Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Projecto é do ex-treinador adjunto do FCP
    Podia ser a casa mais inteligente do mundo, mas para já é, pelo menos a do país. Deixa a ficção no passado e junta conforto, segurança e diversão. O projecto foi desenvolvido por mais de 60 empresas, quase todas portuguesas e os americanos já querem aprender connosco. Não é por acaso que se chama «Kasa do Futuro». Fica na Ericeira, a alguns quilómetros de Lisboa e transpira tecnologia, e a Agência Financeira foi conhecê-la. Aquilo que antes era ficção, agora é realidade.

«Acima de tudo queríamos que não fosse uma nave espacial, que as pessoas se revissem nela e que tivesse conforto para uma família viver. Esta casa tem um conjunto de soluções inteligentes, ao serviço dos habitantes e de fácil percepção. Não é preciso ter nenhum curso superior nem perceber de computadores», explicou Carlos Azenha, promotor do imóvel e ex-treinador adjunto de Jesualdo Ferreira, do Futebol Clube do Porto (FCP).

Certo é que não é uma experiência para todos os bolsos, pois o seu custo está estimado em 4 milhões de euros.

Imagine-se a sair do trabalho e apenas com o seu telemóvel programar o que lhe espera em casa, como um banho de jacuzzi ou simplesmente um café. Ao chegar ao local, a vista quase que ofusca a dimensão da casa. A entrada pelo portão da casa é fácil, basta que o carro esteja registado e um reconhecimento facial. À sua frente, tem uma área de seis mil metros quadrados. Depois de estacionar, pode abrir a porta apenas pela sua mão que é identificável.

Máquina passa camisas a ferro

Conforto e segurança são sem dúvida as palavras de ordem nesta casa. A partir de qualquer divisão pode controlar as outras, ligar a televisão ou entrar na Internet.

Vejo o vídeo aqui

Na cozinha, pode encontrar um mordomo virtual que lhe diz quais os seus programas preferidos que vão passar nesse dia na televisão, mas também lhe dá as receitas, um género de GPS da culinária.

Naquela tarefa que tanto detesta como passar a ferro, tem uma máquina que o faz por si, com apenas o toque de um botão.

Já no quarto, dá-se primazia à comodidade. Para os miúdos, tem os jogos e também a higiene aliada à diversão. Na casa-de-banho é contada uma história em dois minutos-o tempo que as crianças devem demorar a lavar os dentes.

Projecto português causa impressão internacionalmente

Mas não só de tecnologia que se faz esta casa. Está pensada ainda para o bem-estar familiar¿ a qualidade de vida é prezada. Os espaços de lazer também.

Este projecto foi um trabalho de mais de 60 empresas, das quais cerca de 2/3 são portuguesas. O resultado já é cobiçado lá fora. De acordo com Carlos Azenha, «até o NY Times» já foi fazer uma reportagem sobre a casa e, além dos EUA, vários países como Rússia, Angola, Espanha e Brasil estão interessados no conceito para exportar.

«A mais-valia portuguesa é que muitas destas coisas são novidades lá para fora, como o sistema de automação que os americanos vêm cá buscar, ou a domótica que é mais evoluída», acrescenta o promotor.

Para já, o dono desta casa é o ex-treinador adjunto do FCP, que interrompeu a carreira para terminar este projecto, mas o regresso ao futebol já está programado.

Vejo o vídeo aqui

http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&pagina_actual=1&mul_id=13126060&tipo_conteudo=1&tipo=2&referer=1#

Fonte: Agência Financeira
  2.  # 2

Colocado por: PaulossPara já, o dono desta casa é o ex-treinador adjunto do FCP, que interrompeu a carreira para terminar este projecto, mas o regresso ao futebol já está programado.

Que remédio se tem de pagar aquilo tudo
  3.  # 3

Ora aí está... uma verdadeira domótica ;) E ele com essa publicidade toda não tarda tem a casa paga!! :)
  4.  # 4

Quando eu for grande também quero uma casa assim! :)
  5.  # 5

[pub]A 4UDECOR - Design de Interiores comercializa algumas das marcas presentes na Kasa do futuro, tais como o candeeiro Samurai e os vasos iluminados, podem consultar o nosso blog - http://4udecor.blogspot.com onde poderam visualizar alguns destes artigos presente nesta magnifica Kasa. http://4udecor.blogspot.com/2009/02/4udecor-candeeiro-lamp-samurai.html[/pub]
  6.  # 6

Por acaso conheço porque estive lá a montar umas coisitas poucas.

