Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Estou a dar em doido com tanta informação contraditória quer nos foruns quer nos diversos sitios da internet

O meu rendimento total é de cerca de 15.000€ (10.000€ de salario + 5.000€ de rendimento predial) logo enblobar seria mais vantajoso, não?
    Em anexo encontram-se as minhas duas simulações com e sem englobamento de rendimentos que contradizem esta teoria.

alguem me explica p.f estas simulações?
    Obrigado
  2.  # 2

•  
      jccp
    • 28 maio 2015

# 3

Colocado por: cabonnisalguem me explica p.f estas simulações?

Declarou os juros de capitais a prazo (se os tiver) no englobamento anexo E ?
  3.  # 4

Não tenho juros de capitais...nem tenho lá o Anexo E..
  4.  # 5

cabonnis, de acordo com as suas simulações que apresentou, veja os seguintes pontos:

CASO NÃo ENGLOBE
    1) os rendimentos prediais são taxados a 28% e pode verificar na rubrica "imposto relativo a tribut. autónomas" que o Fisco arrecada o montante de 1.343,31 Eur correspondentes a esses 28%
    2) o seu rendimento do trabalho é taxado a 14,5% como pode verificar na simulação

CASO ENGLOBE
    1) os rendimentos prediais são englobados com os seus rendimentos do trabalho e pode verificar na rubrica "rendimento global" que o Fisco agregou os dois tipos de rendimentos
    2) os seus rendimentos englobados são taxados a 28,5% como pode verificar na simulação

CONCLUSAO
    - paga mais imposto caso englobe porque nesse caso todos os seus rendimentos estão a ser taxados a 28,5%
    - paga menos imposto caso não englobe porque nesse caso os rendimentos do trabalho são taxados a 14,5% e os rendimentos prediais a 28% (taxa de tributação autónoma)
    - assim sendo, só é vantajoso englobar os rendimentos prediais caso a taxa de imposto seja inferior aos 28% a que estão sujeitos
    Concordam com este comentário: A&J
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cabonnis
    • A&J
    • 29 maio 2015

# 6

Nem mais o Goliver tem toda a razão...
  5.  # 7

Goliver, muito muito obrigado
    Devo-lhe um almoço ;)
    •  
      jccp
    • 29 maio 2015 editado

# 8

Colocado por: goliverassim sendo, só é vantajoso englobar os rendimentos prediais caso a taxa de imposto seja inferior aos 28% a que estão sujeitos

Creio q não será assim em todos os casos,se consultar as simulações do meu irs verá que eu pago menos ao englobar á taxa de 37% do que se for taxado autonomamente a 14,5% e 28 respectivamente.
    •  
      jccp
    • 29 maio 2015 editado

# 9

6.  # 10

jccp, parece haver qualquer coisa de errado nessas simulações. Independemente do englobamento ou não , por exemplo, o valor de retenção na fonte deveria ser o mesmo, certo?
    •  
      jccp
    • 29 maio 2015

# 11

Colocado por: RJAS1972jccp, parece haver qualquer coisa de errado nessas simulações. Independemente do englobamento ou não , por exemplo, o valor de retenção na fonte deveria ser o mesmo, certo?

No englobamento é somada a retenção na fonte dos rendimentos prediais com a retenção na fonte dos rendimentos de capitais,daí a diferença dos dois valores nas duas simulações
    sem englobamento esses rendimentos não são necessários declarar e como tal não há retenções na fonte a considerar.

cumps
  7.  # 12

Colocado por: golivercabonnis, de acordo com as suas simulações que apresentou, veja os seguintes pontos:

CASO NÃo ENGLOBE
    1) os rendimentos prediais são taxados a 28% e pode verificar na rubrica "imposto relativo a tribut. autónomas" que o Fisco arrecada o montante de 1.343,31 Eur correspondentes a esses 28%
    2) o seu rendimento do trabalho é taxado a 14,5% como pode verificar na simulação

CASO ENGLOBE
    1) os rendimentos prediais são englobados com os seus rendimentos do trabalho e pode verificar na rubrica "rendimento global" que o Fisco agregou os dois tipos de rendimentos
    2) os seus rendimentos englobados são taxados a 28,5% como pode verificar na simulação

