com este comentário: eu
    • r.v
    • 25 maio 2015

     # 12

    ja fez isso.a camera tirou as fotos o painel ,passou a licença de habitilidade e fora com os paneis para outra obra.tudo feito a responsabelidade do propriatario.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 13

    pois!!!!!
    • r.v
    • 25 maio 2015

     # 14

    nao achei muita piada ó que se fez.também so ia usar 15 dias por ano
  13.  # 15

    eu digo logo que n tenho paineis para isso!!! se quiser compra-me um e depois vende-o!!!
  14.  # 16

    Obrigado a todos pela contribuição.

    A ideia é ir ao encontro da lei e não estar aqui a inventar com painéis para retirar depois. Se a lei obriga novas construções a serem "verdes" apenas gostaria de ver que soluções tenho ao dispor e por que preços.
  15.  # 17

    mas não vai usar os painéis porque? não vai usar água quente em casa?
  16.  # 18

    Colocado por: mingosmObrigado a todos pela contribuição.

    A ideia é ir ao encontro da lei e não estar aqui a inventar com painéis para retirar depois. Se a lei obriga novas construções a serem "verdes" apenas gostaria de ver que soluções tenho ao dispor e por que preços.


    A Contribuição renovável de um sistema solar térmico, pode ser substituída por outro sistema de energia renovável, com valor igual ou superior (pode ser substituído por Biomassa - Caldeira a Lenha ou Pellets, ou recuperador de calor).
    O novo sistema pode ser usado para AQS ou para Aquecimento da Casa.

    Neste momento ainda não é viável a substituição por um sistema Aerotermico ou Geotermico (com bomba de calor), pois a regulamentação ainda não foi adaptada, e por isso não é possivel Calcular a Parcela renovável destes sistemas.
    Mas logo que saia legislação nesse sentido vai ser possivel usar Bomba de Calor em substituição dos coletores solares (desde que a componente renovável da Bomba de calor seja igual ou superior à dos paineis).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mingosm
  17.  # 19

    Colocado por: sergyiomas não vai usar os painéis porque? não vai usar água quente em casa?


    Segundo percebi, casa de férias p/ usar 15 ou 30 dias ao ano apenas... Nunca vai amortizar a diferença do custo inicial de um sistema solar para um vulgar termoacumulador eléctrico.
    Concordam com este comentário: sergyio
  18.  # 20

    isso compra uma usado na net e ta bom!
 
0.0191 seg. NEW