Houve uma recepção nesse fim de semana, aquando da fase final dos acabamentos, embora muita coisa ainda faltasse (na altura), onde estiveram várias personalidades do futebol, incluíndo o João Pinto.

E sim senhor, aquilo é mesmo um luxo.

Cumps
  7.  # 7

Mais algumas informações:

De facto a Kasa do futuro é única em termos tecnológicos, para isso basta olhar para números: 47 km de cabos, 800 pontos de controlo, 18 painéis de controlo, 17 televisões, 31 câmaras do circuito CCTV, 27 zonas de rega, 12 Tbytes de storage, entre muitas outras coisas.

Na Kasa do futuro, alem de controlo de iluminação, tomadas, telas, cortinas, sensores de presença, sensores de inundação, tem algumas características muito próprias como:

Painel de comando
    Integrando tecnologia de várias empresas, como a HP, Microsoft e QUiiQ, estes painéis estão espalhados pela casa onde se pode ter um controlo e monitorização total da casa. A grande vantagem deste sistema é o uso fácil do interface do QUiiQ Automation.

Mordomo Virtual
    O mordomo virtual está por toda a casa, seja para nos ditar receitas, baseado no que temos na despensa, enviar a lista de compras para o telemóvel ou mesmo para tirar um café por comando de voz.

Paredes Moveis
    Com o sistema iDom foi possível levar a arquitectura a níveis que de outra maneira era impensável. Uma parede de 7 x 3 metros totalmente amovível, divide a cozinha do resto da casa.

Parede RGB
    Com controlo directo do sistema iDom, a parede de cores permite escolher o ambiente mais ajustado ao momento. Com resolução de 30 bits de cor, podemos fazer da casa um autêntico arco-íris.

Escada iluminada
    Com glamour, a escada de acesso ao piso superior é iluminada à medida dos nossos passos. Juntamente com a arquitectura foi desenhado e desenvolvido sensores especiais que indica ao sistema iDom em qualquer altura em que degrau se encontra, permitido a construção de qualquer efeito que se deseja que a escada faça.

Escova de dentes
    Segundo as regras de higiene oral, as crianças deveriam estar pelo menos durante dois minutos a escovar os dentes. Na Kasa do futuro, para incentivar as crianças, cada vez que se remove a escova de dentes do local, aparece uma história na TV que fica por detrás do espelho.

Controlo da piscina
    Integrado com o sistema iDom, pode-se controlar em qualquer momento a sua iluminação, abertura/cobertura ou mesmo a ondulação na piscina. Também controlado pelo sistema iDom, a televisão do deck aparece e desaparece vindo do chão.

Sistema de rega
    Com 27 zonas diferentes de rega, estas estão todas controladas pelo sistema iDom, baseado na informação da central meteorológica.

Integração com o CCTV
    A integração do sistema iDom com o CCTV, leva a domótica a outro nível de actuação, seja ele por segurança ou conforto. A exemplo disso é o facto de, caso queira sair para o jardim, e o sistema de rega estar a actuar nesse preciso momento, o sistema de CCTV envia um sinal ao sistema iDom e este desliga a rega para não o molhar. Também a mesma câmara pode fazer accionar sistemas de segurança caso não haja ninguém em casa e tomar acções preventivas, como fechar os estores, ligar os holofotes exterior e informar a central de segurança.

Mobilidade total
    Em qualquer altura e em qualquer lugar pode ter acesso à casa por telemóvel, inclusive dar ordem de chegada e esta ligar as luzes, abrir o portão da garagem e preparar um café.

De facto o sistema iDom é modular e flexível na sua interligação com outros sistemas ou dispositivos, para isso basta ligar os fios e “dizer” ao sistema se é uma lâmpada, um estore ou outro dispositivo. Baseado em tecnologia usada em sistema críticos e com uma arquitectura de inteligência distribuída a solução iDom apresenta-se como uma solução única e com extrema viabilidade, garantido levar a domótica a um outro nível de exigência e capacidade.

