Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Não sei o trabalho que dão a fazer

Mas eu sei, e acredite que não é assim como pensa. Eu não me importava nada que fosse, mas não é assim
    • FFF
    • 1 junho 2015

# 242

Assim de forma rápida, eu diria que a arquitetura define "o quê" e a engenharia define "como", nas várias especialidades.

Não me choca que a arquitetura seja mais cara do que o conjunto das especialidades, e no meu caso foi. Temos que ter em conta que a arquitetura incorpora o trabalho criativo, cujo valor é sempre subjetivo. No meu caso foi também o arquiteto que coordenou os projetos de especialidade.

No entanto, uma arquitetura a sério tem que ser sensível a todo o contexto de uma construção: os hábitos dos moradores, as preferências dos moradores, as condições físicas do terreno, a envolvente do terreno (como construções vizinhas, por exemplo) e por aí fora. Nas licenciaturas em arquitetura é comum haver projetos em que se pede aos alunos que estudem uma determinada família e que depois projetem uma casa para essa família. Isto é que seria fazer arquitetura a sério. São precisos os tais soft skills. É uma pena que estas preocupações se percam quando alguns passam ao mercado de trabalho.

E a engenharia? Essa é o que permite dar corpo aos devaneios da arquitetura. Igualmente fundamental, embora bastante mais "técnico".

Esta é a minha opinião, que não sou da área.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, JoeCampos
  2.  # 243

Na arquitectura já assisti ( estava na equipa de projecto, como projectista de especialidade), produção de um Gab. de Arq.º com alguma fama... lajes com 25cm no limpo!!!? Pormenores, sim havia muitos!!! mas analisando estavam mal resolvidos... ( algumas soluções nem estavam compatibilizadas com os requisitos de especialidade - Acustica, SCIE, RCCTE)...
    Mas a apresentação geral dos desenhos estava soberba. pena que as courettes entre diversos pisos não eram lineares!!?, não havia chaminés representadas na cobertura... As portas dos caminhos de evacuação não tinham largura e/ou abram no sentido errado... etc...

Só para dizer que todos tem de contribuir ( Arquitectos e engenheiros) para o projecto. É importante haver um coordenador de projectos ( que não seja somente um nome no papel porque é obrigatório)... Normalmente essa função sou eu que a desempenho... nos projectos do meu gabinete.. não é fácil , pois continuamos a ter más praticas por muitos projetistas... que é fazerem as coisas unilateralmente e depois apresentarem como actos consumados.. detesto isso, e não admito....

Para quem não sabe, sou Arquitecto, portanto podem ver que prezo não só a arquitectura como também prezo muito a Engenharia.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, A&J, JoeCampos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A&J
  3.  # 244

Não me choca que a arquitetura seja mais cara do que o conjunto das especialidades

Se o projecto de arquitectura se limitar ao projecto de licenciamento, sem projecto de execução (caso muito frequente), já me choca a mim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SG_arquitecto, A&J, JoeCampos
    • A&J
    • 1 junho 2015 editado

# 245

Colocado por: FFFAssim de forma rápida, eu diria que a arquitetura define "o quê" e a engenharia define "como", nas várias especialidades.

Não me choca que a arquitetura seja mais cara do que o conjunto das especialidades, e no meu caso foi. Temos que ter em conta que a arquitetura incorpora o trabalho criativo, cujo valor é sempre subjetivo. No meu caso foi também o arquiteto que coordenou os projetos de especialidade.

No entanto, uma arquitetura a sério tem que ser sensível a todo o contexto de uma construção: os hábitos dos moradores, as preferências dos moradores, as condições físicas do terreno, a envolvente do terreno (como construções vizinhas, por exemplo) e por aí fora. Nas licenciaturas em arquitetura é comum haver projetos em que se pede aos alunos que estudem uma determinada família e que depois projetem uma casa para essa família. Isto é que seria fazer arquitetura a sério. São precisos os tais soft skills. É uma pena que estas preocupações se percam quando alguns passam ao mercado de trabalho.

E a engenharia? Essa é o que permite dar corpo aos devaneios da arquitetura. Igualmente fundamental, embora bastante mais "técnico".

Esta é a minha opinião, que não sou da área.

Caro FFF por sorte ando para o norte e o sul do nosso país com alguma frequência e se tomar atenção a arquitetura a sério de que fala é sempre muito parecida... Por isso não percebo porque tem de ser mais cara... mas isto sou eu a falar...
  4.  # 246

Normalmente nos meus orçamentos andam muito a par 50-50 (habitações unifamiliares).. dependendo da obra, já tive situações em que para a engenharia era maior o bolo (65%)...
    • FFF
    • 1 junho 2015

# 247

Colocado por: j cardosoSe o projecto de arquitectura se limitar ao projecto de licenciamento sem projecto de execução (caso muito frequente), já me choca a mim.

Foi o meu caso também. Não tive projeto de execução, pelo menos não em toda a extensão que os projetos de execução têm. Mas foi o arquiteto que coordenou todas as especialidades. Só falei com um dos engenheiros de especialidade, porque quis que fosse um amigo a fazer esse projeto e fui eu que articulei com ele.
    Ainda neste fim de semana detetei um erro no projeto de estabilidade e foi para o arquiteto que liguei para ele clarificar aquela questão. E será ele a pedir a correção do projeto de estabilidade.
    • FFF
    • 1 junho 2015 editado

# 248

Colocado por: A&JCaro FFF por sorte ando para o norte e o sul do nosso país com alguma frequência e se tomar atenção a arquitetura a sério de que fala é sempre muito parecida... Por isso não percebo porque tem de ser mais cara... mas isto sou eu a falar...

