depois da porrada que tenho levado por causa das minhas ideias "avant-guarde" num outro tópico relativo ao meu apartamento actual, cá estou para fazer levantar mais uns sobrolhos em relação ao meu futuro apartamento. É que gostámos de practicamnete tudo nele (o chão em flutuante que estala à parte...) mas a porra da casa de banho da zona não privativa tem as paredes (excepto a do lavatório) e o chão num mosaico castanho com uns pormenores dourados com o qual ambos achamos um bocado difícil de viver... Podem ter uma ideia, ainda que vaga, na foto #16 deste anúncio: http://www.imovirtual.com/imoveis/apartamentos/apartamento-venda-em-pereira-montemor-o-velho/3640332/
Suponho que há 3 soluções: - arrancar tudo e refazer (obras, barulho, sujidade, custo elevado) - outro azulejo por cima (mais barato, mais fácil, sem barulho, se bem que o espaço não é quadrado...), possivelmente pastilha em tons claros (vi uma em apartamentos de luxo com pastilha redonda de vários tamanhos que ficava ESPECTACULAR!). Parece ser uma solução muito comum hoje em dia... - pintar o a azulejo existente (excepto chão e, ou gramar com ele, ou fazer só obras aqui) com as tintas próprias que há hoje em dia, mas não sei o quão bem ficará e aqui as opiniões parecem dividir-se muito... esta seria de facto a solução preferida devido à facilidade e, suponho, custo mais reduzido, se bem que utilizaria o melhor produto disponível (que não sei qual é...). No entanto o azulejo não é liso, tem textura... Esta casa de banho não teria uso para banhos, pois há mais 3 nas zonas privadas, por isso humidades não seriam problema.
Controverso porque deve haver quem pense "azulejo novo sobre o antigo, que disparate"; ou então " pintar azulejo, isso nunca ficam bem, arranque tudo!". Já li de tudo :-(
A mim agradava-me não ter que fazer nada ;-) No entanto aquilo é mesmo feio, a foto que referi não lhe faz justiça LOL! Mas gostar por gostar punha uma pastilha bonita! Só que aí, para ficar bem, já não fazia eu porque aquilo tem muitos cantos e é preciso contornar uns tijolos de vidro, etc. Nunca vi azulejo pintado e, por isso, não tenho opinião... Pode ser que até fique bem e d-se um ar menos "Bling". Por outro lado é a casa de banho que as visitas vão usar e, por isso, gostava que ficasse bem... A partilha é fácil de ver como fica mas pintado suponho que só fazendo mesmo. Por isso é que queria opiniões baseadas no que outros posam ter feito em situações semelhantes e qual foi o resultado/satisfação com a opção que escolheram.
coloca azulejo novo em cima do velho é um procedimento perfeitamente normal. até porque em casas com mais de 30 anos os cimentos cola que eram usados são completamente diferentes dos que são usados hoje e a remoção dos azulejos um procedimento demorado, logo custa dinheiro. E então em apartamentos reduz-se bastante a quantidade de resíduos a remover o que tb poupa dinheiro.
agora convem é ver a idade da casa para ver se deve aproveitar para rever as canalizações.
colocar azulejos por cima é como disse o pauloagsantos um procedimento comum, mas na minha opiniao pode ter alguns efeitos adversos: - se os azulejos nao forem até ao tecto, vai ficar com um rebaixo na parede, a nao ser que depois esta seja preeenchida com massa de enchimento, mas estando as paredes pintadas e dependendo do suporte pode ser nao trivial garantir aderencia. - se tiver uma janela com parapeito de pedra, o balanço deste pode desaparecer (i.e o azulejo final ficará a face ou num plano superior) o que dará um efeito de "remendo" na minha opiniao. - as tubagens de água podem ficar tão recolhidas com a nova camada de azulejo q vao necessitar de acrescentos, mas depois estes ficam grandes demais e os espelhos das canalizaçoes nao vao assentar na parede, outro pormenor q poderá nao ficar bem.
Como disse no início, como não tenho justificação outra que o lado cosmético quero evitar obras a todo o custo, mesmo sabendo que ficaria melhor assim... A colocação de pastilha por cima do existente parece-me uma boa opção mas não sei o quão fácil será para o bricoleiro profissional de modo a que fique bem feito... Pintar seria ainda mais fácil mas não tenho ideia nenhuma do aspecto final... se houvesse algum sítio na área de Coimbra onde tivessem algum tipo de demonstração era porreiro, assim já ficava com uma ideia sem ter que gastar o dinheiro nos materiais para depois, eventualmente, não os usar e optar pelo outra opção... dúvidas, dúvidas...
O que é microcimento e o que faria com ele? Cobrir o azulejo e depois pintar? Nesse caso acho que preferia aplicar pastilha por cima, já que há algumas muito bonitas (talvez caras...). A aplicação sobre azulejo existente não parece ser muito exigente, de acordo com vídeos que visualizei recentemente...
pintar? não, o microcimento cobre e ponto final. Fica com um ar de superfície lisa. Veja o site da microcrete talvez, assim consegue perceber o que se trata.
Pastilha deve ser aplicada numa superfície completamente regular e mil atenções com o aplicador. Para cobrir azulejo seria a minha última escolha.
Veja também Kerlite (Margrés) ou aparentados, já que quer cobrir o azulejo. São placas grandes e finas, poucas juntas.
Ah, já vi no site da microcrete... isso, em príncipio, está de fora nesses espaços gostamos do cerâmico... No entanto ADOREI a ideia da kerlite, o preço é que não deve ser nada simpático, tem ideia de quanto custa por m2 (por alto)? Tem no catálogo alguns em cores claras bem simpáticas. Mas aquilo é quase como cerâmica tradicional, certo? É também preciso a habilidade e ferramentas de assentar cerêmica tradicional ou o bricoleiro semi-profissional desenrrasca-se?
Boa noite. As placas de kerlite têm 3m x 1m, logo são sempre compradas, pelo menos, de 3 em 3m2. Tenho as tabelas no atelier, posso dizer-lhe amanhã os valores. Não é muito caro, mas também não é do mais barato que existe :) mas faz uma casa de banho quase sem juntas, dá uma amplitude fantástica e o material é bom e tem pouca espessura.
qual é a tolerancia dimensional da kerlite relativamente a planimetria ? será inferior a 1mm ao longo de 3000mm ? senão estou a ver problemas em alinhar juntas na aplicação. digo eu...
O kerlite em pavimentos, deve ser utilizado em situações de trafego ligeiro/ moderado. atenção a este ponto... Este material andará à volta dos > 100€/m2; certo?
Colocado por: Pedro BarradasO kerlite em pavimentos, deve ser utilizado em situações de trafego ligeiro/ moderado. atenção a este ponto... Este material andará à volta dos > 100€/m2; certo?
tenho a ideia de o ter visto mais barato... mas possivelmente seria outra marca...
100€/m2???? Isso está longe de ser caro, parece-me é ruinoso! Na pequena casa de banho que quero remodelar são, entre chão e paredes, quase 2500€ só em materiais! Aiaiai...