Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, estou a ponderar fechar a varanda do meu 1º andar mas ando um pouco indeciso... Não queria uma daquelas marquises tradicionais mas sim algo esteticamente mais elegante... Já vi por ai um novo sistema, pelo nome de janelas panorâmicas, será que funciona? Aparentemente parece muito viável (quer a nível estético, quer a nível de isolamento).

    Gostava de ouvir umas opiniões...

    Obrigado!
  2.  # 2

    Essa solução ( "panorâmica", em vidros temperados, sem caixilho) é que menos perturba esteticamente um edifício... Tem de pedir autorização ao condomínio.
    em termos de isolamento acústico, não será concerteza a melhor solução.

    Qual é o seu problema em termos de isolamento?
  3.  # 3

    Antes de mais, agradeço a sua resposta Sr. Pedro. Sim estou a tratar de resolver tudo com o condomínio.
    Em termos de isolamento não tenho problemas, simplesmente o vento consegue ser terrível de vez em quando, e, é desagradável não poder frequentar a varanda em dias de chuva.

    Estive a pesquisar um pouco e encontrei uma empresa ( www.janelaspanoramicas.com ) que me parece ter um sistema bastante bom. Consultei o seu portfólio e já contam com algumas obras interessantes. Alguém já utilizou os seus serviços?
  4.  # 4

    Vejo pelo facebook deles ( https://www.facebook.com/janelaspanoramicas ) que algumas das janelas do SILK CLUB em Lisboa são da sua autoria, parece-me interessante.. acho que vou arriscar em pedir um orçamento.

    De qualquer das maneiras, gostava de saber mais opiniões, talvez mais empresas que pratiquem estes serviços etc..
  5.  # 5

    Colocado por: fredgomesSim estou a tratar de resolver tudo com o condomínio.

    Depois de resolver o problema do condomínio, tem que obter licença da Câmara Municipal.
    Eu nem como técnico da câmara, nem como vizinho aprovaria uma marquise num prédio. é a maior aberração urbanística das nossas cidades. Poderão eventualmente existir casos excepcionais.
  6.  # 6

    Obrigado pela sua resposta.

    Tenho de obter licença na Câmara Municipal? Porquê?
    Pelo que percebi, isto é uma alternativa à marquise (e para lhe ser sincero, eu próprio também sou contra marquises), uma vez que possibilita uma abertura de 100%.
  7.  # 7

    Imagino que precise de licença porque vai alterar a fachada do prédio!
  8.  # 8

    Precisa de licença ou é suficiente a comunicação prévia? Mesmo tratando-se de um sistema móvel? Se eu tiver a janela aberta, não altera em nada a fachada do edifício.
  9.  # 9

    https://forumdacasa.com/discussion/7103/fachada-colocacao-de-cortinas-vidro-na-varanda-sem-licenca/

    Alguém consegue ser mais especifico? Pesquisei mais um pouco e deparei-me com este tópico já criado. Muito se fala, mas já se sabe algo de concreto para a actualidade?
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Depois de resolver o problema do condomínio, tem que obter licença da Câmara Municipal.
    Eu nem como técnico da câmara, nem como vizinho aprovaria uma marquise num prédio. é a maior aberração urbanística das nossas cidades. Poderão eventualmente existir casos excepcionais.
    Concordam com este comentário:marcoaraujo,LuisPereira


    Se eu fosse ministro criava uma lei que obrigasse toda a gente que tem marquisses a remove-las num prazo máximo de 30 dias!
    Há lá coisa mais horrorosa... Os anos 60, 70 e 80 foram a maior desgraça de sempre do urbanismo nacional.
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  11.  # 11

    Colocado por: fredgomesPrecisa de licença ou é suficiente a comunicação prévia?

    Para si, licenciamento ou comunicação prévia é indiferente, apenas o procedimento administrativo é que é diferente, mas em ambos os casos precisa de aprovação da Câmara.
  12.  # 12

    A maioria dos predios que têm marquises, sem elas, seriam na mesma horrorosos.

    Não sei onde andaram os aquitectos a aprender a "desenhar" predios mas a maioria em Portugal... metem medo.

    um entre milhares de exemplos!

    Este predio com ou sem marquise é horrivel...
    Concordam com este comentário: DEEPblue, fredgomes
      1.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: marcoaraujoSe eu fosse ministro criava uma lei que obrigasse toda a gente que tem marquisses a remove-las num prazo máximo de 30 dias!
    Há lá coisa mais horrorosa... Os anos 60, 70 e 80 foram a maior desgraça de sempre do urbanismo nacional.


    não percebo essa perseguição às marquises num país que permite (ou melhor: acha perfeitamente natural) aplicar caixilharia de plástico em edifícios históricos ou encher os passeios com automóveis...
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  14.  # 14

    Tem toda a razão Sr. Luis, e claro que há casos excepcionais como o Sr. Picareta referiu, mas uma janela panorâmica tem um aspecto completamente diferente desse, e penso que faz o mesmo efeito...
      16.jpg
  15.  # 15

    Não concordo.

    A varanda é para ser uma varanda... senão o arquitecto tinha extendido a casa até à varanda e esta deixava de existir.

    As marquises ou janelas panoramicas como agora parece que lhe chamam é uma tentativa de aumentar a área coberta da casa... Actualizam a área coberta da casa nas finanças?
    Concordam com este comentário: Idealiving
  16.  # 16

    Colocado por: fredgomesuma janela panorâmica tem um aspecto completamente diferente desse, e penso que faz o mesmo...

    Esquecendo a parte da estética:

    Para as finanças a varanda deixa de ser área dependente e passa a ser área bruta de construção. Aumenta o vpt e o imi.
    Para algumas câmaras (depende da definição de área de construção), poderá significar um aumento da área de construção, visto que varandas abertas não contam como área de construção, mas se as fecharem já contam como área de construção, e isso requer uma licença.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  17.  # 17

    Colocado por: fredgomesTem toda a razão Sr. Luis, e claro que há casos excepcionais como o Sr. Picareta referiu, mas uma janela panorâmica tem um aspecto completamente diferente desse, e penso que faz o mesmo efeito...
      16.jpg


    Acha bonito essa janela panoramica que tem aí nessa imagem?
    Isso é horroroso!
    Concordam com este comentário: treker666, Picareta, callinas
  18.  # 18

    Colocado por: marcoaraujoIsso é horroroso!

    parece que há um aquário no piso 3 ;-))

    Eu acho que o fredgomes é vendedor de "janelas panoramicas" :-))
  19.  # 19

    Colocado por: fredgomesTem toda a razão Sr. Luis, e claro que há casos excepcionais como o Sr. Picareta referiu, mas uma janela panorâmica tem um aspecto completamente diferente desse, e penso que faz o mesmo efeito...
      16.jpg

    '
    E se o vizinho de baixo resolvesse fechar a varanda dele com uma parede em tijolo? Não considerando o gosto duvidoso de cada opção qual a diferença?

    Gosto do pormenor das varandas redondas... bastante uteis!
    Já agora, quem mora em predios com varandas por exemplo nos quartos e as utiliza? Para que raio são feitas?
  20.  # 20

    IKEA
    Concordam com este comentário: GMCQ
      transferir.jpg
 
0.0232 seg. NEW