Mas o facto de ser parecida no estilo não tem que estar relacionado com facilidade de execução. Aquilo não é copiar, colar e está feito! Ou, pelo menos, não deveria ser. Cada projeto é um projeto, com um contexto próprio. Se o aspeto final depois é parecido, é uma questão de estilo e moda. Mas a arquitetura vai além do que você vê quando passa na estrada. A funcionalidade de uma casa também é arquitetura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, JoeCampos
  5.  # 249

Os projectos de engenharia da pala do pavilhão de Portugal devem ter sido bem mais caros que o projecto de arquitectura da mesma pala. Se não foram está mal e apenas porque o nome do arquitecto que é muito famoso cobra mais pela sua assinatura que pelo seu trabalho.
    Concordam com este comentário: A&J
  6.  # 250

Colocado por: LuisPereiraSe não foram está mal e apenas porque o nome do arquitecto que é muito famoso cobra mais pela sua assinatura que pelo seu trabalho.

trabalho que às tantas muitas vezes nem é ele que o faz mesmo!!!
  7.  # 251

Isso é outro tipo de obra, as opiniões que dei referem-se a construção corrente de edifícios
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, FFF
  8.  # 252

Um projecto de arquitectetura deve ter a componente creativa, e essa é dificil de avaliar e de dar um preço.
    Além dessa componente creativa tem de ouvir, ver , consultar os clientes e saber o que pretendem e interpetar os seus desejos.

Um projecto de estabilidade por exemplo apenas tem de efectuar calculos e analisar os resultados... um bom software pode fazer um projecto de estabilidade, desde que os dados sejam inseridos correctamente.
    • FFF
    • 1 junho 2015

# 253

Colocado por: LuisPereiraOs projectos de engenharia da pala do pavilhão de Portugal devem ter sido bem mais caros que o projecto de arquitectura da mesma pala. Se não foram está mal e apenas porque o nome do arquitecto que é muito famoso cobra mais pela sua assinatura que pelo seu trabalho.

Concordo. Há casos destes, em que a diferença de complexidade é evidente. Mas na generalidade, sobretudo quando se fala de moradias, não será o caso.

Estava agora a pensar na moradia do fascas... a estabilidade daqueles "contentores empinados" deve ter dado luta (e muito gozo). Mas a arquitetura (exterior pelo menos) foi igualmente arrojada e criativa.
    • A&J
    • 1 junho 2015

# 254

O que me choca mais é que normalmente o cliente, eu por exemplo, quando fui ter com os técnicos até levei uns bonecos impressos da net para lhes dizer que gostávamos de uma casa deste género, não é igual a esta, mas dentro destas linhas... A grande maioria disse-nos

"... nada disso, eu faço o esboço da casa como acho que será melhor e depois os senhores dizem o que querem mudar..." ou "... isso já ninguém gosta nem usa, moderno é que fica bem, eu faço em estilo moderno e depois logo me dizem algo..."

Aqui está o conhecimento que querem ter e têm dos clientes.
  9.  # 255

Colocado por: A&JO que me choca mais é que normalmente o cliente, eu por exemplo, quando fui ter com os técnicos até levei uns bonecos impressos da net para lhes dizer que gostávamos de uma casa deste género, não é igual a esta, mas dentro destas linhas... A grande maioria disse-nos

"... nada disso, eu faço o esboço da casa como acho que será melhor e depois os senhores dizem o que querem mudar..." ou "... isso já ninguém gosta nem usa, moderno é que fica bem, eu faço em estilo moderno e depois logo me dizem algo..."

há de tudo!!! e vai haver sempre!
    • A&J
    • 1 junho 2015

# 256

Colocado por: sergyio

há de tudo!!! e vai haver sempre!

Verdade sergyio o que é realmente de admirar é que aqui ao fórum, não é a minha opinião muito pelo contrário, mas como alguém disse, 90% do que vem cá ter é mau...
  10.  # 257

Colocado por: A&JO que me choca mais é que normalmente o cliente, eu por exemplo, quando fui ter com os técnicos até levei uns bonecos impressos da net para lhes dizer que gostávamos de uma casa deste género, não é igual a esta, mas dentro destas linhas... A grande maioria disse-nos

Deve ter tido muito azar nos arquitectos que contactou.
    Antes de pedir um projecto a um arquitecto devia ter pedido o portofolio do mesmo.
    • A&J
    • 1 junho 2015 editado

# 258

Colocado por: LuisPereira

Deve ter tido muito azar nos arquitectos que contactou.
    Antes de pedir um projecto a um arquitecto devia ter pedido o portofolio do mesmo.

Acho que foi mais... não tive a sorte de contactar os poucos que há bons...
  11.  # 259

90% do que vem cá ter é mau...

Não sou arquitecto mas tenho essa opinião. Digo mais, tenho a mesma opinião sobre a maioria dos projectos que vejo ou que me passam pelas mãos.
  12.  # 260

Colocado por: A&J

Verdade sergyio o que é realmente de admirar é que aqui ao fórum, não é a minha opinião muito pelo contrário, mas como alguém disse, 90% do que vem cá ter é mau...

já cá apareceram bons projectos!!! mas claro... também é sempre mais fácil opinar depois do trabalho estar feito... mandar bitaites é sempre mais fácil...
    Concordam com este comentário: FFF, A&J

0.0736 seg. NEW