Não sei o trabalho que dão a fazer
Não me choca que a arquitetura seja mais cara do que o conjunto das especialidades
Colocado por: FFFAssim de forma rápida, eu diria que a arquitetura define "o quê" e a engenharia define "como", nas várias especialidades.
Não me choca que a arquitetura seja mais cara do que o conjunto das especialidades, e no meu caso foi. Temos que ter em conta que a arquitetura incorpora o trabalho criativo, cujo valor é sempre subjetivo. No meu caso foi também o arquiteto que coordenou os projetos de especialidade.
No entanto, uma arquitetura a sério tem que ser sensível a todo o contexto de uma construção: os hábitos dos moradores, as preferências dos moradores, as condições físicas do terreno, a envolvente do terreno (como construções vizinhas, por exemplo) e por aí fora. Nas licenciaturas em arquitetura é comum haver projetos em que se pede aos alunos que estudem uma determinada família e que depois projetem uma casa para essa família. Isto é que seria fazer arquitetura a sério. São precisos os tais soft skills. É uma pena que estas preocupações se percam quando alguns passam ao mercado de trabalho.
E a engenharia? Essa é o que permite dar corpo aos devaneios da arquitetura. Igualmente fundamental, embora bastante mais "técnico".
Esta é a minha opinião, que não sou da área.
Colocado por: j cardosoSe o projecto de arquitectura se limitar ao projecto de licenciamento sem projecto de execução (caso muito frequente), já me choca a mim.
Colocado por: A&JCaro FFF por sorte ando para o norte e o sul do nosso país com alguma frequência e se tomar atenção a arquitetura a sério de que fala é sempre muito parecida... Por isso não percebo porque tem de ser mais cara... mas isto sou eu a falar...
Colocado por: LuisPereiraSe não foram está mal e apenas porque o nome do arquitecto que é muito famoso cobra mais pela sua assinatura que pelo seu trabalho.
Colocado por: LuisPereiraOs projectos de engenharia da pala do pavilhão de Portugal devem ter sido bem mais caros que o projecto de arquitectura da mesma pala. Se não foram está mal e apenas porque o nome do arquitecto que é muito famoso cobra mais pela sua assinatura que pelo seu trabalho.
Colocado por: A&JO que me choca mais é que normalmente o cliente, eu por exemplo, quando fui ter com os técnicos até levei uns bonecos impressos da net para lhes dizer que gostávamos de uma casa deste género, não é igual a esta, mas dentro destas linhas... A grande maioria disse-nos
"... nada disso, eu faço o esboço da casa como acho que será melhor e depois os senhores dizem o que querem mudar..." ou "... isso já ninguém gosta nem usa, moderno é que fica bem, eu faço em estilo moderno e depois logo me dizem algo..."
Aqui está o conhecimento que querem ter e têm dos clientes.
Colocado por: sergyio
há de tudo!!! e vai haver sempre!
Colocado por: A&JO que me choca mais é que normalmente o cliente, eu por exemplo, quando fui ter com os técnicos até levei uns bonecos impressos da net para lhes dizer que gostávamos de uma casa deste género, não é igual a esta, mas dentro destas linhas... A grande maioria disse-nos
"... nada disso, eu faço o esboço da casa como acho que será melhor e depois os senhores dizem o que querem mudar..." ou "... isso já ninguém gosta nem usa, moderno é que fica bem, eu faço em estilo moderno e depois logo me dizem algo..."
Aqui está o conhecimento que querem ter e têm dos clientes.
Colocado por: LuisPereira
Deve ter tido muito azar nos arquitectos que contactou.
Antes de pedir um projecto a um arquitecto devia ter pedido o portofolio do mesmo.
90% do que vem cá ter é mau...
Colocado por: A&J
Verdade sergyio o que é realmente de admirar é que aqui ao fórum, não é a minha opinião muito pelo contrário, mas como alguém disse, 90% do que vem cá ter é mau...