Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou prestes a começar a reconstrução de uma pequena casa, e estão incluídas nestas obras a construção de um anexo. Como se trata de uma casa pequena, achamos que de futuro poderá ser muito útil ter um espaço em cave para arrumos. Ora a situação é a seguinte:
    Neste momento não queremos construir cave, (devido ao investimento, complicações de projecto, agravamento de imi...) mas ao iniciarmos a construção do anexo, seria muito mais fácil se removêssemos terra suficiente para as fundações mas também para deixar uma caixa de ar de 2,5 m de pé direito para uma futura cave (de cerca de 40 m2).
    Esta caixa de ar não iria ter qualquer tipo de acesso por enquanto.
    Tendo em conta que se trata de uma obra no centro da cidade, o risco de ser detectado deve ser elevado (imagino).

    Com isto pergunto...Que tipo de consequências posso ter se a fiscalização detectar a remoção de terras? É crime?
    Quem é o responsável? Proprietário, Arquitecto, Coordenador de obra? Todos?
    Será esta escavação uma razão para o coordenador de obra/arquitecto se vai recusar a assinar?

    Desculpem a pergunta de principiante,
    Agradeço a vossa colaboração,
  2.  # 2

    Isso implica obrigatoriamente uma alteração à estrutura do anexo, uma coisa é ter uma estrutura calculada para um piso e agora fazer dois.
    Tudo é possível desde que os intervenientes estejam conscientes disso e das suas implicações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariais
  3.  # 3

    os custos de fazer a cave ou não fazer não são assim tantos quanto isso, repare, a terra terá que ser removida, o calculo das estruturas terá que ser feito já a pensar na cave, as paredes da cave terão que ser sempre impermeabilizadas. Ou seja entre fazer isto tudo legal e deixar a cave em bruto para arranjar depois ou fazer tudo ilegal e deixar uma parede para deitar abaixo no futuro os únicos custos que estamos a falar em fazer tudo legal seriam os acrescimos na licença e no IMI que acredito que não serão tanto quanto isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariais
  4.  # 4

    Arranje um engenheiro que esteja disposto a escrever um relatório em como as terras não são suficientemente resistentes e que as fundações terão que ser mais profundas para encontrar a resistência adequada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariais
  5.  # 5

    Obrigada pelas vossas opiniões/dicas.
    Neste momento não tenho intenção de fazer cave (devido aos custos) mas não queria estar a construir um anexo e perder a possibilidade de fazer a cave um dia.
    Imagino que ao meter projecto na câmara não poderei colocar uma caixa de ar de 2,5m dizendo que de futuro poderei ter que fazer uma cave e que assim já fica preparado (eram capazes de dizer que sou tolinha e de não deixar fazer).
    As terras do anexo foram terras de lavradio, e é possível que não sejam muito resistentes mesmo, e a dica do Silver Wolf , pode vir a ajudar.

    Alguém tem uma noção do custo médio que pode ter a construção de uma cave por m2 ou m3? (remoção de terras e construção de paredes de sustentação)

    Obrigada a todos,
 
0.0081 seg. NEW