Tecnologias envolvidas a nível de domótica:
    iDom: Hardware

Quiiq Automation: Controlo
    http://www.quiiq.com/QuiiQHA.aspx

MagicRadar: Interface CCTV
    http://www.netvigi.com/?lop=conteudo&op=92cc227532d17e56e07902b254dfad10&id=1d7f7abc18fcb43975065399b0d1e48e

Cumps
  8.  # 8

Sobre o sistema iDom (assenta sobre um bus CAN):

http://users.isr.ist.utl.pt/~pjcro/cadeiras/api0607/files_aux/seminario_14.pdf

Cumps,
    Electrão
  9.  # 9

Desculpem lá.....mas não resisto a comentar.

Eu vi esta reportagem na TV quando passou e lembro-me de ter pensado "Meu Deus.....que azeiteirice!". Eis que depois descubro que é um projecto DE e PARA 'azeitonas futebolísticas'. Claro....quem mais teria dinheiro e 'gosto' para tamanho projecto?

Mas há coisas que, de facto, me deixaram surpreso:

O projecto foi desenvolvido por mais de 60 empresas, quase todas portuguesas e os americanos já querem aprender connosco.

Hihihihihi....nem sei o que responder a isto a não ser rir :)

Imagine-se a sair do trabalho e apenas com o seu telemóvel programar o que lhe espera em casa, como um banho de jacuzzi ou simplesmente um café.

Das duas uma: ou chega a casa e tem um café frio.....ou se esqueceu de colocar a chávena debaixo da bica e tem o chão cheio de café :)

Na cozinha, pode encontrar um mordomo virtual que lhe diz quais os seus programas preferidos que vão passar nesse dia na televisão, mas também lhe dá as receitas, um género de GPS da culinária.

Pffffffff.........já me doi a barriga de tanto rir :D O GPS da culinária deve ser aquele 'mamarracho' com teclado e rato no meio da cozinha. É realmente um toque de bom gosto: um computador em cima do balcão de cozinha. Lindo!

A entrada pelo portão da casa é fácil, basta que o carro esteja registado e um reconhecimento facial

Hehehe. Estou mesmo a ver o 'reconhecimento facial' nos dias de chuva. Ou nos de sol quando trazemos óculos. Ou quando temos barba de 3 dias.

Este projecto foi um trabalho de mais de 60 empresas, das quais cerca de 2/3 são portuguesas. O resultado já é cobiçado lá fora. De acordo com Carlos Azenha, «até o NY Times» já foi fazer uma reportagem sobre a casa e, além dos EUA, vários países como Rússia, Angola, Espanha e Brasil estão interessados no conceito para exportar.

«A mais-valia portuguesa é que muitas destas coisas são novidades lá para fora, como o sistema de automação que os americanos vêm cá buscar, ou a domótica que é mais evoluída», acrescenta o promotor.

Ai a minha barriga!!!!

De facto a Kasa do futuro é única em termos tecnológicos, para isso basta olhar para números: 47 km de cabos, 800 pontos de controlo, 18 painéis de controlo, 17 televisões, 31 câmaras do circuito CCTV, 27 zonas de rega, 12 Tbytes de storage, entre muitas outras coisas.

UAU! Até compreendo quase tudo mas........ 12 TBYTES DE STORAGE?!?!?! Haja pirataria!!! Deviam ir lá e cair em cima do gajo!!! Só falta vir algum 'iluminado' dizer que os 12 TB são para a gravação de imagens CCTV. Muuuaaahhhhaaaaaaa!!

Mordomo Virtual
    O mordomo virtual está por toda a casa, seja para nos ditar receitas, baseado no que temos na despensa, enviar a lista de compras para o telemóvel ou mesmo para tirar um café por comando de voz.

Ou seja, sempre que vou às compras e chego a casa com 15 sacas....a primeira coisa que tenho a fazer é 'dizer à despensa' o que comprei. Prático. E sempre que cozinho tenho que 'dizer à despensa' o que gastei. Muito prático.
    "Jarbas....tira-me um café".
    "Raios partam, Jarbas. Tornei a esquecer-me de colocar a chávena".

Parede RGB
    Com controlo directo do sistema iDom, a parede de cores permite escolher o ambiente mais ajustado ao momento. Com resolução de 30 bits de cor, podemos fazer da casa um autêntico arco-íris.

O Cristiano Ronaldo já deve ter encomendado 3.

Escada iluminada
    Com glamour, a escada de acesso ao piso superior é iluminada à medida dos nossos passos. Juntamente com a arquitectura foi desenhado e desenvolvido sensores especiais que indica ao sistema iDom em qualquer altura em que degrau se encontra, permitido a construção de qualquer efeito que se deseja que a escada faça.

