Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Vou ter uma reunião de condomínio onde vamos discutir o orçamento para obras exteriores no prédio devido a alguma infiltração de água em algumas habitações, julgo ser capote que vão colocar, uma questão sou obrigado a pagar? E senão tiver dinheiro para tal? O condomínio não tem dinheiro de parte visto que alguns condóminos não pagam o condomínio já há muito tempo, o meu está em dia.

    Obrigado
  2.  # 2

    se os outros nao pagam, sugiro que começes a nao pagar tambem

    vais ver como se mexem e poem isso em tribunal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
  3.  # 3

    São cerca de 6 que não pagam e já estão em tribunal, aqui a minha dúvida é se terei que pagar as obras se for aceite o orçamento, mesmo que eventualmente não tenha condições se for um valor elevado
  4.  # 4

    Colocado por: master_chiefse os outros nao pagam, sugiro que começes a nao pagar tambem

    Assim perde a razão toda, é do tipo, se eles roubam, roube também...
    Colocado por: André2015São cerca de 6 que não pagam e já estão em tribunal, aqui a minha dúvida é se terei que pagar as obras se for aceite o orçamento, mesmo que eventualmente não tenha condições se for um valor elevado

    Se não consegue pagar tudo, o que é bastante normal, peça para ir pagando(tipo prestações), o condomínio deve ter dinheiro, não tem é o dinheiro todo necessário, e tem ainda de ficar com algum para ir pagando despesas..
    Concordam com este comentário: mmgreg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
  5.  # 5

    Sim mas se ficar um valor elevado mesmo assim em prestações, sou mesmo obrigado a pagar? O condomínio todos os anos apresenta um orçamento anual e o que gastou e é sempre praticamente o mesmo valor ( orçamento =despesas) , o que faz com que não tenhamos nenhum dinheiro em caixa.
  6.  # 6

    Colocado por: André2015Sim mas se ficar um valor elevado mesmo assim em prestações, sou mesmo obrigado a pagar?

    Se o IMI for demasiado elevado é obrigado a pagar?
    Colocado por: André2015não tenhamos nenhum dinheiro em caixa

    Devem ter sempre algum dinheiro em caixa!
  7.  # 7

    Colocado por: ktm333Devem ter sempre algum dinheiro em caixa!


    depende se tem 6 fracções com pagamentos em atraso é natural que falte dinheiro, se os processos já estão em tribunal a gestão do condomínio até está mexer-se.

    Não sei o valor médio do condomínio, nem o valor total de fracções. Mas se o valor for 20 euros, 6x20x12 = 1440€ por ano que ficam a faltar nas contas. Se não pagam à 2 ou 3 anos já dá um valor engraçado.

    Depois se são 6 que não pagam em 30, provavelmente estão com valores muito baixos que deviam ser revisto. Se for 6 em 12 então é mesmo a falta deles que está a estrangular as comtas.

    Bom bom era a gestão do condomínio poder cortar a água e a luz ás fracções com pagamentos em atraso.

    Quanto ao facto de não haver dinheiro, é para isso que existem os bancos. Ou mantém um valor minimo do condominio e quando é preciso obras extras cada fracção entra com a sua parte. Quem não tiver dinheiro que o vá pedir ao banco. Ou vai o condominio pedir dinheiro ao banco e depois aumenta o valor mensal para pagar a prestação ao banco, agora milagres é que não há e se estas obras não forem feitas são as casas de todos que se degradam.
  8.  # 8

    Pauloagsantos - "Quem não tiver dinheiro que o vá pedir ao banco", que frase mais inoportuna... deves ser rico tristeza
  9.  # 9

    André 2015,
    Basta propor e fazer votar/aprovar uma cláusula em que a Administração de Condomínio fica condicionada a apenas poder adjudicar a obra - e mandá-la avançar - quando tiver recebido a comparticipação de TODOS os condóminos para pagar a TOTALIDADE da obra.
    Com 6 relapsos, isso será lá para o dia de S. Nunca.
    Concordam com este comentário: nielsky
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
  10.  # 10

    Colocado por: André2015Pauloagsantos - "Quem não tiver dinheiro que o vá pedir ao banco", que frase mais inoportuna... deves ser rico tristeza



    rico não sou infelizmente :-(

    mas se as obras precisam de ser feitas, onde se vai arranjar o dinheiro? é que não fazer hoje uma obra de X euros pode obrigar a fazer daqui a uns anos uma obra de um valor bem superior. e depois o seu apartamento que hoje vale Y se não forem feitas estas obras no edificio no futuro vai desvalorizar por estar num edifício com problemas.

    depois tb existem obras e obras. se o prédio está com problemas de infiltrações porque vão colocar capoto? Podem fazer uma intervenção mais em conta.
  11.  # 11

    Colocado por: André2015Sim mas se ficar um valor elevado mesmo assim em prestações, sou mesmo obrigado a pagar? O condomínio todos os anos apresenta um orçamento anual e o que gastou e é sempre praticamente o mesmo valor ( orçamento =despesas) , o que faz com que não tenhamos nenhum dinheiro em caixa.


    Aposto que é uma empresa a gerir o condomínio!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
  12.  # 12

    Colocado por: André2015Sim mas se ficar um valor elevado mesmo assim em prestações, sou mesmo obrigado a pagar? O condomínio todos os anos apresenta um orçamento anual e o que gastou e é sempre praticamente o mesmo valor ( orçamento =despesas) , o que faz com que não tenhamos nenhum dinheiro em caixa.


    Sim, está obrigado a pagar a sua quota-parte em todas as despesas do prédio . Quem é que deve pagar por si ?

    Vamos supor que a sua habitação era uma casa unifamiliar, sua plena propriedade e que chegava a um ponto que necessitava de obras urgentes de conservação, quem é que deveria suportar as despesas ?

    Na Propriedade Horizontal (condomínio) é a mesma coisa. Quem adquire habitação tem que ter isso em conta na gestão das suas economias.

    Pode é propor em assembleia que o valor da obra seja quotizada para todos os condóminos ao longo de determinado tempo, 1 ou 2 anos, a fim de facilitar os pagamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
  13.  # 13

    Desde já agradeço a todos, uma outra dúvida quando se compra uma casa tem 5 anos de seguro caso aconteça algo dentro da habitação, e não tem 10 anos no caso exterior? Comprei à 6 anos


    Obrigado
 
0.0169 seg. NEW