CONCLUSAO
    - paga mais imposto caso englobe porque nesse caso todos os seus rendimentos estão a ser taxados a 28,5%
    - paga menos imposto caso não englobe porque nesse caso os rendimentos do trabalho são taxados a 14,5% e os rendimentos prediais a 28% (taxa de tributação autónoma)
    - assim sendo, só é vantajoso englobar os rendimentos prediais caso a taxa de imposto seja inferior aos 28% a que estão sujeitos
    Concordam com este comentário:A&J
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cabonnis

Não estou a entender porque o trabalho é taxado a 14,5%, os escalões que consultei na net são os seguintes:
    Menos de 7 mil euros: 14,5% - 0€ de parcela a abater
    Entre 7 mil e 20 mil euros: 28.5%- 980€ de parcela a abater
    Entre 20 mil e 40 mil euros: 37% - 2.680€ de parcela a abater
    Entre 40 mil e 80 mil euros: 45% - 5.880€ de parcela a abater
    Acima de 80 mil euros: 48% - 8.280€ de parcela a abater

Como tem um salario anual de 10.000€ não deveria ser já aplicada a taxa de 28,5%?
  8.  # 13

Colocado por: jccp

No englobamento é somada a retenção na fonte dos rendimentos prediais com a retenção na fonte dos rendimentos de capitais,daí a diferença dos dois valores nas duas simulações
    sem englobamento esses rendimentos não são necessários declarar e como tal não há retenções na fonte a considerar.

cumps

Então tenho razão. O jccp está a apresentar simulações de declarações diferentes e não simulações de declarações iguais com e sem englobamento.
  9.  # 14

Colocado por: miguelg

Não estou a entender porque o trabalho é taxado a 14,5%, os escalões que consultei na net são os seguintes:
    Menos de 7 mil euros: 14,5% - 0€ de parcela a abater
    Entre 7 mil e 20 mil euros: 28.5%- 980€ de parcela a abater
    Entre 20 mil e 40 mil euros: 37% - 2.680€ de parcela a abater
    Entre 40 mil e 80 mil euros: 45% - 5.880€ de parcela a abater
    Acima de 80 mil euros: 48% - 8.280€ de parcela a abater

Como tem um salario anual de 10.000€ não deveria ser já aplicada a taxa de 28,5%?

A taxa é aplicada ao rendimento colectável.
    Concordam com este comentário: cabonnis
  10.  # 15

Colocado por: RJAS1972

A taxa é aplicada ao rendimento colectável.
    Concordam com este comentário:cabonnis

E é por se tratar de rendimento colectável que sem englobar sou taxado a 14.5% (do lado dos rendimentos de trabalho apenas), dado que o rendimento colectavel é de 6.558€ (abaixo dos 7000€).. O rendimento predial sim é taxado a 28%.
    Ao englobar, o meu rendimento colectavel sobe para 11.356€ e passa a ser tudo taxado a 28% (Rendimento de trabalho e rendimento predial).

Estou certo?
  11.  # 16

Certo, com o englobamento passa a ser taxado a 28,5%.
  12.  # 17

•  
      jccp
    • 29 maio 2015 editado

# 18

Colocado por: RJAS1972Então tenho razão. O jccp está a apresentar simulações de declarações diferentes e não simulações de declarações iguais com e sem englobamento.

as simulações são baseadas nos meus rendimentos.
    uma é com englobamento e outra sem

como já expliquei,se não optar pelo englobamento não necessito de declarar os rendimentos de capitais cujas retenções na fonte são adicionadas ás retencões na fonte dos rendimentos prediais.

por isso é que as simulações apresentam valores diferentes de retenção na fonte

espero ter sido mais explicito

cumps
  13.  # 19

Sim, eu percebi. O que eu refiro é isto:

Creio q não será assim em todos os casos,se consultar as simulações do meu irs verá que eu pago menos ao englobar á taxa de 37% do que se for taxado autonomamente a 14,5% e 28 respectivamente.

Já fez a simulação incluíndo todos os valores que colocou na simulação com englobamento e escolhendo a opção sem englobamento?
    •  
      jccp
    • 29 maio 2015 editado

# 20

Colocado por: RJAS1972Já fez a simulação incluíndo todos os valores que colocou na simulação com englobamento e escolhendo a opção sem englobamento?

Já...dá o mesmo resultado a pagar

0.0228 seg. NEW