Juntem mais 2 destas para o CR! E não esqueçam os 'efeitos'!

Integração com o CCTV
    A integração do sistema iDom com o CCTV, leva a domótica a outro nível de actuação, seja ele por segurança ou conforto. A exemplo disso é o facto de, caso queira sair para o jardim, e o sistema de rega estar a actuar nesse preciso momento, o sistema de CCTV envia um sinal ao sistema iDom e este desliga a rega para não o molhar.

O que para eles é 'levar a domótica a outro nível de actuação', é o que já existe há anos em qualquer outro sistema de domótica.

De facto o sistema iDom é modular e flexível na sua interligação com outros sistemas ou dispositivos, para isso basta ligar os fios e “dizer” ao sistema se é uma lâmpada, um estore ou outro dispositivo. Baseado em tecnologia usada em sistema críticos e com uma arquitectura de inteligência distribuída a solução iDom apresenta-se como uma solução única e com extrema viabilidade, garantido levar a domótica a um outro nível de exigência e capacidade.

Palavreado de vendedor. É um sistema domótico fechado e, por isso, a evitar.
  10.  # 10

Eu não sou defensor de um ou de outro sistema, mas gosto de saber quais as vantagens ou desvantagens de uns e outros.

http://en.wikipedia.org/wiki/Home_automation

Quanto ao protocolo usado, o CAN, que também é noutras aplicações além da domótica:

http://www.canbus.us/

http://www.interfacebus.com/Design_Connector_CAN.html

Também não sei o que se entende por sistema de domótica fechado. Não sei como está interligada toda a domóticada Kasa do Futuro, mas presumo que qualquer um possa comprar esses módulos (iDom), interligá-los ao QuiiQ Automation e usar.

Se protocolo aberto, estamos a falar de qualquer pessoa agarrar num módulo compatível com determinado protocolo de comunicação, interligá-lo a um módulo de controlo, e termos as ferramentas/software para o programar, então também não sei se será assim tão vantagoso para a pessoa comum.

Eu pelo menos não vejo o pessoal, provavelmente sem conhecimentos de programação (como ouvi falar que só era fazer uns ifs. alguém sabe a diferença entre um ifs e um swich/case?), gerar um programa que terá de ser carregado no módulo de controlo. Fazer os devidos testes com várias situações possíveis, etc...

Acho que este assunto tem sido tratado como por vezes as empreitadas. Queremos meter as mãos em tudo, porque pensamos que vamos ter preços melhores, vamos fazer melhor e vamos controlar melhor a situação.

Eu não tenho nada contra isso, até sou apologista para quem faz de isso um hobby e sabe onde se está a meter. Mas as pessoas tem de saber os riscos que correm. Exemplo: alguém compra os módulos, liga tudo e depois mete-se a programar. Não consegue, porque não sabe fazer debug, porque não teve o apoio que era suposto ter. Depois vai ter com uma empresa para finalizar o trabalho. Já sabem o que acontece a seguir: a empresa pedirá pelos seus trabalhos a mão de obra e mais a margem de lucro dos equipamentos que não foram compradas a eles.

Bem, é a minha opinião....

Outra coisa: até concordo que esta Kasa possa ter muita coisa desnecessária. Por outro lado, é interessante saber até onde a domótica nos pode levar.
    Apesar de tudo, quem colocou esse computador na cozinha ou noutro sítio mais macaco, presumo ter colocado o mesmo computador que está ao lado da porta, para controlo de CCTV. É um HP táctil. Não necessita de rato nem de teclado. Na FNAC estava a 1300€.

http://www.hp.com/united-states/campaigns/touchsmart/alt/tsalt.html#overview

Como disse, gosto de abordar as vantagens e desvantagens dos diversos sistemas para ter a certeza do que vou comprar e dos riscos que vou correr.

Desculpem pelo testamento...
  11.  # 11

Também não sei o que se entende por sistema de domótica fechado. Não sei como está interligada toda a domóticada Kasa do Futuro, mas presumo que qualquer um possa comprar esses módulos (iDom), interligá-los ao QuiiQ Automation e usar.

Claro que sim. O problema é que tem que comprar módulos iDom. Quem os vende? Quantas empresas o vendem cá? 1? 2?
    E se esse sistema não der em nada....e daqui a 1 ano ninguém fizer mais disso? O que vai fazer à sua Kasa?

Se protocolo aberto, estamos a falar de qualquer pessoa agarrar num módulo compatível com determinado protocolo de comunicação, interligá-lo a um módulo de controlo, e termos as ferramentas/software para o programar, então também não sei se será assim tão vantagoso para a pessoa comum.

Está a dizer que um protocolo aberto não é vantagoso? Que a pessoa comum não deveria saber mexer, é isso? Se diz isso....só pode ser vendedor :)

Eu pelo menos não vejo o pessoal, provavelmente sem conhecimentos de programação (como ouvi falar que só era fazer uns ifs. alguém sabe a diferença entre um ifs e um swich/case?), gerar um programa que terá de ser carregado no módulo de controlo. Fazer os devidos testes com várias situações possíveis, etc....

Claro que não. O seu a seu dono. É sempre preciso contratar alguém para fazer a programação. A diferença é que a programação de um protocolo aberto pode ser feita por qualquer um técnico de domótica, ao passo que o iDom tem que ser feito por alguém que perceba de iDom (que se devem contar pelos dedos de uma mão).

Eu não tenho nada contra isso, até sou apologista para quem faz de isso um hobby e sabe onde se está a meter. Mas as pessoas tem de saber os riscos que correm. Exemplo: alguém compra os módulos, liga tudo e depois mete-se a programar. Não consegue, porque não sabe fazer debug, porque não teve o apoio que era suposto ter. Depois vai ter com uma empresa para finalizar o trabalho. Já sabem o que acontece a seguir: a empresa pedirá pelos seus trabalhos a mão de obra e mais a margem de lucro dos equipamentos que não foram compradas a eles.

Mesmo que isso aconteça, num protocolo aberto, pode ir ter com QUALQUER empresa para lhe resolver o assunto. Não que se esqueça que com o iDom também tem que programar tudo. A diferença é que num.....dá o dinheiro a ganhar a quem quiser, noutro......vai sempre para o mesmo :)
  12.  # 12

Agora ao ler isto lembrei-me daquele filme do Charlie Chaplin, "Tempos Modernos", em que o homem tem máquinas pra tudo, até uma que lhe dá de comer com garfo e no fim lhe passa o guardanapo. Se este sistema para além disso, ainda tiver "sanitas robotizadas" que no fim nos tratem da higiene pessoal com o papel higiénico, então estou convencido, se não, para mim é uma Kasa do passado.
  13.  # 13

Desculpem lá mas eu nunca iria confiar no sanita que sei que a qualquer momento me pode "limpar o rabo"
    Afinal os acidentes aconteçem...
  14.  # 14

MikeMelga,

Já me devias conhecer doutros fóruns.... ehehe ;) de vendedor não tenho nada!

Mas os argumentos que apresentas já os considero mais razoáveis.

E sim, tens razão. Infelizmente pela minha pesquisa só existe um a vender este hardware. Quanto ao programar os iDom, já tenho de discordar. Se sabes o protocolo, neste caso CAN Bus, se tens software de controlo, neste caso o QuiiQ Automation, na questão do programar não dependes da empresa.

Repara nos protocolos que o QuiiQ Automation suporta:
    http://www.quiiq.com/quiiqhadetail.aspx (Protocols)

Considero é que devemos olhar para tudo o que nos rodeia e não num protocolo. Até pode ser o melhor, mas será tão vantajoso, quanto os outros forem mais desvantajosos. :)
  15.  # 15

Colocado por: zedasilvaDesculpem lá mas eu nunca iria confiar no sanita que sei que a qualquer momento me pode "limpar o rabo"

ahahahahaha esta, está boa. fonix :)

quanto a programação do eib, aqui têm a lista dos partners, que podem sempre programar. E nesta era, com a internet podemos sempre procurar quem faz o preço mais barato, mesmo cá em portugal.
    Por outro lado a pagina acima vende os livros a"bíblia da knx". Creio que só é necessário paciência para ler e alterar a configuração que uma pessoa possa ter comprado.
    • JCC
    • 5 junho 2009

# 16

Colocado por: chirino
    Colocado por: zedasilvaDesculpem lá mas eu nunca iria confiar no sanita que sei que a qualquer momento me pode "limpar o rabo"

ahahahahaha esta, está boa. fonix :)

**** happens

0.0186 seg. NEW